Caninho e caminhos



Caminho e caminhos


Caminho refere-se sem dúvidas, sair de um lugar e chegar a outro. Por definição é o local onde podemos passar para chegar a algum lugar. Essa definição pode tornar-se mais abrangente, pois, quando se fala em caminho toma-se também a própria vida.
Não se pretende aqui ater na definição ou, pesquisar sobre caminho e caminhos, mas de forma reflexiva, buscar algum subsídio para entender o caminhar da vida.
Pode-se comparar esse caminhar a uma viagem de trem que não traz o letreiro indicando de onde vem e nem para onde vai, mas, a viagem vai sendo embalada pelo balançar do vagão, pelas belas paisagens, pelas grandes e pequenas curvas, pontes, túneis e, por vezes deixa-se de contemplar essas belas paisagens porque algo está afligindo a mente.
Existem as estações que servem para se adquirir a passagem que, normalmente é só de ida, de embarque e desembarque ou mesmo para aqueles que vão ali, na estação, somente porque admira o trem, como acontece em cidades de interior.
Quando pelo embarque sempre estará trazendo a emoção daqueles que vão, levando em suas bagagens, além de todas as roupas e acessórios, a vontade de chegar, desde a hora da partida. Sentem-se saudades estando perto e, daqueles que ficam e que por vezes a marca será o choro, a lágrima e o adeus pelo aceno de mãos. No desembarque não será diferente, mas, alguém continua indo, seja este quem assentou do lado, em outro lugar, no mesmo vagão ou em outro vagão.
Esse é o caminho da vida. Essa é uma viagem contínua. Sem fim. Noite e dia, dia e noite.
Durante o tempo em que vivemos inúmeras pessoas irão passar pelo nosso caminho e, muitas vezes, sem percebermos, umas irão parar para uma simples informação, outras se tornarão conhecidas, outras amigas e algumas serão íntimas, mas, provavelmente outras irão marcar esse caminhar de forma negativa que por vezes trará grande desapontamento. Frustração. Porém, ambas ficarão na lembrança.
O caminhar do ser humano iniciar-se-á no momento da concepção. É nesse momento onde dois corpos, homem e mulher, mulher e homem, cheios de desejos, planos, conquistas ou não, como acontece no caso de um estupro, onde o desejo de um é o desespero do outro.
Tratando-se em primeiro momento de um casal desejaste, somos fruto do desejo, então, somos seres desejados e desejastes e, em um segundo momento não passa pelo desejo da concepção, mas sim, e somente sim, pelo ato de escarnecer a vitima. Nesse caso quando acontece à concepção nega-se o desejo, mas, o ser concebido não deixará de ser um ser desejaste.
Dois caminhos. Duas realidades para aqueles que irão entrar em uma festa que já começou, ou na viagem do trem da vida.
Então, como vislumbrar o futuro?
"O caminho constitui um dos arquétipos mais arcaicos da psique humana. O ser humano guarda a memória de todo caminho perseguido pelos bilhões de anos do processo de evolução ... no caminho de cada ser humano trabalham sempre milhões e milhões de anos de caminho passados que nele se atualizam e se prolongam ... cada ser humano é um homo viator, é um caminhante ".
Dentro de um tempo que não tem tempo, ou seja, aquele tempo em que se começa a ficar de pé e dar os primeiros passos, e isso fica em especial na recordação dos pais e, muitos deles, sempre que falar do assunto, dirão que o tempo passou e não observaram. Não viram o caminhar da vida e, somente os passos cambaleantes do filho ou filha. Esse é o tempo que não têm tempo. "É maravilhoso observar a criançinha se levantar sobre o passado inteiro da humanidade e caminhar para a frente. Com olhos presos no seu presente. Trôpega no inicio, com os bracinhos abertos, uma sustentação que não encontra no ar ao seu redor. Mesmo assim avança, equilibrista, bêbada de vida. Mais outro passo. E os pais, tensos, temem o tombo. Torcem. Riem. Estimulam. ... Mas só vai andar como nós, adultos, quando conseguir ela mesma estabelecer o equilíbrio entre suas referências internas e o mundo ao seu redor ". Falar em caminho é falar da própria vida, pois, está sempre se perguntando qual será a meta, o rumo, isso seja na área emocional, profissional ou espiritual sempre se está procurando um caminho. Rogers fala da dificuldade de ser humano. Durante toda a trajetória da vida faz-se escolhas, muitas delas acertadas, outras nem tanto e, são estas escolhas que nos revelarão caminhos.
Na área emocional, em especial, por vezes, escolhe-se como o grande amor exatamente aquela ou aquele que não vai poder estar ao lado e, por vezes, até se tenta manter um relacionamento o que em muitos casos ambos saem machucados ou, mesmo jovens que começam a namorar e depois de determinado tempo acreditam terem encontrado a alma gêmea e, por um motivo ou outro desfaz-se o namoro e ficam completamente abalados passando, às vezes, até por crises existenciais. Pensa-se na morte. Perde-se o caminho. O jovem entra em uma confusão mental. Então, quando isso acontece tenta-se evitar um ao outro. A cidade por maior que seja tornar-se-á pequena e, por fim em muitos casos aquele amor que diziam sentir um pelo outro se torna ferida crônica. Mágoas irão ocupar e corroer parte da mente e que como uma doença virulenta, deixará o ser fragmentado. Casamentos que são rompidos, independente do tempo de união e o fato que os levaram a separação, de certa forma torna-se comum acontecer esse fato. Perde-se a fé em si e também em Deus. Nesse momento a área espiritual é altamente prejudicada.
Em muitos casos essa frustração irá afetar outras áreas.
Na área profissional, geralmente, faz-se a escolha quando ao ingressar na universidade e, muitos às vezes, com alguma indecisão sobre a carreira, vão à busca de teste ou orientação vocacional para melhor definir a escolha. O caminho. Mas, há aquelas pessoas que por uma série de motivos não irão fazer suas escolhas passando por uma universidade e, nem sempre irão trabalhar em uma profissão que sonhara, então, se submeterão executar outra atividade e em muitos casos pela necessidade. Pode-se notar que esses caminhos são parecidos, pois, da mesma forma que existem pessoas que trabalham com o que muitas vezes não é de seu agrado também vivem toda uma vida com quem não se gosta e de ambas as formas se adoecem.
Por vezes passa-se pela vida sem pelo menos notar as mudanças por simples que sejam. "Temos, às vezes, a sensação de que vagamos pela vida, envolvidos pelas circunstâncias, sem muito rumo do caminho a seguir. Quando não sabemos qual é o nosso caminho, qualquer caminho serve ... no afã de sobreviver a qualquer custo, entregamos de bandeja nossa integridade e nossas iniciativas ... a ponto de muitos de nós entregarmos nosso ser na busca insensata de valores materiais num futuro geralmente desvinculado do nosso equilíbrio essencial ".
Pode-se perceber que, na atualidade, o mais importante é ter, o carro novo ou a moto último modelo, títulos de mestre ou doutor, de pós-doutor, o que para alguns é pós - doc, e, então passa a ser professor doutor, pastor que por vezes exige ser reverendo, militares que a patente passa a fazer parte do nome, dentre outras profissões, mas, o importante é ter. "O condicionamento da burocracia que fomos submetidos, ao longo do século passado, nos faz dar voz, apenas, às funções sociais. Sou diretor-presidente. Sou pediatra. Agimos assim porque abandonamos as interfaces que nos sustentam, no mesmo corpo, como mulheres, homens e crianças. E que constituem nosso Eu interior. Se respeitássemos integralmente nosso ser, diríamos uns para os outros: estou executivo, estou pediatra. Reservaríamos a síntese de nossas identidades para apresentar tão-somente nossa essência ".
Esta questão do ter tem afligido várias famílias, independente de classe social, que endividam, pois, o filho ou filha exigem o celular, a câmera ou qualquer outro eletrônico de ultima geração e os pais sem limites, criando filhos também sem limites, irão satisfazer o desejo, caso contrário poderá sofrer até agressões físicas, pois, as verbais já estão na normalidade e, "ser normal é seguir as regras e normas de sociedade. Que geralmente são falsas, por não captar nossa totalidade humana. Que nos obrigam a comportamentos hipócritas ou no mínimo formais ".
Não raro o mundo, assiste estarrecido, noticiário em que jovens possuídos do desejo do ter, de forma cruel, sem a mínima sensibilidade, assassinam seus pais. Homens e mulheres ainda jovens e, por vezes crianças, vivendo um vazio existencial escolhem o caminho das drogas, da prostituição tentando de forma insana encontrar a própria identidade. Estão desnorteados. Será que no trem da vida desembarcaram em estação que não deveriam ou, pela Desestruturação Familiar tenta-se buscar novos caminhos? A essas questões especialistas tentam encontrar respostas. Pode-se pensar que de certa forma o mundo esqueceu-se de Deus? A quem vá dizer que esses fatos acontecem pelo estresse que a sociedade tem vivido. Tornou-se de certa forma banal fazer reflexões sobre a vida. Pode-se acreditar que está faltando respeito, não para com o outro, mas, sim ao próprio ser. Não estou dando conta de mim. Usam-se palavras e frases assassinas contra si e para com o outro. Você é um ou uma idiota, você não presta para nada, você é preguiçoso ou preguiçosa, seu gordo ou sua gorda, te odeio dentre outras. Que caminho difícil. Que vida sem esperança e, esperança no próprio Deus.
"Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças; sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam ".
Às vezes a vida irá nos reservar caminhos que jamais pensamos que trilharíamos, seja por uma doença, pelo desemprego, por desamores, pelas perdas dos entes queridos ou por um simples fato que nos deixa decepcionados, frustrados, ainda assim, "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes, Leva-me para junto das águas de descanso. Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo ".
No caminhar da vida, o Mestre dos mestres, Jesus Cristo, sempre irá nos acompanhar, acreditemos ou não e, nele pode-se esperar o melhor caminho.

[email protected]


Autor: Jorge Afonso


Artigos Relacionados


Os Caminhantes

Perdas

Escolhas Ii

A Busca Da Felicidade!

Pequenas Mudanças Criam Grandes Transformações!

O Dom E O Caminho

Papai… Pise Firme…