As Escolas ''Jenaplan''



Peter Peterson é o fundador da escola ?Jenaplan", cujos princípios são o trabalho em grupos de estudo, o trabalho por iniciativa própria e a participação de pais e alunos como co-responsáveis pelo aprendizado.
Eu tive a oportunidade de trabalha em algumas escolas cujo trabalho é baseado no ?Jenaplan", mas que ainda têm alguns elementos da escola tradicional. Em uma das escolas tive a oportuniade de vivenciar os grupos mistos. O dia começa com um círculo onde os alunos relatam sobre atividades que fizeram, apresentam trabalhos feitos durante o trabalho em grupos ou discutem problemas do grupo.
Depois eles passam para a parte onde realmente trabalham. Nesta fase, os alunos devem interagir uns com os outros, sendo que os alunos de classes mais adiantadas ajudariam os alunos de classes mais atrasadas (os grupos mistos tinham alunos de 5a. a 7a. séries). Tarefas de fixação e de pesquisa são realizadas nesta fase. Além disso, eram feitos modelos para, p.ex., a aula de biologia e exercícios práticos (avaliação da quantidade de movimentos respiratórios em diferentes situações).
As aulas teóricas aconteciam nos grupos por faixa etária. Nessa época utilzavamos um modelo no qual algumas matérias (Biologia, Geografia, História) eram ensinadas em ?épocas" ou revesamento, quer dizer, eles tinham aula de Biologia durante duas semanas e nesse período não tinham aulas de Geografia e História. A finalidade era poder trabalhar mais intensivamente nestas matérias.
Na minha opnião o sistema de grupos mistos não tinha muito sentido, já que normalmente os alunos resolviam os trabalhos com colegas do mesmo ano. O trabalho com revesamento também foi complicado porque os alunos tinham muito trabalho e entre uma ?época" e outra eles não revisavam a matéria já aprendida.

Autor: Anna Paula Wolff Berthold


Artigos Relacionados


O Ensino Médio Na Alemanha

ConcepÇÕes De Ensino-aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental Nas Aulas De CiÊncias Da Escola Municipal JoÃo Valle Mauricio

Relatório Na Educação Infantil

EducaÇÃo Especial

Como Os Alunos Vêem A Química Nos Dias De Hoje

O Ensino Dos Fenômenos Da Corrente Elétrica

A RecuperaÇÃo Na Escola