O DESAFIO TECNOLOGIA X EDUCAÇÃO



O grande desafio do século XXI no campo educacional, tem sido o de conciliar a tecnologia com o processo de ensino-aprendizagem. Para alavancar o desenvolvimento da tecnologia no interior da sala de aula o governo tem tomado iniciativas, como por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), lançado em 1997, apresentando como objetivo a promoção da utilização pedagógica da informática na rede pública de educação básica.
Segundo Fagundes (2011) o referido programa não atingiu suas metas iniciais, as quais correspondiam à instalação de 300 mil computadores nas escolas públicas, detectando-se mais tarde que somente 4% das escolas das capitais receberam os equipamentos, sem contar que estes já estão inapropriados para o uso, e pior, muitos professores não possuem formação compatível para o uso de recursos tecnológicos.
Uma pesquisa realizada em 2009, pela Fundação Victor Civita e Ibope Inteligência e a LSI-TEC, revelou que falta de equipamentos não é mais um empecilho, na realidade o desafio principal é capacitar os docentes para que saibam aplicar determinados recursos tecnológicos em suas aulas, visando uma aprendizagem satisfatória dos alunos.
Atualmente, a aquisição de equipamentos está mais barata, e as políticas públicas tem focado no sentido de modernizar os currículos escolares, inserindo conteúdos e atividades interdisciplinares que apliquem ferramentas tecnológicas, propiciando mais realidade às aulas do dia-a-dia. Todavia, o sucesso da política educacional e a eficácia do processo de ensino e aprendizagem não dependem unicamente de novos aparelhos, a figura do professor é importante, do ponto de vista que suas concepções e experiências contribuem para o aperfeiçoamento e aprendizagem do educando.
O não investimento na capacitação docente é um dos fatores pelo qual a aprendizagem tem sido ineficaz na sala de aula. Não adianta investir em equipamentos de última geração e não levar em consideração o capital humano. Somente unindo a tecnologia e o docente em prol do uso pedagógico desta ferramenta é que se abrirá portas para a aquisição de novos conhecimentos pelo aluno.






BIBLIOGRAFIA

FAGUNDES, Léa da Cruz. Computadores na escola: uma lenta conexão. Revista Nova Escola. Edição n. 239. Janeiro/Fevereiro. 2011.

FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras. Relatório Final. 2009. Disponível em: Acesso em: 13 de fev. 2011.

Autor: Adriana Santos Da Silva


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