Projeto Implantação CAPS em Sao Gonçalo do Sapucai



PALESTRA ; PRIMEIRA CAPACITAÇÃO EM SAUDE MENTAL DE SÃO GONÇALO DO SAPUCAI

IMPLANTAÇÃO D0 SAUDE MENTAL . EM SGS
- Inicio da prestação do atendimento em saúde mental no municipio :
O Ambulatório foi implantado em maio de 2004, quando o Gestor da época, montou , uma equipe com a finalidade de melhorar o atendimento em saúde mental no município.
Essa equipe conseguiu a cessão do terreno onde hoje ainda funciona o ambulatório e o objetivo era se implantar o CAPS , o mais rápido possível, tendo em vista o grande numero de internações naquela época(cerca de 50 internações por ano). O que para uma população de 23.692 habitantes é um numero muito grande de internações o que gera para o município um alto custo.
A assistência aos pacientes portadores de sofrimento mental era feito por médicos clínicos da rede de saúde , que ou encaminhavam para um médico psiquiatra fora do município ou para internação em hospitais psiquiátricos, sendo que a referencia na época era Hospital de Alfenas, Lavras e São Sebastião do Paraíso.
A Lei 11.802, Art. 1 ) Diz que" toda pessoa portadora de sofrimento mental tem direito a tratamento constante através de procedimentos terapêuticos, com o objetivo de recuperar a integridade fisica e mental, a identidade, a dignidade, a vida familia, comunitária e profissional"

-PROJETO

Objetivo Geral;
É oferecer e garantir atendimento multidisciplinar a pacientes psicóticos, neuróticos graves e egressos de hospitais psiquiátricos , em regime de tratamento intensivo(pacientes que necessitam de acompanhamento diário), semi-intensivo(pacientes que necessitam de acompanhamento frequente e não-intensivos( onde a frequencia pode ser menor) e também orientação a familiares com o objetivo de romper com o paradigma manicomial, visando diminuir as internações hospitalares psiquiatricas e assim melhorar a qualidade de vida para os assistidos e seus familiares.


-Justificativa - A principal justificativa para a implantação de um CAPS é e sempre foi o grande numero de internações do município(????)

Portaria 336/GM ?"Art 1° Estabeler que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: Caps I, CapsII, CapsIII, definidos por ordem crescente de portes/complexidades e abrangência populacional, conforme disposto nesta Portaria;"

Meta ? A nossa principal meta é a redução em 100% do numero de internações hospitalares( progressivamente nos anos subseqüentes ao inicio do CAPS)

Planejamento Funcionamento ?

Parcerias- No decorrer dos anos foram feitas diversas parcerias importantes para o Ambulatório de Saúde Mental, e a ajuda de diversos voluntários que prestam grandes ajudas no ambulatório.


Atendimentos prestados hoje;
Atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico, Oficina terapêutica, aula de exercícios físicos, viagens recreativas

Resultado; Várias parcerias que nos doam materiais para o artesanato, vendas dos produtos artesanais;Viagens recreativas para outras cidades, passe de ônibus para os pacientes freqüentes

Carências
A principal carência do ambulatório é a construção do prédio para a implantação do CAPS, mais profissionais, principalmente o T.O.

Benefícios CAPS
Prestação serviços a comunidade de forma adequada/ geração de empregos...

Autor: Tania Lucia Marques Pereira


Artigos Relacionados


Saúde Mental E A Reforma Psiquiátrica No Brasil

Residência Terapêutica: Uma Nova Construção

Caps: Centro De Atenção Psicossocial, Uma Breve Reflexão Crítica

Centro De Atenção Psicossocial - Caps

Artigo: A Atuação Das Defensorias Públicas Na Defesa Dos Pacientes Do Sus E A Municipalização Da Saúde

Resenha Do Livro Clínica Peripatética – Capítulos 1 E 2

Tratamento Em SaÚde Mental: Aderência á Terapêutica Medicamentosa E Principais Reações Adversas De Psicofarmacoterápicos