Recife De Corais



Quais os impactos ambientais sofridos por este ecossistema na praia de Boa Viagem (litoral sul pernambucano) nos últimos anos e suas perspectivas futuras? 
    
Um Recife de coral, sob o ponto de vista geomorfólogico, é uma estrutura rochosa, rígida, resistente á ação das ondas e correntes marinha, e constituídas por organismos marinhos portadores de esqueleto calcário. No entanto os recifes de corais estão seriamente ameaçados. Estima-se que 27% dos recifes de corais no litoral de Pernambuco já foram degradados de forma irreversível. No ritmo atuais previsões indicam uma perda semelhante ocorrerá nos próximos 30 anos. A ameaça à biodiversidade marinha, ocorre principalmente quando este ecossistema esta sendo apontado como o primeiro e maior ecossistema a sofrer impactos significantes, provocados principalmente por mudanças climáticas. O fenômeno de branqueamento dos corais merece indiscutível atenção, tem como causador o aquecimento global, provocado por um aumento da temperatura da água, (acima 280º C) e aumento da fotossíntese e liberação de toxinas, causando a morte e consequentemente um desequilíbrio nesse ecossistema. A proposta de progresso trouxe para Pernambuco precisamente no litoral Sul, o Porto de Suape, Agregado a esta engenhoca do homem veio talvez um dos maiores crimes ambientais já visto no nosso estado. Com grandes proporções, houve visivelmente desequilíbrio ambiental com a destruição e aterro de manguezais e dinamitação de uma população de recifes de corais.

Mas se não bastasse ainda há outras ameaças como: o turismo desordenado, este então tem sido motivo de preocupação aos órgãos ambientais. Os impactos provocados por usos humanos como a pesca predatória, a poluição, o mergulho indiscriminado, também aceleram a degradação desse ecossistema. Os recifes de corais são à base da sobrevivência, de espécies, inclusive pelágicos, que "não vivem nos corais", mas utilizam seus arredores para reprodução. Impactos naturais geralmente não destroem os recifes de corais quando isolados. Mas as mudanças climáticas vêm ganhando destaque ao longo da década, à medida que os cientistas ampliaram o conhecimento do elo entre emissões de gases de estufa, temperaturas globais em ascensão, elevação do nível do mar entre outras são fatores que estão intimamente ligados à destruição e morte dos recifes de corais.

Os eventos de ordem natural acontecem mais ou menos assim, os oceanos estão em aquecimento constante, provavelmente resultados das mudanças climáticos, estressam os corais a ponto de expelirem as algas que os habitam, deixando-os "branqueados". Além de toda sua imprescindível existência para o equilíbrio da cadeia alimentar, os recifes têm principalmente a característica de proteger as praias de erosão, servem de abrigo para reprodução e limpeza de milhares de animais marinhos. São extremamente sensíveis a pequenas variações estressantes de temperatura, salinidades, toxinas e até a luz. Se sua capacidade para buscar alimentos e energia não for sanada pelos pólipos (que eles têm), o coral termina morrendo. As atividades antrópica, mas comum é o aporte de origem terrestre, devido à intensa atividade agrícola e turística da região. A extração de corais é outra prática que ocasiona danos irreversíveis. A pesca é outra atividade importante e relevante a comunidade costeira, mas também contribui para degradação, visto que muitas vezes não há uma preocupação na preservação das espécies ali existentes. A pesca "esportiva" também causa danos. Outro fator agravante é o turismo, estima-se que em média essa área receba 3000 pessoas nos finais de semana;  Com picos de até 4729 visitantes por dia. (Não foi considerado períodos de eventos). A falta de diretrizes turísticas mais voltadas á conservação, também caracteriza uma ameaça ainda maior aos recifes de corais. Outro fator alarmante é os desmatamentos litorâneos daquela região, pois causa excesso de sedimentação (siltation), empobrecendo o solo e invadindo mar adentro, atingindo os recifes. Um mega estudo realizado por biólogos americanos, estima que, se nada for feito para reduzir a ação predatória do homem, os corais podem desaparecer em menos de 100 anos.


Autor: Jaqueline Marinho


Artigos Relacionados


Aquecimento Global: Uma Ameaça A Vida

Aquecimento Global

O Efeito Estufa

O Aquecimento Global E Suas Tempestades

Importância Da Apicultura

Uma Terra Febril

Você Já Parou Para Pensar Sobre O Aquecimento Global?