LEITOR ASSÍDUO



LEITOR ASSÍDUO



Pensei em escrever leitor viciado, mas não gostei do termo viciado, optei então por assíduo por parecer mais saudável.
Nada como ler bons livros! E uma boa leitura é aquela que agrada o leitor, seja qual for o gênero. É certo que as crianças e jovens necessitam de boas referências literárias, mas a iniciativa do leitor é mais preciosa do que referências. Bom livro é aquele que prende e cativa o leitor, despertando a sua vontade de prosseguir viagem, porque livros são como viagens, cada lugar possui uma particularidade e riqueza. Alguns títulos estão explícitos no início da trama, outros, são como charada, um exercício de reflexão e conhecimento.
Leitor assíduo é assim: lê diariamente, seja jornal, revista ou livro. Ás vezes, conversa com você, mas está pensando em terminar a leitura daquele livro.
Curioso, acompanha os lançamentos literários, não resiste uma banca de jornal, livraria ou um sebo, baú de obras preciosas .Não é raro trocar um passeio em uma tarde fria e chuvosa por um livro em uma poltrona. Costuma questionar o que motivou o autor na escolha do título ou desenvolvimento da obra.
Exulta quando alguém cita um livro que leu, tem interesse em novos títulos, é fã de vários autores, porém, apaixona-se apenas por um.
Falando em livros, cito Leite Derramado, de Chico Buarque, antes da leitura porém, surgiu a curiosidade: Leite Derramado, uma história ambientada em uma fazenda? Os personagens seriam fazendeiros, tiveram alguma prejuízo com a produção de leite? É baseado em fatos reais ou é ficção?
O livro narra a vida de um homem idoso á beira da morte. Em um leito de hospital, relembra sua trajetória de vida como um filme, narrando etapas da sua linhagem familiar.Ressalta um emaranhado de memórias confusas, progresso, decadência, alegrias e tristezas com traços de ironia, uma obra complexa, melancólica. Ah, você não encontrará fazenda ou desperdício de leite, se o idoso morre é uma incógnita. Creio que o titulo remete á idéia de passado, águas passadas, na posse de um livro, o leitor é soberano para fazer suas análises ( não sendo especialista), interagindo com a obra.
Leitor assíduo é assim: apaixonado, curioso, crítico, eclético, sonhador, fã incondicional, lê simplesmente por prazer, jamais por dever.






Autor: Maria Estela Ximenes


Artigos Relacionados


Juventude Revolucionária

ComparaÇÃo Entre O Bom E O Mau Leitor

Amor E Revolução

A Era Revolucionária

A MissÃo Do Professor No Ensino Da Leitura

Para Gostar De Ler

Leite Derramado, De Chico Buarque: Uma Análise Estrutural Da Narrativa