Diferença entre Eficiência e Eficácia



Eficácia ? é uma situação em que os objetivos são alcançados. Aqui a preocupação está com os fins, com os resultados.
Ex 1 ? Irei ao Rio de Janeiro ? Não importa se de ônibus, carro próprio, moto, avião, á pé ou á cavalo. Não importa o tempo gasto nem o custo. Meu objetivo é chegar lá.
Ex 2 ? Estudante que busca a graduação. Não importa se cumprirá com seis anos, cinco, quatro, ou três e meio. Não importam as dependências. Quando acontecer a colação de grau, o objetivo estará cumprido.
Ex 3 ? Professor que deseja ir á porta da sala e não se preocupa se precisará contornar todas as filas ou se irá pelo caminho mais curto e reto. Chegando á porta estará feliz.
Eficiência ? é a garantia da melhor utilização possíveis em termos de racionalização e otimização no uso dos recursos organizacionais de forma que os objetivos sejam alcançados minimizando custo, perdas e melhorando os sistemas. Aqui a preocupação é com os meios.
Ex 1 ? Irei ao Rio de Janeiro ? Devo planejar: Quanto tempo tenho para isso? Qual o transporte menos dispendioso? Quanto dinheiro será necessário? Meu objetivo aqui é chegar ao Rio com o menor custo e menor esforço.
Ex 2 ? Estudante que busca a graduação ? Quantos anos de curso fará? Que postura adotará para minimizar custos e tempo? Aqui o objetivo é otimizar recursos para se formar no menor tempo com o maior aproveitamento.
Ex 3 ? Professor que deseja ir á porta. Escolherá o caminho mais curto, reto e que despende menos esforço para chegar até lá.
A união da eficácia com a eficiência gera a competência.
Autor: Daniely Lopes De Oliveira


Artigos Relacionados


Marketing Para A Pequena E Media Empresa

Porta

Amigo

Somente Por Hoje

Seja Bem Vinda

Administração Por Objetivo

Monografia Custos