Competências e Ambiente Virtual de Aprendizagem.



O papel do docente na educação passou e passa por transformação visto que as mudanças no mundo corporativo impulsionam os ajustes educacionais, há poucos anos atrás a educação profissional estava pautada na transmissão de conhecimentos visando à construção de competência técnica, isso ocorreu devido às exigências de mercado que focava basicamente os meios de produção, devido algumas mudanças no comando do país e como novas diretrizes das empresas, sendo assim, novos ajustes na formação, aperfeiçoamento e capacitação de profissionais, e consequentemente alteração no comportamento e ação do docente, tornam-se necessárias mudanças na forma de transmitir as informações e construir o conhecimento.
A nova estrutura da educação profissional exige uma postura diferente do educador, visto que somente a aquisição de competência técnica deixa de ser suficiente, há a necessidade que em conjunto se desenvolva o profissional em suas habilidades sociais, desta forma, o docente passa da função de professor, que é transmissor de conhecimento, para a de educador que apresenta uma abordagem comportamental em que o ser humano é visto como ser integral buscando o alinhamento do desenvolvimento pessoal e profissional, a ação docente na educação profissional visa à educação das competências e também das sensibilidades, pelo fato de que as pessoas são dotadas de necessidades físicas e psicológicas, e a eficácia do processo educacional se dá à medida que se atende a ambas as necessidades. Pretende-se compreender o significado de competências no contexto da ação docente, não somente para um saber fazer, mas também para um saber pensar e agir mais significativo e mais comprometido com a aprendizagem.
A educação mediada pelas tecnologias de informação e de comunicação faz emergir novas possibilidades ao ensinar e ao aprender, incluindo-se nisso a educação a distância. Em todos os níveis de ensino observa-se uma crescente inovação educacional pela adoção das tecnologias e consequente virtualização das práticas pedagógicas, assim como uma diversidade de usos em relação aos meios e às metodologias de ensino. Os ambientes virtuais de aprendizagem atendem a esses aspectos, pois favorece a construção de espaços de comunicação, de informação, de colaboração e a formação de redes de aprendizagem e de gerenciamento acadêmico e escolar
Autor: Vérlei Silva


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