Não dê peixe, ensine pescar.



NÃO DÊ PEIXE, ENSINE A PESCAR.

Tenho ouvido esta frase constantemente, especialmente quando se fala em ajudar os pobres ou de dar assistência às pessoas carentes. Claro que eu entendo que o ensino é valioso e muito importante na vida de uma pessoa. No entanto, esquecemos de uma coisa: existem rios para que possam pescar? Adiantaria ensinarmos as pessoas pescarem se depois não encontrarem rios para fazê-lo?
Eu usaria esta analogia para dizer: Milhares de jovens passam por Universidades, se formam, mas e depois? Existem rios para pescarem. Existem locais de trabalhos onde possam exercer suas funções aprendidas? As universidades cobram taxas altas para que os alunos possam fazer parte delas. E conseguindo o ingresso, pagam alto preço durante alguns anos, fazendo sacrifícios terríveis para concluírem seus cursos. Terminando participam de uma festa cheia de pompas confirmadas por inúmeras fotos. Enfim, aprenderam a pescar. Mas e agora? Onde encontrar um rio para a pescaria? Em outras palavras: Onde encontrar trabalho? Que peixe poderiam pescar em rios poluídos pela ganância de homens insensatos e desonestos? A frase: "Não dê peixe, ensine a pescar" é muito bonita, mas creio ser hoje uma boa desculpa para não se fazer nada pelo próximo faminto.
O nosso sistema de vida, de governo, de religiosidade, de ensino, tem sido sistema corrompido, como os rios poluídos que não dão peixes e que são locais impossíveis de uma boa pescaria. É preciso mudar, despoluir os rios, analogias da desonestidade, da ambição, do egoísmo desenfreado, etc. Toda nossa estrutura governamental é na verdade um amontoado de leis injustas. Um país cheio de inúmeros e exagerados tributos que dificultam pescarias. Nosso sistema religioso também está sendo corrompido, com inúmeras explorações fanáticas, nas vendas de produtos como sendo instrumentos para o bem. Como: velas, pétalas de rosas, óleos, lenços, lâmpadas, águas que afirmam do "Tanque de Siloé". Sal grosso das Casas de Umbandas e templos considerados evangélicos. Todas estas coisas são verdadeiras feitiçarias proibidas e condenadas pelas Escrituras Sagradas. Todo este sistema religioso de fanatismos e superstições que corrompem e destroem os rios que poderiam dar muito peixe. Os inúmeros "santos", e imagens de esculturas, inventados por homens que exploram a fé, complicando a vida de muitas pessoas que poderiam viver uma vida simples vazados tão somente nos ensinos de Cristo.
Às vezes precisamos dar peixe ao faminto, para que ele possa andar centenas de quilômetros tendo forças para carregar por muitos anos uma vara pesada de pescaria, passando por rios muitas vezes sem peixes. As doenças que passam por mãos de curandeiros exploradores, pobrezas que buscam esperançosos uma riqueza mediante promessas de falsos profetas que lhes prometem farturas mediante a doação de dízimos, não sabendo estes, que os dízimos na Palavra de Deus, foram instituídos para que, na casa de Deus existam mantimentos para socorrer os necessitados, e não para compra de vaidades pessoais.
É necessário ensinar a pescar, mas uma pescaria baseada na justiça, na fé e no amor, porque sem isto, ninguém verá Deus. Pensemos muito nisto. Amém!
...................................................................................................

Autor: Edeir Lobo


Artigos Relacionados


Cristo E Hemingway

Causo De Pescador.

História De Pescador

Eu Sempre Fui Um Grande Pescador

Itanhahem

Jesus NÃo Mandou Pedro LanÇar Uma Rede Para Pescar

Salmo 23 ? Crente Sem Deus é Como Peixe Fora Da água