Educar: uma missão que não é fácil



Educar não é uma tarefa fácil nem para os pais , nem para os educadores. Para que o aluno ou filho cresça em plenitude em harmonia, é necessário orientar e estimular o crescimento interno o lado da emoção, sempre atento aos principios da ética, moral, respeito e limites.
Educar é um ato generoso de troca tanto entre educador e o aluno entre pais e filhos, portanto, os educadores e os pais devem criar os estímulos necessários para que o aprendizado se desenvolva de forma consciente e plena.
Viemos em um momento em que a sociedade e a família abraçam o ¨individualismo¨, não mantendo mais o coletivo, mas a lei do ¨salvar-se quem puder¨, onde qualquer limite imposto ao desejo, se aos filhos ou aos alunos,é considerado tirânico.
Quando os pais abrem mão da autoridade ( autoridade= uso do poder/ autoritarismo= uso do poder para subordinar o outro em benefício próprio), negam uma de suas funções principais que é educar, o qual se cria condições para que os filhos sejam autônomos, tornando-se pessoas livres e felizes devendo para isso, colocar-se objetivos , avaliar sempre a suas possibilidades e necessidades, ponderar as conseqüências de seus atos. Refrear seus impulsos destrutivos.
Os pais devem reconhecer e respeitar a individualidades dos filhos sem abolir regras, limites, pois sem eles gerar-se-ão filhos tiranos, aqueles que querem a qualquer preço realizar seus desejos, impondo o seu poder sobre os outros.

Autor: Advaldo Cordeiro Do Amaral


Artigos Relacionados


Para Sempre

Textos Pequenos Com Grandes Impactos Na Educação

Palmadas.

EducaÇÃo Dos Filhos: Tarefa DifÍcil

Disciplina E FamÍlia

Reflexões Diárias Dos Profissionais Da Educação.

EducaÇÃo No Lar