Só A Religião Conduz A Deus?





Este texto visa estimular o raciocínio em torno da questão espiritismo laico.

Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado.

Primeiro buscamos a interpretação o que é religião?  
A Religião (do latim: "re-ligare", que significa "ligar com", "ligar novamente") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
Etimologia
A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religio, mas desconhece-se ao certo que relações estabelecem religio com outros vocábulos.
Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio.

Re-ligare, isto para quem já tem um mínimo de conhecimento da doutrina racional espírita já não faz nem um sentido, pois jamais nos desligamos de Deus.
Religião lembra muito mais a manutenção da ignorância, da dificuldade de entendimento e do livre-pensamento e dos partidários das verdades incontestáveis, que todos devem se curvar (convertendo-se), sem questionamentos em busca da salvação.

O que é um modo de pensar totalmente contraria ao da doutrina, pois neste se sabe que no espiritismo o homem está no mundo para vivê-lo. È a lei.

Como afirma J.Herculano. Pires no livro Espírito e o Tempo "O Espiritismo não é e nem pretende ser uma religião social, pelo que não disputa lugar entre as igrejas e as seitas".
Qual sua opinião? Você acredita que só a religião pode realmente levar a deus?
No livro o que é o Espiritismo em seu Preâmbulo encontra-se esta definição; Para responder, desde já e sumariamente, à pergunta formulada no titulo deste opúsculo, diremos que; O ESPIRITISMO É, AO MESMO TEMPO, UMA CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO E UMA DOUTRINA FILOSÓFICA. COMO CIÊNCIA PRÁTICA ELE CONSISTE NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NÓS E OS ESPÍRITOS: COMO FILOSOFIA COMPREENDE TODAS AS CONSEQUENCIAS MORAIS QUE DIMANAM DESSAS MESMAS RELAÇÕES.
Podemos defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

Não somos os novos protestantes, fazendo uma analogia com o cristianismo onde uns dizem não, mas no capitulo tal em Josué etc.,etc. diz assim e assado. Temos que ter um posicionamento racional e não sentimental no que diz respeito aos princípios doutrinários.
 
Como afirmou Leon Denis, outro grande propagador da idéia espírita, "O Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões."

Pergunta - Como uma religião é o futuro de outras? Mas se você encara a doutrina com o que realmente ela é, ou seja, uma ciência com conseqüências morais, neste caso pode ser adotada livremente por todas as religiões sem deixar de ser espiritismo e sem tornar estas outras em espiritismo. 

É de uma simplicidade obvia, mas a problemática é que uma doutrina que não oferece nem uma bengala, para apoiar nossos medos, pois a idéia comodista de que Deus faz e nós desfrutamos ou suportamos não tem lugar no Espiritismo, leva a maioria e não aceitar a falta de religião da doutrina.

Descobrimos que somos os arquitetos de nosso destino, e a ninguém devemos nossos acertos ou erros a não ser a nós próprios, vai de encontro a tudo que se conhece como religião. Onde se busca a salvação, unção, curas e outros rituais. Rituais estes que a grande maioria ainda esta apegada, e quando digo a maioria não falo apenas no plano material, mas no espiritual, e nisto temos psicografias que tem afastado cada vez mais as pessoas da doutrina racional de Kardec.

Encarar o espiritismo como uma nova religião só pode levar ao que estamos constatando. Um distanciamento ideológico do movimento espírita em relação ao pensamento de Allan Kardec e o afeiçoamento da ação dos espíritas a padrões confessionais e ritualísticos, velados ou explícitos, caracterizando um processo de sectarização do Espiritismo.

Dessa forma, as Casas Espíritas assumiram, ao longo do tempo, em sua esmagadora maioria, a feição de "casas de oração" e de "pronto socorro", em detrimento de sua função maior de educadora de almas e libertadora de consciências, consoante os objetivos maiores do Espiritismo.

Bem vamos colocar sob outro aspecto a Doutrina Espírita é Ciência, Filosofia e Religião. 

Sendo religião você leitor independente se concorda comigo, ou se o espiritismo deve ser ou não laico, quero que você se posicione.

Você é TEÍSTA ou DEÍSTA?
Para ser TEÍSTA você tem que concordar com esta definição.
Teísmo (do grego Theós, "Deus") é um conceito surgido, no século XVII (por R. Cudworth, 1678), que sustenta a crença em deus, opondo-se ao ateísmo.
Podemos dividir o Teísmo em:
    * Monoteísmo: crença em um só Deus.
    * Politeísmo: crença em vários deuses.
    * Henoteísmo: croposta de veneração de um Deus Supremo, mas não nega a existência de outros.

Se você se diz um TEÍSTA CRISTÃO que seguem o MONOTEÍSMO deveria acreditar e aceitar os cultos
    * Batismo
    * Eucaristia
    * Matrimonio
    * Confirmação ou crisma
    * Penitência
    * Extrema unção ou Unção dos enfermos
    * Ordem
Os protestantes não têm os sacramentos pelo catolicismo, mas eles utilizam de passagens bíblicas para os cultos, como:
    * Batismo (para a maioria das denominações, apenas em adultos);
    * Santa Ceia (não aceitando a eucaristia, voltando ao padrão bíblico "PÃO" E "VINHO", ambos aceitos apenas como símbolos).

Ou você é DEÍSTA mas nem sabia?

Os Deístas acreditam em Deus, mas frequentemente se encontram insatisfeitos com as religiões e apresentam geralmente estas afirmações que os diferenciam dos teístas praticantes.
1- Creio em Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.
2- Creio que a palavra de Deus é o Universo e a natureza, mas não os livros "sagrados" escritos por Homens.
3- Gosto de usar a razão para imaginar como será Deus e não apenas aceitar que me doutrinem.
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de uma igreja.
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
7- Prefiro guiar minhas opções éticas pela consciência e reflexão racional a aceitar as opções ditadas pelos livros "sagrados" ou autoridades religiosas.
8- Sou um pensador individual, cujas crenças religiosas não se formaram por tradição ou autoridade de outros.
9- Creio que religião e Estado devem estar separados.

Seguindo adiante encontramos, no Evangelho segundo o espiritismo introdução cap. IV  Kardec lembra que Sócrates e Platão foram os precursores da idéia cristã e do Espiritismo, ai vale lembrar que Sócrates, Platão, Aristóteles eram Deístas.
Sócrates legou à humanidade uma lição insuperável de grandeza humana condenando para sempre, na pessoa dos seus algozes, a arrogância dos fanáticos e a violência dos medíocres.    
Nada é mais normal do que ver no advento do Iluminismo a vitória da razão sobre o preconceito e a ignorância.
Basta evocar Voltaire para dar corpo a esse espírito. É certo que Voltaire se dizia deísta e que lhe sucedeu clamar sua fé até mesmo no topo de certa montanha; mas seu Deus era o Ser supremo e não o Deus dos cristãos.
Bem para finalizar será que o ateu que não pratica nem uma religião e o deísta o qual eu me considero não chegará à Deus por não acreditar em religiões?
Todavia acredito que o Deísta mais importante foi Jesus, pois que eu me lembre este além de não fundar nem uma religião ainda afirmou: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores".
Agora se posicione você é mais TEÍSTA ou DEÍSTA?
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


SolidÃo...

No Vale Terá Tura

História De João Medíocre

Contagem Regressiva

TraÇos De Um Povo

Maior LiÇÃo De Vida

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!