RIO GRANDE



A abordagem feita sobre o tema aqui trabalhado vem do conhecimento obtido através da participação e desenvolvimento no projeto de educação ambiental do qual muitos são os voluntários na cidade do Rio Grande.
Desde alunos das séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais,até pais de alunos e a comunidade em geral anualmente atuam com a SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura). Muitos cidadãos riograndinos atuam durante o período de veraneio na limpeza das praias,comdivulgação de material impresso,palestras e campanhas sobre temas relacioandos ao meio ambiente, alèm de várias outras atividades ao longo do ano.
Á partir de 08/11/2008 está sendo reaberto o Projeto Quero-Quero que visa a convocação da comunidade, participativa e simpatizante, á oficina de preservação e manutenção da biodiversidade local, preparando assim alunos, professores e comunidade em geral para receber e repassar as informações obtidas no circuito de palestras aos turistas,visitantes,familiares e toda a sociedade.
Quero-Quero é uma atividade de Educação Ambiental local atuante na limpeza de dunas, áreas costeiras, lagoas e locais onde a população ainda desinformada costuma visitar.
A meta nesse ano é preparar uma equipe de trinta pessoas da comunidade, serão oferecidas duas vagas por escola da rede municipal e o tema deste ano é sacola plástica: problema ou solução?
Muitas são as questões ambientais preocupantes atualmente,o fato é que partindo do princípio de que a educação é o melhor método para que se possa evitar estragos futuros, torna-se fácil a interação homem-natureza,uma vez que, a disposição de um em relação ao outro é infinita.
De alguma forma todos estamos e estaremos sempre ligados á natrureza de um modo em geral, fazemos parte dela tanto quanto recebemos dela o sustento vital.
Em reconhecimento á isso,tornando ?nos educadores ambientais além de gestores podemos oferecer melhor acesso a população quanto ás informações,problemáticas e soluções.

Rio Grande e a Educação Ambiental

O município de Rio Grande,localizado no litoral do RS, é uma região de aproximadamente 200mil habitantes e possui um patrimônio histórico e cultural reconhecido no brasil e exterior.
Possuimos uma área costeira considerável e um pólo naval estruturado, por onde
passam cargas de importação e exportação. O Superporto de RG através de uma arceria com o governo federal abrigou a construção da plataforma P53 da Petrobrás, foi recentemente concluida a construção de um dique seco que também trouxe desnvolvimento econômico para a região. Existem aqui alguns órgãos e instituições que cuidam da manutenção e preservação ambiental,a atividade pesqueira nessa área é bem fiscalizada e o turismo já trouxe alguns pesquisadores de várias partes do mundo com objetivo de conhecer a fauna marinha localizada na praia do Cassino,conhecida como segunda maior em extensão no mundo.
Anualmente são levados de Rio Grande á Antàrtida estudantes universitários e professores que, juntamente com pesquisadores, realizam expedições com fins ambientais apoiados pela Marinha do Brasil no Navio chamado Ory Rangel.
Por ser uma cidade portuária em desenvolvimento econômico,por possuir um setor industrial que oferece risco ao meio ambiente com a produção de fertilizantes, produtos químicos de limpeza, uma refinaria de petróleo, entre outras, abriga um cuidado ambiental especializado,dentro da estrutura de RG posso citar um núcleo de Educação Ambiental NEMA (Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental), responsável pela educação ambiental na comunidade costeira e atuante junto á órgãos como o Museu Oceanográfico , FURG, IBAMA, SEMA, e a própria Prefeitura Municipal,que atua solucionando os problemas ambientais.Despertando a consciência ecológica para a conservação do meio ambiente no sentido de minimizar o impacto do homem com a natureza,através de aspectos sócio-econômicos o NEMA planeja e executa projetos que visam o uso adequado dos ambientes costeiros e marinhos,oferecendo todas informações necessárias á comunidade através de publicações,palestras e cursos.
Alguns projetos de educação ambiental estão sendo colocados á partir de 1985,quando estudantes preocupados com a situação do município resolveram explorar melhor a região e deram assim o pontapé inicial para o que seria mais tarde de muita importância para a biodiversidade local.
Desde então executa convênios com instituições públicas e privadas, de porte internacional ,federal, estadual e municipal .Sua função é prestar serviços para que ocorra a Gestão Ambiental despertando o interesse de instituições governamentais e a sociedade.
Atualmente existem funcionários de áreas específicas atuando no NEMA, são oceanólogos, biólogos, geógrafos, arte-educadores, voluntários e estagiários de diversas universidades do país. Ouros estados já executam trabalhos costeiros dessa região tais como; Reserva Biológica Marinha do Arvoredo ( SC), Parque Nacional Marinha dos Abrolhos (BA) e Projeto Peixe-boi Marinho (PB).





ÍNDICE


Figura 01 .........................................................................................Dunas do Cassino.

Figura 02 ....................................................................................coturismo nas dunas.

Figura 03 ............................................................................Fauna Marinha do Cassino.

Figura 04 ..........................................................Entrada e saída do Superporto de RG.

Figura 05 ..................................................................... Atividade Pesqueira Municipal.

Figura 06 ..........................................................................................Atividade Turística.

Figura 07 ...........................................................Animais reabilitados de volta ao mar.

Figura 08 e 09..............................................................Recuperação de fauna Marinha.

Figura 10 ...................................................................................Corredor do Senandes.

Figura 11 ..............................................................................Extensão da Lagoa Verde.

Figura 12 .......................................................................Flamingos na Lagoa do Peixe.

Figura 13 ...................................................Colônia de Pescadores na Lagoa do Peixe.

Figuras 14 e 15....................................Educação Ambiental nas escolas Municipais.











Rio Grande ? RS

2008

Destacam-se muitos projetos executados no RG,como por exemplo:




Figura 01 Figura 02

O Projeto Dunas Costeiras que trata de um ecossistema complexo extendido em 600km no litoral gaúcho, desde o arroio Chuí ao sul, até o rio Mampituba ao norte, formando assim o maior sistema de praias arenosas do mundo.
Esses ambientes apresentam uma biodiversidade importante,habitats para fauna e flora, servem de proteção para zonas adjcentes urbanas.
Através da educação ambiental com a utilização de metodologia simplificada,o NEMA administra informações ambientais de conservacionismo nas escolas e comunidade, com saídas á campo, ilustrações, socialização,trabalhos manuais em areia que despertam a imaginação e necessidade de preservação além de oficinas de reciclagem e reutilização de materiasi e orientação para horta comunitária.
Todo esse material trabalhado é colocado á disposição da comunidade Riograndina nas feiras e eventos turísticos bem como é utilizado na época do veraneio, onde o turismo se intensifica no balneário do Cassino recebendo Uruguaios,Argentinos , residentes da serra gaúcha além de outros estados.


Figura 03


O Projeto Mamíferos Marinhos, que objetiva protejer os mamíferos e seus ecossistemas no litoral Sul do Brasil através de pesquisas ,educação ambiental e monitoramento constantes. Abrange a fauna marinha como os leões e lobos marinhos que habitam a costa como refúgio para descanso e alimentação .
Atualmente a grande preocupação com relação a esses animais é a atividade pesqueira, uma vez que eles são observados bem junto aos cardumes,ocasionando muitas vezes acidentes com as redes, o que os levam á morte.




Figura 04 Figura 05 Figura 06


Devido a entrada e saída de navios de grande porte nos molhes da barra , a atividade pesqueira local e o turismo no verão,campanhas de preservação e análise das águas são adotadas como forma de garantir a segurança e a qualidade da vida marinha .
Levando em consideração que há alguns anos ocorreu um crime ecológico comentado pela mídia com vazamento em ácido súlfurico,pela rachadura de casco do navio Bahamas que não apresentava condições apropriadas para transporte de carga perigosa, causando contaminação em uma região bastante considerável, a FEPAM e o IBAMA tem sido encarregados de garantir a análise do material coletado para a recuperação e manutenção maritima.
Hoje todos os cuidados são redobredos em relação a entrada e saída de navios contendo cargas perigosas ao meio ambiente, fiscais portuários em parceria com os órgãos de defesa e preservação ambiental repassam informações importantíssimas aos visitantes que entram e saem de Rio Grande pela órla portuária.



Figura 07


Figura 08 Figura 09

Centro de Recuperação de animais Marinhos (CRAM) recebe o apoio do Museu Oceanográfico no tratamento da fauna marinha, recuperando para devolver ao habitat natural,lá os animais são catalogados e recebem cuidados veterinários . Todos os anos são tratados pinguins, focas, albatrozes, gaivotas, leões e lobos marinhos migratórios de diversos locais do mundo com o auxílio de voluntários da comunidade e universitários de RG. Dentro do CRAM existem o Eco-museu da Ilha da Pólvora e Museus Náutico e Antártico.
Esse trabalho vem sendo intensificado desde 1974 por um admirador das espécies marinhas que com o passar dos anos tornou-se oceanógrafo e hoje é diretor do museu marinho de RG. Durante toda sua caminhada contou com o apoio da comunidade e buscou parceria junto á grandes empresas da região.Conta com o apoio da Petrobrás desde 2000 quando um dos pesquisadores de RG participou da recuperação da fauna marinha num dos maiores desastres ecológicos causados pela Petrobrás no RJ.




Figura 10 Figura 11

O Projeto Lagoa Verde desde 1993, através do desenvolvimento das atividades surgiu a necessidade de conhecer melhor a região habitada pela fauna e flora locais.
Foram realizadas então as primeiras pesquisas relacionadas a análise físico-química,dos nutrientes como também a bacteriologia da água em lugares diversos dos ecossistemas, Observando-se a quantidade e diversidade de aves aquáticas e passiformes e avistando a diversidade de mamíferos aquáticos e terrestres, passa então a ser rigorosamente monitorada uma nova área dentro do RG. Nesse local encontram-se aves migratórias, ratões, preás, além de ser uma área constituida por juncos e plantas aquáticas que alimentam aves e peixes.
Juntamente com a Secretaria do meio ambiente (SEMA) e o IBAMA são realizados diversos trabalhos em prol da biodiversidade local,o que potencializa a conservação e a estrutura da Lagoa Verde para que futuras gerações possam disfrutar da natureza como fonte de vida e riqueza natural da região Sul.
Com uma área de fácil acesso, a região da Lagoa Verde torna-se frequentemente visitada pelos turistas que anualmente fazem-se presente vindos de vários locais para pretestigiar não só as preias mas também áreas arborizadas como esta ,que acaba se tornando alvo de destruição,por isso a importância dos projetos educacionais.





Figura 12 Figura 13



O Programa de Educação Ambiental para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe criado em 1986, abrange uma área considerável do RS, com restingas, banhados, matas nativas, lagoas e praias e toda sua biodiversidade,que atinge Rio Grande e São José do Norte passando por Tavares, é situada entre o Atlântico e a Grande Lagoa dos Patos . Nesse ecossistema já foram encontradas muitas espécies de aves migratórias, além de uma flora medicinal admirada pelos gaúchos. Por ser uma região cercada por vilarejos de pescadores,possui uma comunidade voltada ás questões de manejo e conservação ambiental através do trabalho executado pelo NEMA em conjunto com o IBAMA e ONGS municipais de RG.
A agricultura familiar é forte na região e por isso tem sido intensificado o programa em relação ao uso correto de agrotóxicos, uma vez que pesquisas já apontaram contaminação no solo ,devido ao descarte incorreto de resíduos tóxicos. As comunidades locais tem recebido material impresso e a promoção de palestras intensifica a prática quanto ao uso e sustentabilidade do meio ambiente,enfatizando os recursos renováveis para que a população tenha conhecimento sobre o que pode ser prejudicial também á saúde humana.




Figura 14


O Projeto Mentalidade Marítima foi desenvolvido á partir do interesse da própria comunidade em relacionar-se com as informações obtidas através de palestras e material oferecido pelos órgãos ambientalistas da região, pesquisadores e alunos
das disciplinas de Oceanologia , Biologia e Geografia da FURG.
Visando salientar a importância de um meio ambiente sustentável ,desde 1987 este trabalho vem sendo executado no ensino básico da região por uma metodologia interdisciplinar nas áreas de ciências ambientais, geografia,artes e estudos sociais.De forma que todo tipo de informação possa ser trocada entre alunos e a comunidade.
Algumas atividades são propostas com a interação homem-ambiente, utilizando a sensibilização como forte aliada, passeios ecológicos para dispertar o interesse mútuo de pais e alunos, criação de centros de pesquisa comunitários, dramatização e artes visuais também dispertam um senso comunitário ecológicamente correto, daí o diferencial do projeto, manter a interligação do homem com o habitat na sua forma original,respeitando e conservando todo o patrimônio natural do ambiente marítimo local,bem como a utilização de seus recursos naturais renováveis e irrenováveis,oferecer um aprendizado acessível á todos onde cada ser faça uso de seus próprios métodos para economizar a energia vital para o ecossistema em que habita.


Figura 15

Nos últimos anos a questão ambiental tem sido abordada com muita competência na região de Rg e arredores, devido a expansão marítima, agricultura familiar e a pesca artesanal .Temos ainda muita evolução pela frente quanto á esse aspecto , porém há uma segurança em saber que muitos são os órgãos capacitados em coordenar e implantar projetos que futuramente darão suporte ás gerações que já caminham para um planejamento ambiental nessa região.
Entre esses estão o IBAMA que utiliza a patrulha da PM Ambiental para vistoriar a Reserva Ecológica do Taim, fazer abordagens quanto á caça e pesca predatórias na região, a SEMA que disponibiliza fiscalização , o SGA RG e a VENTO SUL capacitados para licenciamento ambiental, a FURG (com boa estrutura de pesquisa), o MUSEU OCEANOGRÁFICO com o trabalho do CRAM, que recebe animais marinhos de todos os lugares para tratamento e reabilitação para o mar, a CIRM(Comissão Interministerial para os Recursos do Mar), FNMA-MMA (Fundo nacional do meio ambiente-Ministério do Meio ambiente),FEPAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente), que analisa constantemente a qualidade das águas da região , além de todas as Prefeituras municipais, a de RG que tem apoiado a questão do meio ambiente junto á sociedade,com a criação de um depósito para tratamento de resíduos sólidos e coleta seletiva de lixo reciclável direto nos bairros da cidade.
Rio Grande cidade marítima ,como é conhecida, por ser histórica e culturalmente preservada trabalha hoje o conservacionismo não só no aspecto arquitetônico como também no sócio-ambiental, algumas mudanças vindas da própria evolução tecnológica dispertam para necessidade de adaptação ao meio como forma de sustentabilidade. Sendo assim é possível afirmar que muitos dos movimentos consevacionistas ecológicos hoje estão despertando uma série de problemas adormecidos por parte das grandes empresários da rota industrial regional, tornando a prática de auditorias e a legalização cada vez mais presentes na rotina do mercado portuário,comerciário e empresarial .
O que nos leva a crer que a Educação Ambiental intensificada de forma que possa atingir todos os níveis da sociedade,torna-se cada vez mais eficaz quando percebe-se a preocupação da comunidade em geral com a qualidade de vida do meio ambiente, é a mobilização de empresas diversas e formas diferentes de abordagem sobre o assunto. Não que ele seja rotulado como tema do momento, mas como preocupação com o futuro. Questões relacionadas á água, saneamento básico, controle populacional, sustentabilidade,manejo de recursos naturais, estrutura sócio-econômica, além de conceitos de ecologia,são tratados atualmente como prioridades em muitos locais na região Sul,as escolas, os clubes, até mesmo os restaurantes já mostram uma associação á idéia de que uma melhor qualidade de vida se obtem com melhores atitudes,mudanças de conceito tornam tudo isso mais fácil.
À partir do momento em que a população conhecer as consequências de seus atos e no que isso pode interferir do outro lado do planeta , pode-se concluir que todo e qualquer que tenha sido o esforço de pesquisadores, cientistas, ativistas ou até mesmo dos que são contra atitudes preservacionistas ou conservacionistas,não foi em vão. A satisfação de poder fazer parte de uma pequena mudança já nos torna grandes o suficiente para encorajarmos a nós mesmos a continuar mudando,e sempre será só o começo.
Parcerias empresariais, órgãos governamentais e ONGs têm facilitado o desempenho da prefeitura municipal de RG, que pode-se comprovar pela própria opinião pública, quanto ao envolvimento da população com o meio ambiente, a primeira idéia que se tem é de uma interelação positiva.
Torna-se uma satisfação revelar esse resultado de forma que são otimistas as expectativas em torno do que ainda poderá ser realizado dentro do município.
A participação dos alunos do ensino fundamental municipal tem sido de grande importância na elaboração dos projetos , que visam um acesso direto á comunicação e interelação do homem com o meio em que ele vive.
No começo, a implantação de algumas mudanças na questão do tratamento de resíduos sólidos, a construção de um "lixão tratado",como assim se tornou conhecido o espaço destinado ao tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos ,causou uma série de questionamentos á população local devido á presença de agricultura e pecuária familiar nas proximidades .
Mas através da Educação Ambiental, das informações e palestras abertas á comunidade em geral e também com o auxíio de empresários e populares os resultados tem sido favoráveis . Na reciclagem alguns materiais já estão sendo reaproveitados dentro da região, o que proporciona renda ao município e aos moradores locais. Na reutilização são feitas trocas solidárias, como forma de auxílio á população carente,brechós onde são doados diversos objetos reutilizados em benefício das creches , orfanatos e asilos.
Essas entre outras formas de economizar o meio ambiente estão sendo alvo dos educadores e pelos resultados, prevê-se ainda muito mais.
Assim como os benefícios estão acontecendo, também estão surgindo muitos problemas novos , com o aumento das atividades turísticas no verão toda assistência e atenção precisa ser redobrada.
Concluo depois de visitar alguns locais onde a prática da Educação Ambiental é aplicada em RG, que esta tem sido uma atividade de resultados positivos na região e fora dela.


REFERÊNCIAS

NEMA,Projetos de Educação Ambiental. Disponível em : http://www.octopus.furg.br/nema/dunas/dunas.htm. Acesso em : 04/11/2008.

Projetos de Educação Ambiental. Disponível em : , http://www.museu.furg.br/museu_oceanografico.html. Acesso em : 04/11/2008.

CRAM RG (Centro de Recuperação de Animais Marinhos). Disponível em : http://www.museu.furg.br/cram.html. Acesso em : 04/11/2008.

Carvalho Rios , Professor Elieser de. Informações cedidas na visita ao Museu Oceanográfico de RG. Acesso em 02/11/2008.

Autor: Débora Machado Coelho


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