Trabalhar alfazetização de adulto.





Objetivos:

Proporcionar ao educando, um ambiente social, onde ele possa integrar-se como membro ativo do processo ensino-aprendizagem.

Estimular o espírito criativo, reconhecendo seus valores morais, políticos, sociais e religiosos.

Propiciar encontros com a realidade que o cerca, partindo do conhecimento da comunidade em que atua.

Desenvolver comportamento social, visando a participação do cidadão através do desenvolvimento do espírito crítico.

Valorizá-lo no exercício profissional, sensibilizando-o a conhecer melhor o mundo do trabalho e as leis que o regem.

Procedimentos:

Visando o interesse do educando, devemos interagir em seu meio social, para conhecermos a sua realidade.

Realizar a construção do conhecimento, partindo de situações concretas, permitir que o aluno participe ativamente, valorizando as experiências que ele deve ser encorajado a expor.

Partir das técnicas desenvolvidas por "Paulo Freire", que valoriza a palavra geradora, abrindo um leque de oportunidade para que seu pupilo, não só aprenda como produzir a palavra e seus derivados, como também possa discutir o emprego da palavra geradora no contexto social e político.

Exemplificando: Se vou trabalhar a palavra Vida, vou motivá-los a falar sobre a vida, não só pessoal, como também da sociedade, e depois vou introduzí-los no mundo da escrita, através nesse primeiro momento, da palavra chave ou geradora, "vida". Sucessivamente vou realizando o mesmo trabalho com outras palavras e ampliando o vocabulário dos alunos.

Exemplo:

Palavra geradora Família

fa fe fi fo fu

a e i o u

ma me mi mo mu

la le li lo lu

Vejamos algumas palavras que podemos formar:

fala - falo - lia - feio - falei - foi - ala - leu - ele - folia - ola - mala -mula- fuma - mola - lama


Avaliação:

Deve ser continua e valorizar todos os progressos apresentados pelo educando.
Ele deve saber o que avaliamos, como avaliamos e porque avaliamos.

Não podemos esquecer que a avaliação também aponta as nossas falhas, portanto avaliar é uma técnica que aponta para dois caminhos, e demonstra o resultado de dois objetos: de quem avalia e de quem é avaliado.

Irene Fonseca

Autor: Irene Fonseca


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