Falando em educação...



A sociedade brasileira, acreditou na conversa dos governantes: - "O professor está ganhando mais, e pode educar melhor seu filho"!.

Sempre ouvi falar que a educação vem do berço, mas no contexto atual, os senhores da política, criaram a Ideologia "que quem educa é a escola", tirando da família, toda e qualquer responsabilidade, e quando o docente reclama de "violência"contra eles, há quem diga :- por que escolheu essa profissão, se não tem competência para lidar com os alunos?

É, parece que o profissional da educação, virou bode expiatório, para justificar a falta de limites verificada no âmbito escolar que prolifera para outras áreas colteivas.

Vi outro dia no metrô, um jovem levantar para dar lugar a uma senhora, a mesma agradeceu e não teve dúvidas, mandou seu filho de mais ou menos dez anos, sentar-se imediatamente, ficando a favorecida em pé.

Esse tipo de situação, já testemunhei várias vezes.

O pior foi aquele senhor idoso, que ao encontrar o banco "preferencial" ocupado por uma jovem, esfregou-lhe a carteira de identidade na cara, e disse:- esse banco é meu!

Ela levantou-se para o mesmo sentar, então eu falei: -mas você é gestante!

Ela disse: - Já vou descer.

E o cavalheiro, sem se sentir tocado, continuou sentado, como vencedor.

Falar em Educação no Brasil, está ficando cada vez mais difícil, não são só os pequeninos que parecem não terem limites, mas também quem está por trás deles, gerando essa sociedade violenta, egoísta, aquele povo que sempre quer levar vantagem: furam as filas, brigam no trânsito, insultam -se por qualquer motivo .

Os governantes, tirando o foco dos objetivos da escola, anunciam "que o professor está ganahando mais e até bonus, para educar melhor seu filho", quando a escola transcede essa expectativa, espera-se que o educando já venha com princípios de seu lar.

Por isso sempre em questionamentos me perguntando: até que ponto que educador é a expressão correta, ou se politicamente querem dizer que professor foi feito apenas para educar.

A vizinha preocupada com o muleque que atira pedras em sua janela, o chama, e explica que ele não pode fazer aquilo, e o menino a ouve e compreende. Ela não é uma educadora?

Para educar , não precisa fazer Pedagogia, Letras, Matemática, ou qualquer outro curso superior, basta ter bom senso e compreensão do "espaço do outro", quem não determina espaço, não educa.

Enquanto Pedagoga, muito indago, por que Professor, não pode ser o conjunto completo ?

Por que Educador, não pode ser quem procura educar?

Acho que o educador pode ganhar o salário de tia, lembra do dilema: tia ou professora?

Dessa forma a educação cabe certinha no bolso dos políticos, dando à sociedade respostas que só fazem os pais sentirem-se melhor, quando dizem não terem tempo para o filho, mas ele está numa escola ótima, ou eles ficam nas filas para pegar vaga nas melhores escolas públicas, onde os professores educam melhor.

Irene Fonseca










Autor: Irene Fonseca


Artigos Relacionados


O Jeito De Fazer Educação No Brasil.

Professor - A Difícil Missão De Educar

Pensamentos Sobre A Educação

EducaÇÃo Para A Vida

O Futuro Do Educando Nas Mãos Do Educador

Educação Familiar

Para Sempre