Quando só meia palavra basta?!



Edson Silva

Quem é profissional ou não de comunicação precisa estar atento a uma coisa: mais do que falar ou escrever muito, o importante é comunicar certo! Recentemente, vimos o ex-vice-presidente José Alencar citar que aprendeu com o ex-presidente Lula que discurso deve ser semelhante aos vestidos de mulheres, ou seja, não tão curtos que escandalizem e não tão longos que entristeçam. Acrescento que comunicar deve se restringir ao essencial, embora isso não seja fácil para nós profissionais da área, quanto mais para profissionais de outros segmentos.

Segue um curioso exemplo de distorção em comunicação interna que rola na internet faz algum tempo, mas é muito atual e interessante. Trata-se de um simples bilhete que sofre modificações seis vezes desde seu autor, o diretor presidente, até chegar para todos funcionários. Algumas palavras são mantidas, mas o sentido vai se alterando completamente com as interferências, os tecnicamente chamados "ruídos da comunicação"

De: Diretor Presidente
Para: Gerente

"Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley."

De: Gerente
Para: Supervisor

"Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nu."

De: Supervisor
Para: Chefe de Produção

"A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica."

De: Chefe de Produção
Para: Mestre

"Na sexta-feira,às 17 horas, o Diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe.
Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica."

De: Mestre
Para: Funcionários

"Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr.Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos."

AVISO PARA TODOS:

"Na sexta-feira o chefe da Diretoria vai fazer 78 anos, e liberou geral pra festa,às 17 horas no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas.
Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva."


Minha solução:

"O diretor presidente convoca todos os funcionários para reunião no pátio da empresa, sexta-feira, 17 horas. Se estiver chovendo, a reunião será no refeitório."

Edson Silva, 49 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré
[email protected]



Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


A Comunicação Na Empresa Moderna

Saiba Por Que O Responsável Pelo Sucesso E Pela Liderança Da Equipe é O Gerente.

Designer Cria Vibrador De Luxo Que Se Esconde Em Aquário

Horario Comercial...

Despertar

Quaresma Em Minutos

Por Dentro Da Embraer