TECENDO REFLEXÕES SOBRE HIPERATIVIDADE



RESUMO

Sabemos que o contexto escolar tem como sujeito principal os alunos,entre eles crianças,suas personalidades traçam um perfil da heterogeneidade de uma sala de aula.Entre as problemáticas que preocupam professores por todo o mundo está a questão da hiperatividade,como um impasse a ser resolvido para que se concretize o ensino e a aprendizagem.O presente artigo tem como finalidade tecer algumas reflexões acerca das características de uma criança hiperativa.Será nosso propósito desvendar como conhecer uma criança portadora desse problema.Para construção desse trabalho tomamos como fundamentação a leitura dos textos de alguns autores que discorrem sobre essa temática.Refletir sobre hiperatividade possui relevância por ser um assunto bastante pertinente e atual no cenário educacional,visto que as políticas de inclusão ressaltam a importância de se debater saidas para que as crianças hiperativas tenham um aprendizado de qualidade.Nesse trabalho apresentaremos as pricipais características que classificam uma criança como sendo hiperativa,desvendaremos também como os educadores tratam esse assunto em sala de aula e quais os aspectos que influenciam a hiperatividade.É importante ressaltar que a hiperatividade atinge as crianças de diversas classes sociais e tem a necessidade de um acompanhamento profissional de um psicólogo,para que esse indivíduo não seja excluido ou prejudicado.Ao fim dessa discussão concluiu-se é preciso fazer um diagnóstico seguro e acertivo da criança portadora de hiperatividade para traçar metas e objetivos que possam levar o aluno hiperativo a aprender.Não se pode apenas rotular a criança como "mal educada"e negar a sua necessidade de se ter um tratamento especial,no tocante ao processo de ensino e aprendizagem.Todo profissional da educação deve se atualizar sobre esse tema e propor soluções viáveis para a criança hiperativa em sala de aula,sem esquecer é claro, da parceria que deve existir entre família e escola.
PALAVRAS-CHAVES:Hiperatividade-Características-Criança-Ensino-Aprendizagem









ABSTRACT



We know that the school environment has as main subject students, including children, their personalities draw a profile of the heterogeneity of a room aula.Entre the issues of concern to teachers around the world is the issue of hyperactivity, as an impasse to be solved order to achieve education and aprendizagem.O This article aims to make some reflections about the characteristics of a child hiperativa.Será our purpose to discover how knowing a child with this problema.Para construction of this work we take as reasons reading texts some authors that discuss this temática.Refletir on hyperactivity has relevance because it is a subject very relevant and current educational landscape, whereas inclusion policies emphasize the importance of discussing outputs that hyperactive children have a quality learning. In this paper we present the pricipais characteristics that classify a child as hyperactive, as well as unmask the teachers treat the subject in the classroom and the aspects that influence hiperatividade.É important to note that overactivity affects children of different social classes and has the need for professional supervision of a psychologist, that this individual is not excluded or prejudicado.Ao end of this discussion it was concluded we must make a firm diagnosis and hit the child with hyperactivity to set goals and objectives that might lead the student the hyperactive aprender.Não can just label the child as "ill educated" and deny their need to have special treatment with regard to teaching and aprendizagem.Todo vocational education should be updated on this issue and propose solutions viable for the hyperactive child in the classroom, not forgetting of course, the partnership that must exist between family and school.

KEY WORDS: Hyperactivity-Characteristics, Child-Teaching-Learning










TECENDO REFLEXÕES SOBRE A HIPERATIVIDADE
1-INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como proposta discutir as características de uma criança hiperativa,tendo como foco os disturbios da aprendizagem que dificultam o trabalho do professor em realizar a prendizagem de crianças que sofrem as consequências desse problema.Para estabelecer essa reflexão usamos como subsídios os textos de Içami Tiba (2007),Jussara Hoffmann (2005),José Raimundo Facion (2005),Yves de La Taille (2007). A escolha por esses autores se deu pelo fato deles possuirem discussões relevantes nessa área de estudo.
Caracterizar uma criança como hiperativa não é facil e rquer muita atenção no conjunto dos sintomas apresentados,não se pode tomar um aspecto isolado e dar o diagnóstico,pois corre-se o risco de fazer um julgamento apressado e falhar nas descrições. È importante também atentar para o fato de que muitas crianças (alunos) sofrem por seus professores não assumirem que eles são portadores do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.Por não enxergar essa problemática alguns docentes optam por rotular seus alunos de "mal educados,rebeldes ou com problemas mentais.
O professor deve pautar seu trabalho pedagógico no cotidiano da sua sala de aula no sentido de querer e agir de forma a oportunizar aos alunos hiperativos a construção de suas próprias hipóteses, de novas ideias, maneiras e tempos própios de aprender.O trabalho do professor é duro,e requer muita seriedade,pois o contexto escolar é marcado pela diversidade,nem todos os alunos são iguais,nem todos os alunos se comportam da mesma maneira.Como afirma LA TAILLE (2007,p.39):
A celebração da diversidade é um verdadeiro desafio,porque o modelo classificatório que pautou o último século da educação,teve sempre por referencial o padrão,a uniformidade, a homogeineidade.Em virtude disso,nossas instituições de ensino foram e vêm sendo fortemente seletivas e excludentes,uma vez que se contrapõem à natureza própia do desenvolvimento humano, que tem sua origem na diversidade.

Pela afirmação do autor podemos inferir que os professores e as escolas não estão preparados para lidar com os diferentes tipos de alunos e crianças que perpassam o ambiente escolar.Os alunos são crianças que carregam consigo suas características e problemas que os constituem,dentre elas a hiperatividade se consagra como uma problemática atual e que pegam os professores desprevinidos.Os docentes visualizam um campo de atuação livres de conflitos,os alunos são idealizados de forma homogênea,e dessa forma,quando aparece algum portador do Transtorno de Déficit de Atenção,eles julgam como se tratando de um aluno preguiçoso,desatento,rebelde e sem educação,sem limites,sem disciplina.
O Transtorno do Déficit de Atenção é algo sério que precisa ser bem investigado pelos profissionais da educação para proporcionar ajuda aos alunos portadores desse problema.Fala-se muito em inclusão na educação como uma questão de justiça:igualdade de oportunidade educacional para todos.As crianças que apresentam hiperatividade precisam ser compreendidas na sua carência e o tratamento em sala de aula deve ser condizente com a sua necessidade.É preciso respeitar e valorizar as diferenças em sala de aula,não podemos apenas rotular o aluno e taxá-lo de indisciplinado,antes de tudo devemos atender as suas especificidades.
O presente artigo possui relevância social por oferecer um esclarecimento acerca desse tema e informar aos profissionais do ensino sobre as caracteristicas de uma criança portadora de hiperatividade.È valiosa a contribuição no tocante a desvendar como deve ser encarado o TDAH,quais os seus sintomas e aspectos e como trabalhar esse dilema em sala de aula com as crianças(alunos).
As reflexões realizadas indicam que esteé um campo de estudo que está em construção e que deu origem ao trabalho que ora apresentamos.Em termos de exposição, o artigo está organizado da seguinte forma:primeiro discutiremos sobre a conceituação da hiperatividade,dando esclarecimentos desse termo e como se apresenta esse disturbio da aprendizagem que afeta crianças em todo o mundo.
O segundo tópico é constituido de uma abordagem panorâmica das características de uma criança hiperativa.Nesse item queremos mostrar como conhecer uma criança portadora do TDAH.
O último subtítulo é dedicado a reflexão sobre as propostas para a aprendizagem de uma criança com hiperatividade,è nessa parte do trabalho que traçaremos algumas estrátegias para se realizar o trabalho escolar com crianças hiperativas e de fato consubstanciar uma aprendizagem efetiva.
As conclusões possíveis são apresentadas nas considerações finais.O presente trabalho não tem a pretensão de apresentar suas conclusões como definitivas,nem de ter esgotado uma reflexão que está apenas começando.Novos estudos são imprecindíveis, para dar a continuidade e o aprofundamento que o tema requer.







2-CONCEITUANDO A HIPERATIVIDADE

Para dar proceguimento a essa discussão é necessário que compreendamos o real significado da hiperatividade,conhecida cientificamente como Transtorno de Déficit de Atenção(TDAH). A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.De acordo com TIBA(2007,p.156):
Essa é uma disfunção psiconeurológica que provoca dificuldade de concentração,"viver no mundo da lua"(déficit de atenção),"não parar quieto" (hiperatividade.Descrito á apenas poucos anos,esse distúrbio foi por muito tempo menosprezado e mal conduzido.

Pelo que disse o autor,a hiperatividade é um disturbio de ordem psicológica,que requer atenção e acaba sendo mal interpretada causando sérios danos aos seus portadores. Hiperatividade pode ser descrita como um estado físico em que uma pessoa fica facilmente agitada e inquieta. Fortes reações emocionais, comportamento impulsivo e, por vezes, um curto espaço de atenção também são típicos de uma pessoa hiperativa.Em sala de aula isso se manifesta através de inquietações,falta de atenção dos alunos e dificuldade de concentração.
O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e idéias que surgem, estresse emocional, convulsões ou distúrbios do sono. Também pode estar relacionado a paralisia cerebral, intoxicação por chumbo, abuso de álcool ou drogas na gravidez, reação a certos medicamentos ou alimentos e complicações de parto, como privação de oxigênio ou traumas durante o nascimento. Esses problemas devem ser descartados como causa do comportamento antes de tratar a hiperatividade da criança.
O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança.Dessa forma é preciso saber diagnósticar esse transtorno para propor saidas eficazes.Segundo FACION(2005,p143):
Quanto maior o número de sintomas e o tempo de permanência deles,tanto mais se configura a presença do TDAH,alguns sinais podem aparecer em conjunto ou isoladamente.Há,porém,diferenças notáveis entre um portador de TDAH e um mero mal educado.È muito oportuno fazer distinções entre crianças hiperativas e mal-educadas.

A partir da citação desse autor pode-se entender que a hiperatividade é algo sério que precisa ser entendido e diagnosticado para não ser confundido como rebeldia ou mal criação. É preciso muita paciência para amar e apoiar a criança hiperativa em todos os desafios e frustrações inerentes à doença. Os professores da criança hiperativa estão sempre preocupados e atentos, sempre "em alerta". Conseqüentemente, é fácil sentirem-se cansados, abatidos e frustrados, às vezes.
É de importância vital para os professores da criança hiperativa serem bons profissionais,planejarem aulas dinâmicas e levarem em conta a diversidade em sala de aula.Em relação a conceituação da hiperatividade verifica-se a complexidade de traçar um diagnóstico preciso,pelo fato de ser um assunto pouco discutido na literatura pedagógica e nas formações continuadas oferecidas aos professores.Isso acaba comprometendo o desenvolvimento da criança na escola e mesmo nas suas relações familiares e sociais.Nas palavras de HOFFMANN(2005,p.78):
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH) é um transtorno neurobiológico,de causas genéticas,que aparece na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda a sua vida.Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.Ele é chamado às vezes DDA (Disturbio do Déficit de Atenção).

Como bem revela a autora esse transtorno pode aparecer em qualquer etapa da vida de um indivíduo e pode se dar desde a infância até a fase adulta.É algo que compromete a atenção do indivíduo e faz com que ele se torne um ser desatencioso,agitado e pouco estimulado a permanecer por muito tempo em uma atividade apenas. Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.
Pelas leituras feitas para elaboração desse artigo ficou constatado que aqui em nosso país ainda é insipiente a discussão acerca desse transtorno,existe vários estudos nessa área mas ainda é pouco dada a gravidade do assunto.Um dos pressuposto que explica essa acertiva é o difícil diagnóstico de uma criança portadora de TDAH.Na maioria das vezes,esse comportamento pode ser confundido com indisciplina ou desinteresse pelos estudos.Não é um comportamento isolado que pode condicionar a criança como hiperativa, é antes de tudo um conjunto de atitudes, que no geral pode denunciá-la como sendo portadora do TDAH.




2.1-AS CARACTERÍSTICAS DE UMA CRIANÇA COM HIPERATIVIDADE

A criança hiperativa costuma ser impulsivo dada a falta de capacidade de se controlar.Está sempre tentando fazer outras atividades diferentes das pedidas e só consegue manter o foco em algum assunto quando se sente emocionalmente envolvido e interessado por ele.As crianças com esse distúrbio podem também ser agressivas.Em vez de reagirem adequadamente,é mais fácil para elas liberar a agressão,um dos primeiros mecanismos de defesa do ser humano.De acordo com TIBA(2007,p.156) alguns dos principais sintomas presentes no portador de TDAH são:
-Distrair-se com "pensamentos internos"e cometer muitos erros por pura distração(ortografia,acentuação,pontuação etc.);
-Responder antes que acabem de fazer a pergunta;
-Não ler a pergunta até o fim;
-Esquecimento em geral, de material escolar,recados,estudos feitos na vésperas etc;
-Não esperar a vez de ser chamado;
- Interromper a fala dos outros;
-Agir antes de pensar;
- Desanimar-se com facilidade;
-Tirar frequentes notas baixas apesar da inteligência;
-Falar bastante, em sequência ou não,um assunto puxando outro,quase sem ouvir as outras pessoas-o que faz perder o foco inicial da conversa;
-Permanecer muito tempo ligado ao que lhe interessa e desligar-se do que não lhe interessa;
-Levantar várias vezes durante uma refeição;
-Fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo;
-Ter dois ou mais pensamentos ao mesmo tempo;
-Viver tamborilando os dedos das mãos;
-Bastar sentar para as pernas se sacudirem;
-Mesmo dormindo pode ter "pernas inquietas";
-Acordar de ponta- cabeça,com as roupas de cama reviradas;
-Acordar eufórico,querendo resolver "tudo" naquele dia,mas acaba vencido pela preguiça;
-Tenta pôr em execução uma ideia,fazer projetos mirabolantes,mas logo desistir com os primeiros obstáculos por não suportar frustações e decepções.Esse entusiasmo é conhecido como "fogo de palha",pois logo acaba;
-Geralmente inteligentes,acabam prejudicados pelo seu desgaste;
-Apresentar hiperfoco-concentração exagerada em um único tema por um longo tempo(isolando-se do mundo a ponto de nem escutar chamados de uotras pessoas).
È importante salientar que é o conjunto e a permanência desses sintomas quem vai delimitar se a criança é ou não portadora de TDAH.Alguns autores deixam claro que muitos desses sinais podem aparecer isoladamente ou em conjunto também nas crianças consideradas mal educadas.Segundo afirma LA TAILLE(2007,p.59):
Há, porém,diferenças notáveis entre um portador de TDAH e um mero mal-educado.O portador de TDAH continua agitado diante de situações novas,isto é,não consegue controlar seus sintomas.Já o mal-educado primeiro avalia bem o terreno e manipula situações,buscando obter vantagens sobre os outros.

Como bem afirma o referido autor é muito oportuno fazer distinções entre crianças hiperativas e mal-educadas.A mais evidente diferença entre elas é que a criança hiperativa não consegue controlar sua hiperatividade.A mal-educada se agita somente quando contrariada,ou quando quer algum "presente",e fica absolutamente tranquila quando está sozinha.Outro sinal importante do hiperativo é o hiperfoco-a criança fica concentrada por muito tempo naquilo que gosta,apesar de agitada.Geralmente as crianças mal educadas por sua vez,cansam-se facilmente de todas as atividades.
Há,porém situações tão próximas entre os dois tipos de criança que é necessária a ajuda de um profissional especializado.Não se pode fazer um diagnóstico apressado porque pode ser prejudicial a criança e as suas relações pessoais. As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas. Essas crianças podem falar muito, alto demais e em momentos inoportunos. As crianças hiperativas estão sempre em movimento. São impulsivas. Não param para olhar ou ouvir. Devido à sua energia, curiosidade e necessidade de explorar surpreendentes e aparentemente infinitas, são propensas a se machucar e a quebrar e danificar coisas. As crianças hiperativas toleram pouco as frustrações. Elas discutem com os pais, professores e amigos.

Essas crianças também tendem a ser muito agarradas às pessoas. Precisam de muita atenção e tranqüilização. É importante para os pais perceberem que as crianças hiperativas entenderam as regras, instruções e expectativas sociais. O problema é que elas têm dificuldade em obedecê-las. Esses comportamentos são acidentais e não propositais.
Para a criança hiperativa e sua família, uma ida a um parque de diversão ou supermercado pode ser desastrosa. Há simplesmente muita coisa acontecendo - muito estímulo ao mesmo tempo. Devido à sua incapacidade de concentrar-se e ao constante bombardeamento de estímulos, a criança hiperativa pode ficar estressada.

A criança hiperativa pode ter muitos problemas. Apesar da "dificuldade de aprendizado", essa criança é geralmente muito inteligente. Sabe que determinados comportamentos não são aceitáveis. Mas, apesar do desejo de agradar e de ser educada e contida, a criança hiperativa não consegue se controlar. Pode ser frustrada, desanimada e envergonhada. Ela sabe que é inteligente, mas não consegue desacelerar o sistema nervoso, a ponto de utilizar o potencial mental necessário para concluir uma tarefa.
A criança hiperativa muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.Como disse FACION(2005,p.40):
Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e energética e a criança realmente hiperativa.Os sintomas na maioria dos casos são bastante parecidos e podem confundir-se deixando poucas evidências para serem emitidas.

O autor alerta para o fato de pedir ajuda a um profissional especializado em hiperatividade para que seja de imediato constatada e tratada com eficiência.As crianças com esse transtorno precisam de tratamento pois elas sofrem com os seus comportamentos que trazem consequências desastrosas. Antes de qualquer tratamento, um exame físico deve se feito para descartar outras causas para o comportamento apresentado pela criança em questão. O TDAH é identificado, na maioria das vezes, primeiramente durante a idade escolar, pelas alterações de comportamento da criança por conseqüência do transtorno, como a perda de atenção e sua difícil ou complicada relação com os colegas em sala de aula. O TDAH costuma gerar enorme angústia para os pais e para as crianças que a possuem. Crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH são rotineiramente taxados de "problemáticos", "indisciplinados" ou, até mesmo, "pouco inteligentes" (ABDA).




2.2-PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA HIPERATIVA

É notório a importância da aprendizagem escolar para a vida de uma criança,além do mais se esta for portadora de TDAH,então é preciso buscar alternativas para se consolidar um ensino de qualidade para essas crianças que são hiperativas e não tem capacidade para de concentrar.O professor que tem em sua turma uma criança hiperativa tem na sua frente muita responsabilidade,e a certeza de um trabalho duro mas que também pode ser de extrema gratificação.
Segundo La Taille (2007,p.85)" a justiça é a virtude central para o agir moral.Ser injusto é ferir direitos,(...) o professor que privilegia certos alunos é injusto,porque fere o direito de cada um deles ser tratado com base na equidade e na igualdade".Mas tal direito,diz o autor,é o de cada um deles ser bem atendido pelo princípio de igualdade de direito a uma atenção individualizada,pois cada pessoa é única,tendo suas virtudes e defeitos.
Ser justo não é apenas oferecer escola para todos,ou uma escola igual para todos,mas garantir a cada um o direito a uma educação digna que leve em conta suas diferenças,desejos,reações,necessidades individuais sem impedimentos de qualquer ordem(social,cultural,étnica,física) a sua aprendizagem.
A escola que recebe alunos hiperativos deve possuir recursos para suprir suas necessidades,a estrutura deve ser adequada .É fundamental que o professor defina um bom planejamento,que ele seja criativo,que tenha boa vontade para ajudar o aluno a se desenvolver com potencialidades.Compreendendo os diferentes jeitos de viver e de aprender de cada aluno,inclusive dos hiperativos,os professores estarão propondo espaços e tempos educativos adequados às suas possibilidades cognitivas e às suas necessidades efetivas.Significa compreendê-los e valorizá-los no que apresentam de diferente,de único e peculiar como aprendizes e atendê-los com base nesse conhecimento oferecendo-lhes o direito a melhores e mais dignas oportunidades de aprendizagem no ambiente escolarizado.
O papel do professor cresce ainda mais em importância diante de crianças portadoras do Transtorno do Deficit de Atenção. Há possibilidades de conhecer, compreender e desenvolver habilidades para o exercício da atenção da criança, oportunizando-lhe o mesmo grau de aproveitamento e de aprendizagem usufruído pelos demais alunos. Iinúmeros são os alunos dentro de uma sala de aula, fato que complica ao professor em conseguir realizar um trabalho de qualidade em sala de aula.Muitas vezes pode-se pensar que o aprendizado das outras crianças poderá ser prejudicado pelo fato do aluno hiperativo exigir mais atenção e dele fazer barulho,não controlar seus impulsos.Mas se o docente saber dosar as atividades,o tempo e as brincadeiras o aprendizado ocorrerar com facilidade,tudo é uma questão de dedicação.O que não se admite é o aluno e a criança portadora do TDAH ficar excluido ou retraido em sala de aula,o professor precisa saber aproveitar a inteligencia desses alunos para obter bons resultados.


Pode-se usar como metodologia para o trabalho com crianças hiperativas o jogo,a brincadeira. O brincar é um componente essencial, visto que permite ao aluno desenvolver aprendizagens de forma lúdica e dinâmica. O jogo que envolve representações mentais auxilia na aprendizagem do desenvolvimento de conceitos, elaboração de projetos mentais e de estórias. O professor pode utilizar o brincar, as observações, as relações que favorecem o aprendizado. Se ele conseguir, contudo, pelo menos observar e diagnosticar o transtorno, chamando os pais à responsabilidade, encaminhando a criança ao auxílio profissional especializado, terá realizado um bom caminho de orientação e de compreensão das necessidades diferenciadas das crianças com TDAH.
É de extrema importância que alunos com TDAH sejam motivados. Para ir bem nas provas, uma criança precisa não apenas exibir as aptidões que estão sendo avaliadas, mas também possuir a capacidade de ouvir e seguir instruções, prestar atenção e persistir até que a prova seja completa. A criança deve também ser capaz de parar para pensar qual seria, entre as várias opções a melhor resposta possível. Entretanto, as crianças hiperativas são fracos nessas áreas de aptidões e, portanto, as notas obtidas nas provas de inteligência muitas vezes refletem mais a sua hiperatividade que seu potencial intelectual. Algumas crianças hiperativas são muito brilhantes. A maioria está dentro dos limites médios e algumas, infelizmente, ficam abaixo da média em suas aptidões intelectuais.Por essas e outras razões já citadas nesse artigo as crianças hiperativas precisam encontrar professores compreensivos,bem preparados e com vontade de fazer a diferença na vidan dessas crianças.
Escola e professores que enfrentam esse desafio de terem crianças com TDAH precisam se adaptarem às suas peculiaridades, modificando a estrutura da sala de aula e de suas lições de modo que o ambiente possa ficar mais tranqüilo.Tudo deve ser planejado de acordo com a necessidade da turma e em particular,da criança que é hiperativa.As atividades devem visar e objetivar o desenvolvimento cognitivo dessas crianças e proporcionar-lhes tranquilidade e segurança.
Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas.É preciso que o professor o trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas; dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar; elogie sempre os resultados; use jogos e desafios para motivá-las; valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades.
É preciso também está ciente de que não existe receita,cada professor terá que encontrar maneiras criativas de dar aulas a crianças hiperativas,sempre tendo em mente que elas precisam ser vistas como pessoas que merecem compreensão e respeito.


3-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo é resultado de uma tentativa de aprofundar a compreensão acerca da hiperatividade,conhecida cientificamente como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.Uma primeira apreensão indica que esse transtorno se trata de uma dificuldade enfrentada pela escola inclusiva,por se tratar de um assunto pouco difundido.As escolas e os professores não possuem muita informação a respeito do assunto ora abordado nesse trabalho.
Para identificar uma criança hiperativa faz-se necessário uma observação minuciosa do comportamento desse indivíduo,detectando se ele possui déficit de atenção,dificuldade de concentração,pouca facilidade de controlar seus impulsos.Para realizar um trabalho pedagógico com esse público,é preciso propor atividades que incentive atitudes disciplinares equilibradas.Esse tipo de transtorno impulsiona a criança a tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo.
A escola necessita ainda saber como se sentem e como pensam as crianças com TDAH e do seu esforço em tentar modificar suas atitudes Através de atividades lúdicas utilizando a literatura infantil, gibis, jornais, poesias, poemas, vídeos, expressão musical, proporcionamos momentos para que as crianças pudessem produzir e interpretar textos; realizar trabalhos manuais como recortes, colagens, desenhos livres, ilustrar poemas e poesias.
O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade é tipicamente um transtorno da infância.
O uso de medicações, contudo, não é suficiente; procedimentos no ambiente e na orientação dos pais quanto ao que fazer são indispensáveis
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
-FACION,José Raimundo.Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Transtornos de Comportamento Disruptivo.Curitiba:IBPEX,2005
-HOFFMANN,Jussara.Desafio da Aprendizagem.Porto Alegre:Editora Mediação,2005
-LA TAILLE,Yves de.Hiperatividade e Aprendizagem:Saidas Relevantes.Porto Alegre,2007
-TIBA,Içami.Quem Ama Educa!:Formando Cidadâos Éticos.São Paulo:Integrare Editora,2007.

Autor: Maria Das Graças De Abrantes


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