Dengue: Um mal que precisa ser conhecido para ser combatido



A dengue, doença viral transmitida por um mosquito, vem acometendo um número muito alto da população brasileira e mundial. Porém, questiona-se: como pode a população combater a dengue sem tomar conhecimento de suas características? Como aqueles que não sabem quais as medidas que devem tomar para combater a doença podem fazê-lo? Como reconhecer seus sintomas se estes são semelhantes aos de tantas outras doenças?
Sendo assim, a presente pesquisa (intitulada Dengue: um mal que precisa ser conhecido para ser combatido) apresenta uma temática de relevante importância social, pois pretende orientar os leitores sobre o risco da dengue, de maneira a conscientizá-los sobre as atitudes a serem tomadas para que a incidência dessa doença possa diminuir. Assim, serão levadas informações necessárias sobre os sintomas, forma de contágio, de prevenção e de tratamento desta doença a todos que tenham a oportunidade de se apropriar do conteúdo deste escrito, para que assim o seu combate seja possível.
A incidência de dengue no Brasil e no mundo vem aumentando no decorrer das últimas cinco décadas, por isso a preocupação dos governantes e da população relacionada a esse problema que pode levar à morte, também deve aumentar.
No Brasil, especificamente, a preocupação deve ser redobrada, pois segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o nosso país respondeu por quase dois terços dos casos de dengue nas Américas em 2007.
Dessa forma, a presente pesquisa foi desenvolvida por considerar extremamente importante a discussão sobre a dengue, por acreditar que soluções possíveis para combater esse mal podem ser tomadas pela população no dia a dia e pelos governantes em seus projetos de ação, especialmente pelo setor dos governos (municipal, estadual e federal) responsáveis pela manutenção da saúde pública.
No desenvolvimento desta pesquisa, a metodologia empregada foi a Pesquisa Bibliográfica, que segundo Mascarenhas (2009) é:

Considerada a mãe de toda pesquisa, fundamenta-se em fontes bibliográficas, ou seja, fontes escritas, portanto, a uma modalidade específica de documentos, que são obras escritas [...] (p.135)

Foram consultados vários sites da internet e alguns livros e impressos (revistas e folhetos) sobre a temática. A escolha do tema se deu devido à polêmica no que se refere à contradição observada em relação às medidas de prevenção, ou seja, pode-se considerar muito fácil prevenir a dengue, porém, muitas pessoas ? por falta de informação ou por negligência ? não fazem sua parte e acabam por colocar em risco a saúde e até a vida de seus familiares, vizinhos, amigos e a própria.
O capítulo I apresenta uma retrospectiva histórica, uma linha do tempo da dengue, analisando o surgimento, o desenvolvimento e a incidência da doença desde sua descoberta até os dias atuais. São apresentados também dados estatísticos sobre a situação da dengue no Brasil e no mundo.
O capítulo II traz informações sobre a forma de apresentação da doença, os tipos de dengue, as características de cada tipo, seus sintomas e o diagnóstico médico para cada caso.
O capítulo III indica atitudes de prevenção e combate à dengue e detalha o seu tratamento, além de discorrer sobre as dificuldades encontradas pelos governantes e pelos profissionais empenhados neste combate.
O capítulo IV caracteriza o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e sobre sua epidemiologia, para que este possa ser identificado e diferenciado dos demais insetos. Este capítulo informa ainda como se dá a transmissão do vírus da dengue.
Este estudo pode interessar aos profissionais da área de saúde e a todos aqueles preocupados informar-se sobre esta doença tão comum e tão séria, a fim de colaborar com a preservação da saúde própria e alheia.


Autor: Flávia Alves De Jesus


Artigos Relacionados


A Percepção Do Acadêmico De Enfermagem Em Relação à Dengue

É VerÃo, Cuidado Com Os HÓspedes

SituaÇÃo EpidemiolÓgica Da Dengue Na RegiÃo Centro-oeste

Diretoria Promove Palestra Sobre A Dengue

Diretoria Promove Palestra Sobre A Dengue

Projeto Goiânia Vencendo A Dengue

A Dengue No Brasil E No Rio De Janeiro