Valorização do lúdico no ambiente escolar: Traços históricos.



Valorização do lúdico no ambiente escolar: Traços históricos.

A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando suas técnicas didáticas para a melhoria da educação tornando o ensino mais eficiente consistindo numa prática inovadora e prazerosa. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica contribuindo para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja cada vez mais em sala de aula, tal situação cria um ambiente descontraído, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse pelo conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser questionador, formulador de suas próprias opiniões e não um repetidor de informações, mas lembrando sempre que para obter resultados eficazes, as atividades lúdicas exigem planejamento e cuidado na sua execução.
Na esfera escolar o lúdico começou a se destacar através do filósofo Friedrich Froebel (2002), que define o brincar como atividade livre e espontânea responsável pelo desenvolvimento físico, moral, cognitivo e os dons ou brinquedos como objetos que subsidiam as atividades infantis [...] (apud SANTOS 1997, p.27), pois o estudioso defende uma visão pedagógica do ato de brincar acreditando que a educação deve basear-se na evolução natural das atividades das crianças e que o objetivo do ensino é sempre extrair mais do indivíduo do que colocar mais e mais dentro dele, ou seja, um assunto não deve ser iniciado enquanto o anterior esteja completamente entendido.
Nas escolas brasileiras o lúdico começou aparecer a partir da criação do projeto das Ludotecas ou também conhecidas como Brinquedotecas, esse projeto foi bem aceito nos anos 80. Nylse Cunha (1997, p. 32) descreve a ludoteca escolar como
um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases de desenvolvimento infantil, com objetivo de oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais.
De acordo com o que a autora citou, a ludoteca é um espaço onde as crianças brincam livremente deixando-as abertas para suas escolhas, experimentando o brinquedo que te dá mais prazer, mas sempre incentivando e proporcionando estímulos para desenvolver a criatividade e a espontaneidade da mesma resgatando dessa forma o direito à infância. Na ludoteca a criança aprende através do manuseio de brinquedos com cores, formas, tamanhos e sons diferentes a soltar a imaginação sem medo de errar e sem cobranças. Mas deve-se lembrar que a ludoteca tem que ser organizada de acordo com a idade dos alunos que a freqüenta, o professor também deve ser orientado sobre esse novo método de ensino.
Nylse Cunha em seu livro Brinquedoteca: Um mergulho no brincar cita diversos objetivos da ludoteca voltados para o bem estar e um melhor desenvolvimento do alunado. A autora coloca a ludoteca como um espaço onde a criança pode brincar livremente sem interferências de um adulto e sem cobranças desenvolvendo dessa forma uma maior concentração no que está disposto a fazer aflorando ainda mais a sua criatividade, oportuniza a criança a aprender jogar sem se importar com perdas ou ganhos demonstrando a sua capacidade de aceitação não importando o resultado, além de haver uma valorização nos sentimentos afetivos com seus familiares, pois ao chegar em casa entusiasmados, os alunos vão contar o que aprenderam naquele lugar tão mágico. Mas deixando claro que a principal implicação educacional das ludotecas é a valorização da atividade lúdica não apenas como diversão.
Outros autores como Airton Negrine, Paulo Nunes de Almeida e Celso Antunes completam os objetivos das ludotecas visando o lado pedagógico, ou seja, dos professores, citando que as ludotecas fazem reconhecer o papel pedagógico, educativo e sociocultural que a atividade lúdica desempenha em cada ser humano, preservando dessa forma a identidade do indivíduo, além de promover e evidenciar a interdisciplinaridade e as abordagens globalizantes dos problemas relacionados com o desenvolvimento das crianças e dos jovens.
No entanto, devido a todos os objetivos citados pode-se dizer que a ludoteca é um lugar onde a afetividade é acolhida, a criatividade é estimulada, desenvolvida, e os direitos da criança são respeitados por todos.



Autor: Monalisa Lisboa


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