PROFESSORES E ALUNOS: AS POSSIBILIDADES INTERATIVAS DO MUNDO VIRTUAL PARA A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM



O novo cenário educacional tem um grande leque de opções metodológicas, que facilitam as possibilidades de organizar sua comunicação com professores e alunos. O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas interfaces comunicacionais para melhorar a interação entre todos. As novas mídias favorecem a construção cooperativa e colaborativa, o trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos física ou virtualmente, possibilitam a participação de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, de uma investigação sobre um problema de atualidade.

O que muda no papel do professor? Muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. O espaço de trocas aumenta da sala de aula para o virtual. O tempo de enviar ou receber informações se amplia para qualquer dia da semana. O processo de comunicação se dá na sala de aula, na internet, no e-mail, no chat, nos blogs, entre outros recursos... É um papel que combina alguns momentos do professor convencional - às vezes é importante dar uma bela aula expositiva - com mais momentos de gerente de pesquisa, de estimulador de busca, de mediador da aprendizagem. É um papel que exige muita atenção, sensibilidade, intuição (radar ligado) e domínio tecnológico.

Ensinar, nos ambientes virtuais de aprendizagem, com as novas mídias está sendo uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. As novas mídias nos oferecem um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode nos ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
As TICs podem contribuir de modo decisivo para mudar a escola e o seu papel na sociedade. A escola pode passar a ser um lugar da exploração de culturas, de realização de projetos, de investigação e debate. O professor e os alunos poderão ser elementos determinantes nesta nova concepção de educação, mas célere, mas autônoma e mais plurissignificativa. O professor se envolve na aprendizagem com o aluno, com os colegas e com outras pessoas da sociedade em geral, deixando de ser aquele que apenas ensina, para passar a ser, sobretudo, aquele que (co)aprende e promove a aprendizagem.

Autor: Paula Patrícia Santos Oliveira


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