Presente Acelerado, Futuro Promissor



Localizada no interior de Goiás, região do Vale do São Patrício, Goianésia, a princesinha do vale, é conhecida como uma cidade pacata, de costumes simples, moradia certa para quem procura paz no cotidiano. Mas ultimamente não tem sido bem assim.
Acontece que,de uns tempos para cá, devido a riqueza mineral encontrada no entorno, novas empresas no ramo da construção civil e mineração instalaram-se por aqui atraindo um grande número de migrantes provenientes, principalmente, das regiões norte e nordeste do Brasil e estes fixaram-se na cidade por ela oferecer melhores condições de habitação e lazer.
A nossa cidade movimentou-se muito e a comunidade está intimidada tanto pela falta de segurança- o que refletiu num choque cultural e numa intensificação do preconceito- como pelos prováveis impactos ambientais que o trabalho das empresas pode oferecer. Além disso, vale lembrar que o elevado custo de vida tem indignado a nós goinesienses, porque sem dúvida, tivemos que passar a gastar mais e consumir menos, o que não prejudicou o comércio local tendo em vista o aumento de consumidores.
No entanto, é sabido que a atuação das empresas foi favorável ao exigir a construção de estradas de qualidade para locomoção dos trabalhadores da cidade até elas, o que facilitou o acesso de Goianésia a localidades próximas, gerando empregos legais, o que levou a prefeitura a investir mais na área da saúde, na infra-estrutura e até mesmo na educação com a implantação de cursos técnicos e de capacitação.
Na minha opinião, as empresas que aqui se instalaram deram grande impulso econômico à nossa cidade, acontece que não se esperava um crescimento tão acelerado e nós moradores não estávamos preparados para acolhermos os trabalhadores que vieram de fora.
Por isso, acredito ser necessário que o governo local cuide bem das contas públicas, fomentando o que realmente é preciso e crie estratégias que desenvolvam integração social entre goianesienses e migrantes, já que teremos que conviver juntos por um bom tempo. Penso que isso possa ocorrer por meio de campanhas de conscientização, manifestações artísticas e culturais que incluam todos sem distinção.
Sendo assim, Goianésia, a nossa promissora cidade, desenvolverá obedecendo aos conceitos éticos e morais, oferecendo oportunidades iguais a todos aqueles que desejam crescer, pois todos nós temos o direito à cidadania, independentemente do lugar de onde venhamos ou estejamos.

Autor: Emanoel E. Veiga


Artigos Relacionados


A Cultura Em Barra Do Garças.

Uruana Uma HistÓria

A Cultura Em Rio Grande

O Aquecido Mercado Imobiliário Da Cidade De Porto Alegre

Segunda Versão Do Pac Já Deixa Investidores Contentes

Mão De Obra Qualificada é Um Dos Principais Problemas Da Construção Civil

Áreas Em Mauá Valorizam 50%