TENNESSEE WILLIAMS ? "A STREETCAR NAMED DESIRE"




1.0 ? Biografia de Tennessee Williams:

Thomas Lanier Williams nasceu em Columbus no dia 26 de março de 1911, vindo de uma família pobre e problemática, seu pai era alcoólatra e viciado em jogos, que agia com violência sobre todos da família. A mãe de Thomas, Edwina Dakin Williams, tinha um humor instável. Williams buscou inspiração para escrever, mediante os muitos problemas familiares. Segundo ele mesmo declarou em uma entrevista concedida na década de 70: "Descobri na escrita uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável".
Durante a carreira de dramaturgo estadunidense, adotou o pseudônimo de Tennessee Williams. Williams foi o vencedor do Prêmio Pulitzer por A Streetcar Named Desire em 1948. Em 1980, foi presenteado com a Presidential Medal of Freedom pelo presidente Jimmy Carter. T.Williams faleceu em Nova Iorque no dia 25 de fevereiro de 1983 após ter se engasgado com uma tampa de garrafa em seu quarto.

1.1 ?Resumo da Obra:

Na peça A Streetcar Named Desire, Blanche DuBois é uma professora de inglês vinda de uma tradicional família do Sul dos EUA. Após perder a fazenda da família, ela vai passar uns tempos na casa da irmã Stella, casada com o operário Stanley Kowalski. O choque de culturas entre a aristocrática Blanche com o cunhado grosseirão é o que dá a tônica para toda a peça, com Stella se desdobrando para representar um ponto de equilíbrio entre personalidades tão opostas. A tensão do relacionamento entre os três vai num crescendo até que revelações sobre a vida pregressa de Blanche forçam o clímax da história. Inúmera adaptações da obra foram feitas, levando Tennessee aos cinemas, às óperas, à novelas e muitos outros meios de entretenimento.

1.2 ? Alguns estudos sobre a obra:

Alguns trabalhos acadêmicos consideram que há um constante conflito entre a realidade e a fantasia. Blanche, em determinada cena, diz: "I don't want realism, I want magic" De acordo com alguns críticos, "Blanche engendra um casulo linguístico para sua proteção". Blanche cria seu mundo de fantasias com as características do meio que conhece, tais como ser donzela, beleza sulista ou professora de escola. Ela utiliza seus relatos para criar uma fachada sob a qual esconde-se da realidade, guardando segredos numa tentativa de voltar à glória do passado, e ilustrando sua inabilidade para transmitir aos outros seu senso de normalidade. O contraste entre Blanche e Stanley pode ser entendido como reflexo da oposição: a falsa, ilusória e decepcionada mulher, versus o rude, brutal e animalesco marido de sua irmã, a realidade em sua presença física. Além disso, muitos estudos mostram que a peça tem um enorme tom autobiográfico, comparando o comportamento de Stanley com o de Cornellius Williams, pai de Tennessee; o de Blanche com a irmã de T. Williams e o comportamento de Stella com a da mãe de Tennessee Williams. Outras vertentes de estudo, já mostram que a célebre obra de Williams, não tem por si só uma característica autobiográfica, mas sim uma enorme crítica à sociedade hipócrita e cheia de falsa moral, que vivia no período em que passa a peça.
De acordo com alguns Críticos, é certo afirmar que Tennessee Williams defende o homem desprendido dos costumes e das responsabilidades impostas pela sociedade. O autor despreza a mediocridade da sociedade norte-americana, representada em suas obras pelos homens de negócios e suas mulheres submissas. O casamento é visto apenas como um acordo entre duas pessoas que se habituaram a viver juntas, criando uma espécie de tolerância para manter uma estabilidade social. Quando Blanche executa a tarefa de entreter Mitch em um encontro e fracassa, a personagem reconhece o papel das mulheres na sociedade tradicional que devem satisfazer seus homens a partir de uma representação da mulher frágil e submissa, ou entregar-se aos homens como uma prostituta.

Autor: Débora Thalyta Moura Paraense Borralho


Artigos Relacionados


Análise Comparativa Das Personagens Capitu (dom Casmurro) E Helena (helena)

A Origem Da Literatura Americana

Livro Metacompetência

Da Condição Humana

Inclusão Social De Portadores De Síndrome De Williams-beuren (swb)

A Mulher Na Sociedade Vitoriana

Mulher Brasileira