A BUSCA DO ELO: Comunicação, Desenho técnico e Tecnologia CAD.
Comunicação, Desenho técnico e Tecnologia CAD.
Autor: MSc. Leonardo Nunes Santana
RESUMO
O presente artigo propõe contemplar de maneira concisa a comunicação através do desenho, a importância que ele tem na formação da inteligência e na construção de personalidade. A principio serão debatidos conceitos e modalidades inerentes ao desenho e seu valor enquanto disciplina fundamental no ensino de base. Aspectos particulares que permeiam e refletem na construção intelectual do indivíduo e a quebra de paradigmas serão também discutidos neste pequeno relato. Com apontamentos diferenciados sobre a temática proposta, a presente pesquisa propõe ainda, ressaltar aspectos que contemplam a importância do desenho técnico, ressaltando os benefícios da tecnologia CAD. Por fim, além da descrição dos benefícios, contribui também para que se faça uma reflexão desta compilação de informações, delineando para o entendimento empírico que nos mostra um empobrecimento intelectual do individuo quando percebida a lacuna do desenho em sua formação.
Palavras-chave: Desenho, Comunicação, Tecnologia, CAD.
ABSTRACT
The present article intends to meditate in a concise way the communication through the drawing, the importance that he has in the formation of the intelligence and in the personality construction. I begin will be her debated concepts and inherent modalities to the drawing and his/her value while it disciplines fundamental in the base teaching. Private aspects that permeate and they contemplate in the individual's intellectual construction and the break of paradigms will be discussed also in this small report. With notes differentiated on the theme proposal, to present research it still proposes, aspects that contemplate the importance of the technical drawing to stand out, emphasizing the benefits of the technology CAD. Finally, besides the description of the benefits, it also contributes for it is made a reflection of this compilation of information, delineating for the empiric understanding that in the display an intellectual impoverishment of the individual when noticed the gap of the drawing in his/her formation.
Keywords: I draw, Communication, Technology, CAD.
A BUSCA DO ELO:
Comunicação, Desenho técnico e Tecnologia CAD.
A necessidade de comunicação é inerente ao ser humano, fato comprovado ao longo do tempo. Assim, fazendo parte integrante desta comunicação, surge o desenho. Estudos apontam que eles foram utilizados na antiguidade como uma forma de transferência de idéias, portanto, podemos então afirmar que, naquele dado momento, simular dados e conduzir idéias era um exercício natural.
Dentro desta perspectiva, e imerso num espectro colossal de possibilidades e interpretações, o desenho pode ser entendido como a representação de um objeto, ele utiliza uma linguagem gráfica para a expressão, podendo ser visto como a maneira mais habitual de concretização do projeto, de uma intenção, assim sendo, a função do desenho configura na comunicação.
Com o progresso gradual da humanidade o desenho foi se tornando uma imprescindível forma de comunicação e um potente aliado ao desenvolvimento pessoal e intelectual das gerações humanas. Contudo, esta representação de formas que expressam o real e o imaginário foram incorporadas e aprimoradas pelo homem contemporâneo.
Trazendo a discussão para a atualidade, e, não obstante sua significativa importância, o desenho aparece de maneira tímida no ensino fundamental e médio, este fato denota um lamentável descaso da educação brasileira, que a priori, reflete no desempenho dos estudantes e dos profissionais quando postos à prova na trajetória acadêmica ou, a depender da área de atuação, na vida profissional.
Embora não seja essa a questão em pauta, mas indubitavelmente, uma instituição de ensino é o ambiente onde o aluno desenvolve sua competência intelectual e a sua sociabilidade, auxiliado evidentemente pela família. Torna-se ainda o lugar onde aperfeiçoa sua capacidade de expressão e criação. As atividades relativas ao desenho contribuem de forma expressiva ao aprendizado, e aguça o refinamento da percepção e da consciência estética.
Nesta ótica, torna-se necessário que o desenvolvimento através do desenho, se iniciado a partir da Educação Básica , sendo assim, o aluno irá aprender, relacionar, comparar, analisar e construir. Esses requisitos são fundamentais para desenvolver a capacidade de raciocinar proporcionando e exercitando a inteligência, na perspectiva de traduzir a visão que se têm da realidade. Desta feita, o aluno deixa registrado suas idéias, seus anseios e suas fantasias, além disso, usa formas variadas para propagar suas experiências pessoais. Outrossim, acompanhadas ao conhecimento do aluno, aflora também sua auto identificação envolvendo mudanças sociais, emocionais e intelectuais.
Diante de vários conceitos existentes faço um pequeno apanhado sobre o que se traduz o desenho, Oliveira (2005), comenta que "o desenho não é necessariamente sempre um fim em si mesmo, podendo vir a assumir uma função ou caracterizar-se como mediação para outro fim. ". Trazendo a baila o desenho tecnico, apontamos as várias modalidades possíveis de desenho, a saber:
? Desenho geométrico - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões, voltado à representação plana de entes geométricos para a simples exibição ou resolução geométrica de problemas de Matemática.
? Desenho projetivo - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões acerca de entes de três dimensões. É composto de variações como o desenho técnico (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado primordialmente para a exibição em si), geometria (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado principalmente para a resolução gráfica de problemas de Geometria).
? Desenho arquitetônico - desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura.
? Esboço - um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas idéias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. (OLIVEIRA, 2005)
Submerso em uma gama ampla de aplicações e modalidades, com maior ênfase, o desenho técnico nasce a partir da necessidade de representar com precisão, peças, ferramentas, máquinas e projetos. Envolvendo um conjunto de metodologias e processos indispensáveis ao desenvolvimento de projetos, o desenho técnico também, é uma forma de expressão gráfica, onde a normatização é o alicerce fundamental para sua criação.
Portanto, no desenho técnico constam todas as informações concernentes ao projeto. Desta feita, torna-se uma das ferramentas mais importante para o desenvolvimento do projetista. Ele em sua essência, forma um elo entre o projetista e o fabricante. Nesta persctiva, Valentim e Correia (2002) comentam que:
O desenho técnico e a representação gráfica têm sido parte integrante da indústria e, há muitos anos, é o elo existente entre os projetos de engenharia e a sua produção. A informação é rapidamente comunicada na forma de desenhos preparados de acordo com os padrões pré-definidos. (VALENTIM e CORREIA, 2002, p.06)
Dentro de uma visao mais abrangente Rosado (2005) comenta que a finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas. Assim, na ótica do supramencionado autor, o desenho:
Constitui-se no único meio conciso, exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos; daí sua importância na tecnologia, face à notória dificuldade da linguagem escrita ao tentar a descrição da forma, apesar da riqueza de outras informações que essa linguagem possa veicular. (ROSADO, 2005, p.3)
Cabe ainda ressaltar que, há anos atrás os desenhos eram desenvolvidos pelos processos tradicionais, a utilização de ferramentas como lápis, esquadros, borrachas e réguas faziam parte do cotidiano de desenhistas e projetistas. Com o passar do tempo, a exigente do mercado passa a ser produtividade e qualidade na criação de seus produtos. Concomitantemente com essas exigências, surge à computação gráfica e as tecnologias de desenho assistido por computador (CAD), assim, a expectativa de superação, e soluções das possíveis limitações e superações crescem substancialmente.
Com o crescimento da tecnologia da informática e dos sistemas de informação ocorrido nas últimas décadas, fez com que os métodos de representação gráfica, utilizados pelo Desenho Técnico no contexto industrial, passasse por uma profunda mudança. Passou-se rapidamente da prancheta, aos programas comerciais (CAD) e mais recentemente a uma tendência para a utilização generalizada de sistemas de modelação geométrica 3D.
Hoje os softwares de computação gráfica tem evoluido muito rapidamente. À medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, o nível de qualidade das imagens estão cada vez melhores. Hoje em dia quase não distingüimos o que é gráfico computacional e o que é real. (OLIVEIRA, 2005, p.07)
A tecnologia (CAD) exerce um papel categórico no desenvolvimento de muitos dos produtos existentes em nossa sociedade. É utilizado principalmente na elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além disso, é amplamente utilizado na engenharia, arquitetura, design e em vários outros ramos da indústria.
Os benefícios oferecidos no apoio ao projeto podem ser evidenciados em muitas de suas etapas, nestas incluem um melhor armazenamento, apresentação, como também a melhoria da qualidade dos desenhos. Este avanço tecnológico diminui o tempo, custo e aumenta a produtividade de maneira geral, portanto, os sistemas CAD proporcionam além dos ganhos intrínsecos ao projeto, aumento da eficiência das funções relacionadas ao planejamento e fabricação.
Um dado importante que se faz necessário nesse relato é o ensino dos sistemas CAD nas instituições de ensino superior. O ganho de conhecimento tecnológico trás benefícios aos alunos, mas, por outro lado também pode mecanizar o trabalho em detrimento ao processo criativo fundamental para o aumento da percepção espacial.
Não obstante ao ganho tecnológico adquirido, é inegável a importância das técnicas de esboço e rafes para a concepção de um determinado projeto, todavia, resultados empíricos apontam para relevância dessas técnicas no processo de aprendizado.
Discorrendo sobre essa temática, e utilizando um exemplo desenvolvido nos cursos de engenharia da UNESP ? Universidade Estadual Paulista a professora Maria do Carmo Palhaci enfoca:
Inicialmente o ensino do desenho foi através da técnica do esboço e o uso de instrumentos sendo direcionado para fortalecer o traçado do aluno ingressante no curso de engenharia. Ano a ano percebemos que o aluno ingressante neste curso não sabe utilizar os instrumentos de desenho e possui bastante dificuldade com o esboço. Ressalta-se, que com o ato de "fazer" o desenho, o aluno desenvolverá o domínio de seus movimentos, controlará suas ansiedades e aprenderá que ao errar, o desenho deverá ser corrigido. O trabalho de corrigir faz com que os alunos reflitam sobre seus erros. O fazer e o pensar são preciosos aliados no desenvolvimento emocional do ser humano. (PALHACI, 2007, p.03)
Doravante o grande desafio nas instituicoes de ensino é conciliar o desenvolvimento da capacidade do aluno no que tange o processo criativo de trabalho através da capacidade de visualização espacial, transmissão de idéias executados a mão livre, na expressão gráfica através dos métodos tradicionalmente conhecidos, e, a aquisição de conhecimento com natureza tecnológica.
É de forma inexorável que devemos reconhecer as enormes potencialidades das tecnologias disponíveis em diversos programas comerciais, com elas, protótipos virtuais são facilmente construídos e visualizados dentro de um ambiente gráfico com alto grau de realismo.
Por fim, percebe-se que a globalização do mercado e o advento das novas tecnologias, é a prova de que superação, produtividade e qualidade devem ser aspectos inerentes às organizações e aos profissionais, assim, independente da área de atuação, o profissional deve acompanhar as exigências do mercado e dominar as novas tecnologias para não se tornar obsoleto.
Com o avanço da tecnologia, o conjunto de informações e conhecimentos que devem estar sob o comando do arquiteto, engenheiros e designers cresce continuamente. A concorrência aliada ao aumento da produtividade exige estudos contínuos e conhecimentos, que fortaleçam sua capacidade profissional e atuem como diferencial competitivo.
REFERÊNCIAS
KERRY, H. T. (1997). Planejamento de processo automático para peças paramétricas. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. ( Disponível na biblioteca da EESC - USP ).
OLIVEIRA, Agnaldo P. (2005). Desenho Técnico. Apostila ? Instituto Ana Nery ? Disponível em: http://www.ebah.com.br/apostila-desenho-tecnico-doc-a30476.html - Acessado em: 07/01/2011.
PALHACI, Maria do Carmo Jampaulo Plácido. Comparação: Solid Edge, AutoCAD ou prancheta no desenho para os cursos de Engenharia? Artigo científico, 2007 ? Disponível em: http://www.degraf.ufpr.br/artigos_graphica/COMPARACAO.pdf Acessado em: 07/01/2011.
ROSADO, Vitor O. Gamarra. Desenho Técnico: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Apostila ? Universidade Estadual Paulista ? Faculdade de Enegenharia ? Campus de Guaratinguetá. Março 2005.
VALENTIM, Héberson Ricardo e CORREIA, Ricardo Queiroz (2002). Sistema CAD: evolução e tendências. Monografia (Especialização) - Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH.
Autor: Leonardo Nunes
Artigos Relacionados
O Desenho Técnico Na Fabricação Têxtil
Autocad 2012: O Software Que Dá Asas à Sua Imaginação!
O Desenho Infantil: Um Caminho Para A Aprendizagem
Maquete Eletrônica Como Ferramenta De Projeto
As Histórias Em Quadrinho
Desenho Técnico Em Empresas Do Ramo Moveleiro
Registro De Marca No Inpi E Direito Penal