Projeto Arte Educação



PROJETO ARTE EDUCAÇÃO

JUSTIFICATIVA

A Escola de período integral é uma realidade que está presente na educação de todo o país, projetos audaciosos e embasados em estudos de instituições de pesquisa seguem a vertente de que a educação de período integral vai se tornar uma realidade em todo o país.
Pensar e agir com a idéia de uma escola de período integral requer uma série de mudanças na grade curricular, priorizando o aluno e as suas múltiplas inteligências, faz com a unidade escolar atendida possa oferecer oficinas extra-curriculares na grade curricular do aluno.
A Arte que valoriza a cultura dos alunos e propicia a formação do cidadão deve ser contemplada de maneira dinâmica e holística em busca de vivencia, participação e apresentação da mesma.

OBJETIVOS

Oportunizar a vivência na Arte Educação para os alunos desde as séries iniciais até as séries finais, com um profissional da área de Artes.
Trazer possibilidades de trabalhos envolvendo a Arte Educação aos alunos de todas as idades.
Trabalhar com a Arte de maneira dinâmica explorando todas as possibilidades no campo.

DESENVOLVIMENTO
A concepção de arte no espaço implica numa expansão do conceito de cultura, ou seja, toda e qualquer produção e as maneiras de conceber e organizar a vida social são levadas em consideração. Cada grupo inserido nestes processos configura-se pelos seus valores e sentidos, e são atores na construção e transmissão dos mesmos. A cultura está em permanente transformação, ampliando-se e possibilitando ações que valorizam a produção e a transmissão do conhecimento. Cabe então negar a divisão entre teoria e prática, entre razão e percepção, ou seja, toda fragmentação ou compartimentalização da vivência e do conhecimento.
Este processo pedagógico busca a dinâmica entre o sentir, o pensar e o agir. Promove a interação entre saber e prática relacionados à história, às sociedades e às culturas, possibilitando uma relação ensino/aprendizagem de forma efetiva, a partir de experiências vividas, múltiplas e diversas. Considera-se também nesta proposta a vertente lúdica como processo e resultado, como conteúdo e forma. É necessário que se pense o lúdico na sua essencialidade.

Autor: Noir Zaia


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