EAD e atualidade: os novos caminhos que se descortinam no mundo globalizado



Introdução
O surgimento da "globalização" ou "Sociedade da Informação" no final do século XX, caracterizou-se pela disseminação da informação e do conhecimento. Com isso, o uso dos computadores se faz cada vez mais evidente em todas as áreas da sociedade. Esta nova tecnologia estimula a busca de mais informação e de um maior número de relações entre as informações, além de promover a cooperação entre seus usuários. (PINHEIRO, 2007)
Esta versão moderna da "Revolução Industrial" levou ao desenvolvimento de várias áreas relacionadas à Tecnologia da Informação, sendo que uma das áreas mais beneficiadas foi a da educação. O surgimento de novas tecnologias possibilitaram o surgimento da EaD (Educação a Distância), um conceito de aprendizagem já bem antigo. A Tecnologia da Informação ajudou a transmutar a ideia de "ensino de baixa qualidade e pouco eficiente" em uma das formas mais modernas, procuradas e acessíveis de aprendizagem no cenário da educação atual.

A expansão da EaD
Educação a Distância ou (EaD) é um método de aprendizagem em que não há uma interação física entre o aluno e o educador, que mantém contato através de diversas ferramentas: computador, apostilas, mídias digitais, entre outros.
O ambiente de ensino migrou da sala de aula, para um ambiente virtual com diversos recursos e ferramentas que possibilitam ao aluno realizar diferentes tarefas propostas pelos professores.
Diversas instituições de ensino já aderiram a EaD. Os cursos de pós-graduação e extensão são os que mais são oferecidos na modalidade a distância, pois o fato de serem mais curtos e mais específicos facilitam não só a procura como a continuidade do aluno até a sua conclusão. No entanto, hoje, muitas instituições já oferecem seus cursos de graduação a distância. Contudo, isso não é uma tarefa fácil, o curso precisa ser muito bem planejado e contar com profissionais habilitados para lecionar utilizando esse método. Pesquisas comprovam, entretanto, que o fato do aluno não precisar sair de casa para obter um diploma de graduação causa certo comodismo e por não precisar frequentar as aulas de modo tradicional, esse estudante acaba perdendo o interesse com o passar do tempo.
Um dos pontos de maior preocupação na modalidade de ensino a distancia, diz respeito à qualidade do curso, esse é um fator importantíssimo e que a instituição de ensino deve levar em conta ao implantar a educação a distancia.
De acordo com (CHAVES, 1999) muitas das instituições interessadas em EAD hoje estão procurando meios de reduzirem os custos de desenvolvimento, no entanto, isso acaba refletindo na qualidade do curso. Em vez de usar meios de comunicação caros, como televisão e vídeo, essas instituições empregam predominantemente texto publicados na Internet, pois o custo é pequeno, tanto no desenvolvimento como na entrega. Além disso, para não aumentar o custo de desenvolvimento, o texto é muito pouco trabalhado, consistindo, muitas vezes, de textos que não foram elaborados para serem publicados em forma impressa. Desta forma, a EAD acaba não passando de um ensino por correspondência em que os textos são distribuídos pela Internet e não pelo correio convencional. Quando a EAD é entendida apenas como disponibilização remota de textos, ainda que acompanhada por outros recursos, é de crer que a sua razão custo/benefício, quando comparada à do ensino presencial, seja bastante favorável, resultando, porém, em uma queda de qualidade no processo.
A popularização do ensino a distância, fez com que as instituições de ensino abrangessem cada vez mais áreas de sua atuação, o que antes era restrito a cursos de curta duração e especializações, foi ampliado ao ensino técnico profissionalizante para atender as novas exigências do mercado de trabalho.
No âmbito da política de expansão do ensino profissional, o Ministério da Educação, através da Secretaria da articulação da Educação à Distância e do Departamento de Formação Profissional e Tecnologia, lança o programa da Escola Técnica Aberta no Brasil (e-Tec). Trata-se de um passo importante para a democratização do acesso do público ao ensino técnico gratuito através da modalidade de educação à distância (EAD), com o objetivo de levar cursos técnicos em áreas distantes de instituições de ensino técnico e na periferia das grandes cidades do Brasil (MEC, 2007a).

O programa e-Tec
O programa se constitui em duas partes. Na primeira os Municípios, os Estados e o Distrito Federal podem apresentar propostas de adequação de escolas de ensino fundamental, ensino médio e escolas técnicas para que as mesmas sediem os cursos de educação profissional técnica de nível médio, na modalidade à distância (pólos de apoio presencial). Na segunda parte, as instituições públicas municipais, estaduais e que ministram ensino técnico de nível médio (Universidades, Centros de Educação Tecnológica, Faculdades de Tecnologia, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas) apresentam seus projetos de cursos a serem ofertados nessa modalidade.
Cabe ao Ministério da Educação (MEC) analisar e selecionar, através de comissão responsável, as propostas oferecidas (MEC, 2007a).
Conforme Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007, cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios, a função de equipar a escola com toda a infra-estrutura necessária para receber o programa e-Tec.
Essa infra-estrutura é composta de laboratórios pedagógicos, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos de acordo com cursos ofertados, salas de aula, salas de orientação educacional, anfiteatros e salas de leitura, pesquisa e atendimento presencial aos alunos e outros (MEC, 2007b).

Os Métodos e Ferramentas de Aprendizagem
No EaD existe uma coleção de ferramentas que possibilitam ao aluno uma série de interações no seu ambiente de aprendizagem. No caso do e-Tec os cursos são oferecidos através da plataforma MOODLE, que conta com Chat, Fóruns de Discussão, Glossário, Listas de exercícios, Avaliação online, Questionários, Wikis, Vídeos e Textos online, além dos materiais impressos e Multimídia.
Além das citadas anteriormente, a EaD conta ainda com uma série de outras ferramentas que contribuem para a melhoria da qualidade no processo de ensino/aprendizagem, que em seu artigo sobre Tecnologia pra EaD via internet, BRITO (s.d.) destaca diversos ambientes de EaD com uma ampla variedades de tecnologias e ferramentas, que possibilitam a criação, administração e manutenção de cursos a distância, contendo diversos recursos de interação proporcionando um fácil estabelecimento de comunicação, entre os envolvidos no processo de ensino, bem como sua relação com o conteúdo didático disponível. Dentre elas:
WebCT: é uma ferramenta voltada à construção de ambientes educacionais para a web. São páginas WWW, construídas pelos próprios professores, que podem personalizar o ambiente incorporando novas ferramentas ou alterando o layout do curso além de possibilitar a criação de grupos de trabalhos. Outras ferramentas utilizadas são: chat, auto-avaliação, controle de acesso, lista de discussão, correio eletrônico, geração de índices automáticos, calendário de curso, homepage de alunos, pesquisa de conteúdo de cursos, caderno de anotações, etc.

Web Course in Box (WCB): O ambiente contém ferramentas de comunicação, administrativas, avaliação e didáticas, tais como: fórum e chat e e-mail para contato com o professor; notícias do curso e agenda, exercícios auto-corrigíveis, transparências e referências na web, e ainda a possibilita alunos e professores criarem suas próprias home-pages

Lotus® LearningSpace: É um software comercial composto por módulos, que cria uma infra-estrutura virtual necessária para o ensino a distância, permitindo que apostilas, anotações de aula, gráficos, tabelas e vídeos sejam acessados de forma remota, via Internet ou na intranet de uma instituição.

TopClass: O ambiente usa o conceito de turmas, onde os alunos matriculados terão a sua disposição os cursos oferecidos, que podem ser ofertados para apenas um aluno, ou turma específica. O ambiente possibilita ainda, o estudante visualizar a sua progressão no curso consultando seu registro de classificações.

Conclusão
Atualmente o uso da EaD vem aumentando constantemente em todas as instituições de ensino. O fato é que, independente do curso, seja ele graduação, pós graduação ou técnico, a Instituição deve ter um planejamento e uma equipe de profissionais qualificados na área. O fato do Programa e-Tec oferecer cursos técnicos reforça essa idéia, pois o programa visa formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho tanto quanto os cursos presenciais tradicionais.
Não resta dúvida que o Ensino a Distância vai se expandir cada vez mais nos próximos anos, e esta expansão acarreta um conseqüente aumento na qualidade e nos métodos de ensino. Cabe às Instituições investir pesado nesta área, empregando novas tecnologias e recursos em seu departamento de EaD, pois o mercado exige um profissional cada vez mais qualificado, mesmo para aqueles que já estão empregados, o que gera uma procura grande por cursos a distância que não exigem um horário de estudo pré-estabelecido, o que muitas vezes causava um empecilho a pessoas que não dispunham de um horário fixo para estudar.
Através do Programa e-Tec, diversos Institutos Federais conseguiram investimentos do Governo para organizar seus já tradicionais cursos presenciais na modalidade a distancia. A procura muito grande repercute no aumento de municípios interessados em instalar um polo de apoio presencial em uma de suas escolas municipais, gerando um interesse dos moradores a aprimorar-se cada vez mais, visando uma formação de qualidade e uma colocação melhor no mercado de trabalho.

Bibliografia

BRITO, Mário Sérgio da Silva, Tecnologias para a EAD Via Internet, s.d. Disponível em: www.lynn.pro.br/pdf/educatec/brito.pdf, consultado em: 16 de fevereiro de 2011.

CHAVES, Eduardo O. C. Tecnologia na Educação, Ensino a Distância, e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: Conceituação Básica, 1999. Disponível em: chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/EAD.htm#_ed*, consultado em: 16 de fevereiro de 2011.

MEC, Ministério da Educação. E-Tec Brasil ? Escola Técnica Aberta do Brasil, 2007a. Disponível em: etecbrasil.mec.gov.br/conteudo.php?pagina_id=23&tipo_pagina=1, consultado em 02 de julho de 2009.

MEC, Ministério da Educação. Estabelecimento de apoio presencial, 2007b. Disponível em: etecbrasil.mec.gov.br/conteudo.php?pagina_id=30&tipo_pagina=1, consultado em 02 de julho de 2009.

PINHEIRO, J. M. S. O computador na escola, 2007. Disponível em: www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_computador_na_escola.php, consultado em 12 de agosto de 2009.

Autor: Leone Milane Mathias


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