A Sensibilidade Dental
Conceito de Sensibilidade Dental:
A sensibilidade dos dentes pode ser definida como dores curtas e agudas provenientes da dentina exposta (a camada de tecido encontrada entre o cimento sólido que contém a polpa interna). Os indivíduos com dentes sensíveis podem descobrir que a dor é acionada por comidas ou bebidas quentes, frias, ácidas ou doces, pela escovação brusca ou inclusive por uma brisa de ar frio.
Causas da sensibilidade:
A sensibilidade dental é causada pelo movimento de fluidos em pequenos tubos (poros) localizados na dentina, o que resulta numa irritação dos nervos. Quando o cimento duro de um dente perde espessura e as gengivas cederam, a superfície destes pequenos tubos podem ser expostas, resultando em dor ao comer certos alimentos, como o sorvete ou o café quente.
Etiologia:
A sensibilidade dental é uma das queixas mais comuns que os dentistas recebem de seus clientes. Segundo o Conselho Regional de Medicina, um entre cada cinco pessoas experimenta sensibilidade em algum momento de sua vida.
Como evitar a sensibilidade dental:
O consumo constante e excessivo de bebidas ácidas, como sucos de laranja ou refrigerantes, pode debilitar fortemente o esmalte e pôr em risco a sensibilidade dos dentes. Limitar o consumo de alimentos ácidos e bebidas pode prevenir a erosão deste elemento importante.
As
monografias de Medicina e de Odontologia determinaram que condições como a bulimia nervosa e o refluxo gástrico também podem ter similares efeitos erosivos no esmalte dos dentes. A abrasão pode dar-se também pelo uso agressivo da escova de dentes o que leva a maior sensibilidade.
É essencial que se detecte a situação o antes possível. O dentista pode monitorar a condição dental e ajudar a combater a sensibilidade.
Dicas para para evitar a dor de ter dentes sensíveis
Usar uma escova de dentes suave e escovar os dentes em movimento circular minimizará a abrasão dental e assim reduzirá a sensibilidade. Usar uma pasta de dentes que contenha um agente contra a sensibilidade que proteja a dentina exposta ao bloquear os tubos conectados com os nervos também pode aliviar a dor. Tratamentos clínicos, como o de agentes tópicos, pode ser aplicado por um dentista para reduzir a sensibilidade. Claro, limitar a ingestão de bebidas ácidas e comidas ácidas também se recomenda. Assim, tem-se condições de se usar este
tema de monografias para sua pesquisa
Autor: Claudia Marques
Artigos Relacionados
Cárie Dental
Cárie Dental
Clareamento Dos Dentes
Cálculo Dental Ou Tártaro
É Normal Haver Sangramento Gengival Com O Uso Do Fio Dental?
O Que é Boa Higiene Oral?
Saúde Bucal: O Paciente Pergunta, A Doutora Responde