RECICLAGEM DE ÓLEO USADO NA PRODUÇÃO DE FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO



1 INTRODUÇÃO

O óleo residual proveniente de frituras é considerado como um dos resíduos domésticos vilão da poluição ambiental. Além de gerar graves problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto, causa o entupimento da mesma, dificultando seu funcionamento o que conseqüentemente vem a gerar os impactos ambientais negativos, uma vez que para ser realizado a remoção do óleo, são empregado produtos químicos, o que resulta no comprometimento da qualidade da água mesmo após ter sido feito um tratamento de esgoto. Outro impacto causado é o de impermeabilidade do solo, já que se trata de uma substância que possui baixa interação com água, impedindo que a mesma execute seu ciclo no solo, afetando a renovação dos lençóis freáticos e mananciais aquáticos que dependem desse fenômeno.
Outro fato observado é que ao entrar em contato com mananciais aquáticos o óleo causa um grave problema, devido ser mais leve que a água, o óleo acaba ficando na superfície e, com isso, resultando na criação de uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, "os fitoplânctons" (ALBERCINI &PONTES, 2004). Além disso, quando jogado a céu aberto, por se tratar de um composto orgânico, o mesmo vem a sofrer decomposição por microorganismos, resultando assim na emissão de metano na atmosfera, e contribuindo consequentemente para o efeito estufa, devido a sua geometria molecular, já que é possível reter até vinte vezes mais energia que o dióxido de carbono.
Grosseiramente, muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis, panificadoras) e residências de Rondon do Pará jogam o óleo comestível usado no solo ou na rede de esgoto. Torna-se assim necessário a implantação desse projeto para o reaproveitamento do óleo usado em frituras na Panificadora Veneza, na qual segundo a LEI Nº. 532/2008 no inciso IX do artigo 2º, são princípios básicos da Política Municipal do Meio Ambiente "a reparação do dano ambiental por quem o promoveu ou contribuiu para sua promoção, voluntária ou involuntariamente, independente de outras sanções civis ou penais" (PODER EXECUTIVO, 2008).
2 JUSTIFICATIVA

O óleo usado em frituras na Panificadora Veneza está sendo aplicado na produção de sabão como uma forma de reciclagem, uma vez que um litro de óleo pode vir a contaminar aproximadamente mil litros de água, dificultando o processo de tratamento. Conforme o artigo 2º no inciso V, da Resolução da Política Municipal do Meio Ambiente de Rondon do Pará (2008): "o desenvolvimento econômico-social sustentável, tendo por fim a valorização da vida e a geração de emprego e renda, assegurados de forma saudável e produtiva", torna-se válido.
Diante dos fatos é de suma importância o reaproveitamento do óleo usado em frituras, sendo evitado assim a perca deste elemento através do descarte inadequado.
Portanto, através dessas considerações este projeto tem como objetivo contribuir para o aumento da conscientização da população, bem como a diminuição dos impactos ambientais negativos gerados na cidade de Rondon do Pará.


3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL

Conscientizar os funcionários da Panificadora Veneza e, posteriormente, a população de Rondon do Pará, sobre os possíveis impactos ambientais, causados através do descarte inadequado do óleo usado para frituras.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Destinar o óleo de fritura usado na Panificadora Veneza para a reciclagem;
? Criar oportunidades de produção artesanal de sabão;
? Minimizar os impactos ambientais causados pelo óleo de fritura.


4 MATERIAIS E MÉTODO

Neste projeto foi empregado o óleo comestível usado (óleo de soja) no processo de fritura de salgados da Panificadora Veneza, visando assim à implantação de uma política de gerenciamento e reciclagem de resíduos na cidade de Rondon do Pará.
A coleta é realizada através da pessoa encarregada na produção do sabão.
A metodologia aplicada na produção foi feita através de uma receita do curso de Engenharia Ambiental do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (ALBUQUERQUE, 2009).

4.1 MATERIAIS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO

? Óleo comestível usado em frituras;
? Água;
? Sabão em pó;
? Soda cáustica (NaOH);
? Um recipiente para que possa ser realizado a homogeneização dos produtos;
? Vinagre (ácido acético);
? Colher de pau ou cabo de vassoura;
? Essência (adquirida no comércio para confecção de sabonetes e/ou cosméticos.);
? Luvas de borracha;
? Caixas plásticas de diversos tamanhos ou formas de PVC utilizadas na confecção de sabonetes artesanais

4.2 PROCEDIMENTO
Durante o processo de fabricação do sabão são usadas luvas para que possam ser manuseados os produtos que o compõem, evitando assim possíveis acidentes.
5 CRONOGRAMA

A Tabela 1 apresenta o cronograma básico da implantação do projeto para o primeiro ano de produção de sabão.

Out/ 2010 Nov/ 2010 Dez/ 2010 Jan/ 2011 Fev/ 2011 Mar/ 2011 Abr/ 2011 Mai/ 2011 Jun/ 2011 Jul/ 2011 Ago/ 2011 Set/ 2011 Out/ 2011
Elaboração do projeto
Coleta do óleo de fritura
Produção do sabão
Tabela1: Cronograma básico de implantação.


6 CONCLUSÃO

Trabalhar em favor da preservação do meio ambiente requer mudanças de atitudes e essas mudanças serão mais fáceis e rápidas, se os empreendedores de Rondon do Pará se tornarem conscientes de que, o processo adequado de descarte de possíveis substancias poluidoras do meio ambiente, como o óleo usado em frituras poderá vir a trazer benefícios imediatos tanto para a população como para o meio ambiente.
Outro fato está na importância de se preservar e reciclar, o que vem a somar, propiciando assim a cidadania e tornando possível para as pessoas um novo mundo, já que as pequenas ações como essa refletem positivamente na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de novas tecnologias.
O fato do processo de reciclagem do óleo de fritura ser simples ajudou na aplicação do projeto, incentivando assim os funcionários a trabalhar em equipe, onde cada sujeito se considera co-responsável pelo resultado do bem estar, através da redução dos impactos ambientais.
Vale destacar ainda que o projeto "reciclagem de óleo usado na produção de frituras através da fabricação de sabão" teve como finalidade promover ações já efetivadas na prática, através de pequenas alternativas, que refletem positivamente na preservação do meio ambiente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERECI, R. M.; PONTES, F. F. F.. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Espírito Santo do Pinhal: Engenharia Ambiental - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal v.1, n.1, p.073-076, jan./dez., 2004.


ALBUQUERQUE, E. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. 2009. 7f. Projeto da Secretaria de Educação do Estado do Acre, Rio Branco.


PODER EXECUTIVO. Lei nº. 532/2008, de 09 de abril de 2008. Política Municipal do Meio Ambiente. Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Rondon do Pará, PÁ. 23 p. 9 abr. 1998.


SOUZA, E. C. O. Criando Textos Segundo Normas ABNT. Disponível em: . Acesso em 03 de dezembro de 2010.



Autor: Jackeline Carvalho Guedes


Artigos Relacionados


Tecnologia Alternativa Para Reaproveitamento De ResÍduos: Óleo Vegetal ComestÍvel Saturado

BenefÍcios EconÔmicos E Ambientais Advindos Da Coleta Seletiva Com Beneficiamento Financeiro Na Cidade De Jaguaribe CearÁ

O Vilão No Entupimento De Pias

Método De Produção De Sabão à Base De Cinzas E Óleo De Coco

Reciclagem Do ''lixo'' OrgÂnico E InorgÂnico

Óleo De Argan Para Cabelos

Variações De Preços Do óleo De Eucalipto.