PPP- O Documento de Identidade da Escola
O Projeto Político Pedagógico é um empreendimento desenvolvido temporariamente, com o intuito sempre de inovar, repensando o seu processo. É a identidade da escola. No PPP estão expostas todos os desejos, necessidades, possibilidades e responsabilidades de uma comunidade escolar. É por meio dele que a comunidade escolar pode e deve desenvolver no exercício de suas atividades pedagógicas, tanto individual, como no âmbito coletivo, atingir seus objetivos aprimorando a realidade educacional atual.
Na sua proposta constam seus reais problemas e possíveis soluções ou alternativas, determinado responsabilidades a todos os envolvidos. Os quais devem consultar esse instrumento pedagógico sempre que necessário quando frente a cada questão que exige uma tomada de decisão.
Elaborado com base democrática, ele se pronuncia como um mecanismo competente de favorecer a unidade escolar condições de planejar, operar e executar seus projetos educacionais.
Este novo modelo de gestão apresenta a todos os participantes, autores e atores, um efetivo envolvimento não somente na sua construção, mas também na sua aplicabilidade no espaço escolar. Esse desafio que torna sua importância um marco que evidencia uma educação de qualidade estruturada em princípios que iram nortear as práticas educativas comprometidas com um ensino e aprendizagem, voltados para a formação da cidadania do educando, a qualificação profissional continuada do docente, na tradução da autonomia escolar, definido modelo de avaliação, formulando se currículo em consonância ao repertório cotidiano dos seus discentes, apontando metodologias eficazes que atinjam metas num menor espaço de tempo possível.
O Projeto Político Pedagógico é um instrumento eficaz capaz de romper com a fragmentação do saber escolar contribuindo para uma organização de um trabalho pedagógico consistente. Entre o dialogo e a discussão, elementos indispensáveis para se chegar a um consenso, ele cumpre com seu papel de contribuir com a transformação da realidade escolar.
Autor: Gesubina Calomeno Klock
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