A formação educacional sob o ponto de vista da oposição ocidental:



A formação educacional sob o ponto de vista da oposição ocidental:
entre o corpo, imaginação, paixão e razão, entendimento, conhecimento.

A cultura é constituída por sistemas de comunicação produzidos pelo homem como textos, gestos, jogos e até cerimônias religiosas que obedecem às regras divulgadas pela cultura que está em vigor. A comunicação entre essas diferentes culturas permite que as produções como por exemplo a dança, a música e outras, sejam transmitidas, ocorrendo consequentemente a troca entre os diferentes saberes.
Assim sendo o corpo, faz parte dessas construções culturais e pensar o corpo na educação é compreender que o corpo não é uma apenas uma ferramenta das rotinas educacionais. As ações cotidianas em um ambiente escolar como ler, escrever, cantar, brincar, interpretar, ouvir estórias, jogar, são produções do ser humano que é corpo também. Desse modo, os gestos podem e devem ser utilizados como tema nas práticas educativas propostas nos currículos.
Devemos pensar a educação a partir da compreensão do corpo humano na sua relação entre sí, na relação com o outro e com o ambiente.
Para Freire (1991) a aprendizagem formal, está presente de corpo inteiro. Pois o ser que pensa é também o ser que age e que sente. O sujeito realiza-se e se constrói, movido pela intenção, pelo desejo, pelos sentidos, pela emoção, pelo movimento, pela expressão corporal e criativa.
Portanto, a educação tem o desafio de despertar a individualidade do sujeito e possibilitar a sua constante transformação, compreendendo a aprendizagem e o sujeito como um todo, de maneira ampla e com um novo olhar.
Deve também ser capaz de revelar a criatividade de um corpo, despertando as formas de vida obrigatórias para a sobrevivência do homem.

Referencial

FREIRE, J. B. De corpo e Alma O discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991.


Autor: Marcelo Silveira Flaquer


Artigos Relacionados


Uma Educação De Corpo Inteiro

Crescer Em Movimento: Uma ReflexÃo PedagÓgica

Corporeidade E Educação

Educando Com O Corpo

Cicatriz

A DanÇa Como ManifestaÇÃo Da Cultura Corporal No CurrÍculo Da EducaÇÁo FÍsica Escolar

A Formação Educacional Sob O Ponto De Vista Da Oposição Ocidental: Entre O Corpo, Imaginação, Paixão E Razão, Entendimento, Conhecimento.