Responsabilidade Social Empresarial: A Percepção dos Empresários da Construção Civil em Aracaju/SE.



Responsabilidade Social Empresarial: A Percepção dos Empresários da Construção Civil em Aracaju/SE.


Autor: MSc. Leonardo Nunes Santana


RESUMO

As organizações fazem parte de um importante segmento da sociedade, além disso, exerce significativa contribuição no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da população. Assim sendo, o presente artigo revela o fruto de uma pesquisa que buscou investigar a trajetória de cinco empresas do setor da construção civil em Aracaju/SE, e a percepção que os empresários tinham acerca do tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Concomitantemente com as percepções, fez parte também da pesquisa, conhecer o percurso da construção social do empresário, e as possíveis práticas de Responsabilidade Social por eles desenvolvidas. Dividida em dois momentos distintos, o primeiro buscou o embasamento teórico, procurando estudar a sociologia econômica, compreendendo os efeitos provocados pela economia, entendendo às razões que levaram ao surgimento das percepções que permeiam a historicidade entre a empresa e o mercado. Em um conceito mais amplo, a responsabilidade social foi caracterizada em âmbito nacional e local, tendo como destaque especial, o município de Aracaju/SE. No segundo momento, a realização das entrevistas, favoreceu a compreensão da percepção dos empresários no que tange a responsabilidade social empresarial. Nestas ações estão: patrocínio em eventos culturais, doações de projetos para instituições de caridade, a preocupação com a preservação do meio ambiente na utilização de materiais de trabalho ecologicamente corretos, saúde preventiva e capacitação de funcionários. Por fim, apresentamos as conclusões as quais nos permitiram chegar, apontando algumas sugestões para futuras pesquisas que ampliem a reflexão sobre este tema.

Palavras-chaves: Responsabilidade Social, Construção Civil, Percepções








ABSTRACT


The companies are part of an important segment of the society, besides, it exercises significant contribution in what says respect to the improvement of the quality of life of the population. Like this being, the present article reveals the fruit of a research that looked for to investigate the path of five companies of the section of the building site in Aracaju/SE, and the perception that the entrepreneurs had concerning the theme Business Social Responsibility (RSE). Concomitantemente with the perceptions, was part also of the research, to know the course of the entrepreneur's social construction, and the possible practices of Social Responsibility for them developed. Divided in two different moments, the first looked for the theoretical embasamento, trying to study the economical sociology, understanding the effects provoked by the economy, understanding to the reasons that took to the appearance of the perceptions that you/they permeate the historicity between the company and the market. In a wider concept, the social responsibility was characterized in national and local extent, tends as special prominence, the municipal district of Aracaju/SE. In the second moment, the accomplishment of the interviews, favored the understanding of the entrepreneurs' perception with respect to business social responsibility. In these actions they are: patronage in cultural events, donations of projects for charity institutions, the concern with the preservation of the environment in the use of work materials ecologically correct, preventive health and employees' training. Finally, we introduced the conclusions which allowed to arrive us, pointing some suggestions for future researches that enlarge the reflection on this theme.

Word-key: Social responsibility, Building site, Perceptions













Responsabilidade Social Empresarial:
A Percepção dos Empresários da Construção Civil em Aracaju/SE.


A dinâmica do mercado capitalista tem levado as empresas a buscarem resultados financeiros, aumento das fatias do mercado e principalmente, sobrevivência e manutenção de sua competitividade. A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevaram a escala de produção com a consequente busca da redução de custos. Por outro lado os custos sócioambientais não têm sido considerados como Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pois, se estabelecem como um bem comum à disposição de todos.
Diante disso, a preocupação da sociedade em busca da preservação da qualidade de vida e do meio ambiente vem crescendo acentuadamente nos últimos anos. Tanto no âmbito nacional, como em comunidades locais, os cidadãos têm cobrado soluções de seus representantes. Atualmente, o estado não é o único protagonista do desenvolvimento e da mudança social, agora as sociedades impõem que as empresas atuem, também, como um agente da mudança. Assim, os movimentos sociais e a sociedade civil vão moldando as percepções das relações econômicas e as práticas de consumo, obrigando as empresas a repensarem sua forma de gestão, direcionando partes dos esforços em ações que beneficiem o mundo ao seu redor.
É neste contexto, que contemporaneamente o tema da responsabilidade social empresarial tem ocupado cada vez mais espaço em debates acadêmicos. Ele pode ser abordado em diferentes campos de saberes, entre eles, administração e a sociologia. Ao referir às ciências sociais, pode-se dizer que, de um modo geral, existem dois campos para pensar este tema. Um destes campos enfatiza a emergência do tema RSE como estratégia de marketing das empresas para se obter vantagem competitiva. Outro campo, privilegia as mudanças que ocorrem nas relações de mercado e sociedade, empresa e consumidor, em cada momento histórico, como possibilidade de compreensão do tema.
Observam-se profundas mudanças que o mundo empresarial e, mais especificamente, as empresas brasileiras vêm passando nos últimos anos, no que concerne à elevação de sua responsabilidade social. Esta, por demais polêmica, tem apresentado várias interpretações e entendimento que permeiam desde a responsabilidade da empresa com funções de origem, até a preocupação com os aspectos sociais e culturais. Melo Neto e Froes (1999), Karkloti e Aragão (2004), Goldsteim (2007), Filho (2006) entre outros, tem enfatizado que, a responsabilidade social é inerente a gestão de uma organização.
A responsabilidade social empresarial tem crescido de forma surpreendente e, assim, o interesse pelas questões sociais demonstradas, bem como o vislumbre de possibilidades de mudanças positivas através da atuação das empresas no processo de desenvolvimento social, estimularam o interesse pelo estudo do tema da RSE.
Juntamente com essa expectativa, esta pesquisa denominada Empresas da construção civil do município de Aracaju-Sergipe: Percepções sobre a responsabilidade social empresarial, teve como objetivo analisar as percepções dos empresários da construção civil do município de Aracaju ? Sergipe no tocante à responsabilidade social empresarial. Especificamente, procurou-se investigar a percepção que os empresários do setor da construção civil possuem acerca da responsabilidade social empresarial, descrevendo as possíveis práticas que apontam para o compromisso social, desenvolvidas pelas empresas da construção civil. Por fim, podemos compreender as motivações dos empresários para o desenvolvimento da responsabilidade social.
A carência de investigações empíricas, sobre percepções e práticas em relação a RSE, na região nordeste e, em particular, no município de Aracaju no estado de Sergipe, nos motivou a realizar a presente pesquisa. Isso contribuiu para a escolha de um espaço de pesquisa empírica, salientando um dos setores de grande expressividade no estado: o da construção civil.
Dentro dessa perspectiva, a indústria da construção civil é o principal protagonista no processo de crescimento da maior parte das cidades brasileiras. Esse crescimento tem-se acelerado bastante nos últimos anos, incluindo Aracaju à regra desse fenômeno nacional.
Aracaju, até a metade da década de 1970, era uma cidade compacta e horizontalizada. Apenas no centro apareciam alguns edifícios voltados para serviços privados ou públicos, concedendo prioridade à valorização da terra e a expansão horizontalizada do espaço urbano.
Na segunda metade dos anos sessenta, o governo do estado constrói o primeiro grande edifício de Aracaju: "Estado de Sergipe". Com 28 andares, era destinado a abrigar órgãos da administração pública, tornando-se centro de integração estatal, com isso, evidencia-se que a terra urbana estava valorizada, e que dela deveria retirar o maior proveito possível. Constituía-se, assim, uma marca na vida urbana da cidade, indicando um processo de modernização da pequena cidade de Aracaju e a incorporando no contexto regional, como mais uma para a especulação do capital, com a justificativa do desenvolvimento e do progresso.
O processo de verticalização de Aracaju foi desenvolvido sob a especulação imobiliária de empresas da construção civil local, tais como: NORCON , HABITACIONAL , CELI , COSIL , CUNHA , entre outras. Posteriormente, a valorização da terra e as atividades econômicas atraíram grupos de outros estados, porém, vinculados em Sergipe, tendo como exemplo a construtora Andrade Mendonça. Nesse processo, as empresas da construção civil têm a maior visibilidade e destaque na região, como impulsionadores do processo de urbanização de Aracaju.
Entretanto, a ideia de verticalizar, causou prejuízos para o meio ambiente e desrespeito à legislação . Com o intuito de mudar uma visão negativa sobre este setor, muitas empresas assumiram a responsabilidade social como forma de minimizar os danos causados em alguns desses processos e reposicionasse no imaginário social.




O processo metodológico utilizado na pesquisa constitui-se de:
a) revisão de literatura, objetivando, a construção do quadro analítico do trabalho, sobre responsabilidade social empresarial, relação mercado, empresa e sociedade, processo de urbanização da região;
b) pesquisa documental, junto aos órgãos representativos na discussão sobre responsabilidade social empresarial, em nível nacional e local, bem como junto a entidades representativas da construção civil, para coleta de dados relativos ao estudo. Estes documentos foram requisitados ao Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia de Sergipe (CREA-SE) e à Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA);
c) realização de entrevistas semiestruturadas juntos aos empresários da construção civil, bem como dirigentes responsáveis pelos projetos sociais desenvolvidos pelas empresas ou equivalente. Nestas entrevistas, apreenderam-se fundamentalmente as percepções que os empresários têm acerca da responsabilidade social e de que forma se concretizam ou não estas percepções. Com os demais agentes, se caracterizou como vem sendo desenvolvidas estas percepções pelas empresas que as consideram práticas socialmente responsáveis. Tais práticas tem efeito positivo no seio da comunidade aracajuana. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa e discussões tipo grupo de foco , aplicada como investigação da percepção dos beneficiados pelos projetos sociais.
Com o propósito da análise do seguimento empresarial da construção civil, foram selecionadas, como amostras, cinco empresas do setor no município de Aracaju, para realizar os objetivos propostos.

O presente estudo está organizado em três momentos distintos, o primeiro se reporta à Economia e Sociedade: Foram levantadas questões com base nos resultados da pesquisa bibliográfica, que permitiram construir o quadro de análise dos dados empíricos coletados.
Nesta direção, serão levantadas ainda no primeiro momento, considerações e análise a respeito dos teóricos clássicos ligados à sociologia econômica, buscando o caminho do viés sociológico, no sentido de tornar compreensíveis os efeitos provocados pela economia de mercado numa sociedade que passa a questionar seu objetivo principal. Portanto, enfatiza, basicamente, às razões que levaram ao surgimento das percepções que permeiam a historicidade entre o mercado, o nascedouro das associações como empresa e sua dinâmica na sociedade. Para finalizar foi abordado como a concepção do termo responsabilidade passa a ser investigado e debatido no panorama da chamada contemporaneidade.
O segundo momento tratou do surgimento e consolidação das empresas da construção civil no estado de Sergipe. Foi dado enfoque à história da construção civil no Estado de Sergipe, abordando ainda, o surgimento, a consolidação e o desenvolvimento, delineando como está estruturado o mercado empresarial da construção civil em Aracaju, e, a real importância das empresas da construção civil frente às questões sociais. Por conseguinte, discute-se também, de que forma elas podem contribuir para o desenvolvimento do Município de Aracaju ? Sergipe. Abrange ainda, os tópicos: processo de urbanização de Aracaju e o setor da construção civil em Aracaju, como forma de compreensão do cenário socioeconômico de atuação destas empresas.
No terceiro momento, serão discutidas as percepções e as possíveis práticas da responsabilidade social empresarial das Empresas da Construção Civil do município de Aracaju. Aqui serão analisadas quais as atividades desenvolvidas pelas empresas em relação à responsabilidade social empresarial, qual a percepção dos empresários, e, quais são as motivações destes para o desenvolvimento dessas práticas.
Com base na análise do material coletado, a pesquisa identificou a presença de ações de responsabilidade social em quatro das cinco amostras. Assim, percebe-se um crescimento da sensibilidade dos empresários frente a questão social, com isso, nota-se que, apesar das pequenas ações serem realizadas sem um planejamento efetivo, a aceitação da ideia de responsabilidade social, levou os empresários a refletir, apontando alguns caminhos e predisposição em melhorar, e intensificar essas ações no futuro.
Nas amostras foram encontradas várias formas e modalidades de responsabilidade social, dentro do grupo de relacionamento da empresa. Doações esporádicas de projetos para instituições carentes, sem fins lucrativos e uma atenção maior com o seu quadro de colaboradores. É possível que com a intensificação dessas ações, o contexto do mercado da construção civil impulsione a economia da região. Assim, como os setores mais competitivos, a construção civil de posse dessas ações, tornem-se melhores na ótica do consumidor, dos parceiros, dos acionistas e da sociedade em geral.
Antes da análise sobre a percepção dos empresários, a entrevista conduziu a uma reflexão sobre a construção social de cada gestor. Nesta análise, percebe-se que grande maioria teve influência da família, assim, alguns deram prosseguimento aos negócios já consolidado e estabelecidos, enquanto que outros alavancaram um sonho ou oportunidade de mercado.
De posse das entrevistas, percebeu-se que a responsabilidade social, embora realizada de forma sucinta, representa um ato de dever para com o grupo a quem ela se relaciona, principalmente seu público interno. Na visão dos empresários, a melhoria do seu material humano, traz um melhor ambiente de trabalho ajudando-os no alcance de seus objetivos. Entretanto, cabe ressaltar, que o conceito acerca do tema não é claramente entendido pela maioria dos empresários do setor. Em consequência disso, não está devidamente visível que as ações efetivas e planejadas de responsabilidade social podem promover a imagem da empresa, contribuindo para o desenvolvimento econômico e gerando um diferencial competitivo.
Contudo, convém esclarecer que as pequenas ações, por mais tímidas que sejam, é um caminho que se abre para a percepção de que elas trazem benefícios e ganhos, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, do meio ambiente, por conseguinte, da própria sociedade.
Respondendo sobre a percepção da responsabilidade social, quase todos se mostraram atentos aos benefícios das ações sociais, com o sentimento de dever para o grupo de relacionamento. O que evidenciou-se a afirmação da sensibilidade dos empresários, no compromisso com as questões ligadas ao bem estar da empresa e, como conseqüência o clima ocupacional dos empregados.
Nessa relação, existe uma maior proporção de acolhimento por parte dos gestores que começaram no empreendimento quase sem capital aplicável, passaram por muitas dificuldades financeiras por ter vindos das camadas simples da população. Eles como possuidores do sentimento de querer ajudar cada vez mais. Apesar disso, não conseguem definir as áreas sociais que são beneficiadas.
Quase todas as empresas, possuem pequenas ações comunitárias e focos de modalidades de responsabilidade social, com isso, tornou-se necessário realizar entrevistas de grupo de foco para visualizar a percepção dos beneficiados.
Nestas entrevistas, observou-se que, na visão do grupo de relacionamento, as empresas procuram inserir em suas atividades algumas ações benéficas ao meio ambiente, estimulando-os indiretamente, e, facilitando o acesso à informação como forma de desenvolvimento pessoal e profissional.
Em uma outra visão mais abrangente, o grupo mostrou-se satisfeito com o incentivo das empresas em ações comunitárias, ressaltando a importância dessas ações para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Entretanto, cabe ressaltar que, apesar de positiva na ótica dos beneficiados, precisa de uma constância, para que realmente as empresas tornan-se um agente de transformaçao social.
Diante do que foi verificado, conclui-se que as percepções sobre responsabilidade social empresarial dos empresários da construcão civil, os impulsionam a colaborar de alguma forma para o desenvolvimento social do grupo de relacionamento.
Nossa pesquisa é pioneira na investigação empírica das percepções e das práticas de responsabilidade social do setor da construção civil em Aracaju. No entanto, novas pesquisas se fazem necessárias para aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre esse tema que a cada dia ganha maior visibilidade nos estudos acadêmicos.






















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Autor: Leonardo Nunes


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