Memórias de um louco ilógico



MEMÓRIAS DE UM LOUCO ILÓGICO

 

Sobre o fim, parece que ele nunca chega. Será que realmente existe? Escutei muito falar do ‘cara’. Mas nunca Ouvi. Se tiver que escutar, é preferível ser surdo. Há inúmeras vantagens em ser assim. Dormir é melhor que acordar. Deve ser por isso que todos vivem dormindo depois que nascem. Nunca vi ninguém acordado. Deve ser também porque ‘ninguém’, não existe.

A ‘velhice’ pode trazer sabedoria. Melhor é ser sábio jovem. Mas, jovem não ‘casa’ com sabedoria. A sabedoria não quer se unir com jovem. Porém, jovem sabe muito. Sabe tudo. Tudo de nada e nada de tudo.  Jovem é esperto, finge que pode fingir que sabe tudo. Resumindo, nada sabe.

Ele queria viver. Então, a vida não queria ser Vida. Disfarçou-se de Sofrimento. Foi melhor assim, ninguém mandou querer viver tanto. Sofreu enquanto esteve vivo. Coisas da vida!

É bom saber tocar. Violão, guitarra, baixo, bateria. A sogra, os vizinhos, os amigos. Devagar vamos aprendendo a ‘tocar várias coisas’.

Era assim que Joe acordava todos os dias. Sua manhã era cheia de pensamentos reflexivos e inóspitos. ‘Figura’ de ideias um tanto curiosas ele estava a pensar nessas últimas semanas sobre o Sentido da Vida.

Joe achava que o Sentido da Vida não deveria estar no Amor. Este, no seu real Sentido, quase pessoa alguma o sente, a não ser o Amor materno. Já o carnal, dura até no máximo seis segundos. Se você estiver bem de saúde. Logo após e, na maioria das vezes, o cigarro torna-se o personagem principal. Se tiver dinheiro para comprá-lo, é claro! Quem não tem inventa outro sentido. Para o Amor? Não, para fumar o cigarro.

No trabalho, também é complicado dizer, pois, grande parte das pessoas não gosta do que faz. Faz por necessidade financeira. Estudam para não sei o quê e, nem pra quê.

Na religião também não. Besteira discuti-la. Em Deus? Caso sério. Tão sério que Joe nunca recebeu um email dele. Quando recebe algum, é de pessoas querendo ser ele sem saber quem é Ele. Faz Sentido?

Será que o Sentido da Vida está no sucesso? Não é possível. As pessoas ‘famosas’ que Joe ouvia falar eram depressivas, ‘mal amadas’, infelizes, cuidavam mais do corpo que da mente, (raras exceções). Enfim, pouco entendia da Vida ao vivo. 

Quiçá, o russo Leão Tolstoi tenha razão em dizer que o Sentido da Vida está nas coisas simples. Mas, o que são coisas simples? Isto interessa ao ser humano? Dinheiro interessa? Dinheiro simples ou simples dinheiro?

Para os funestos humanos, é melhor fingir que se Ama. Que tem um grande Amor. Que seu trabalho é Tudo. Que a religião e Deus são as mesmas coisas. Que sucesso  é só para quem merece. Que a vida faz sim sentido, mesmo sem saber o que é Sentido. Ilusão? Sim. É sempre bom lembrar que quem dá Sentido a Vida é você mesmo. Você terá que inventar um Sentido para ela! E ela? Ela está aí, esperando por você. Este é o problema!

Depois de alguns segundos, Joe pegou uma tela em branco, um pequeno pincel, tintas, e foi pintar a sua Vida. Afinal, nem só de pensamentos vive o homem, mas também de ação prática. Se é que faz sentido! E a manhã? - Será outro dia. Se fizer sentido ou não, não faz Sentido pensar nisso por hoje. Talvez não haja amanhã. E saiba que nem por isso o mundo irá parar por você.

 

“A vida lhe dará poucos presentes... Se você quiser uma Vida! Vai ter que aprender a roubá-la!?”

(Provocações. TV Cultura)


Autor: Bessani, Dinaldo


Artigos Relacionados


Pobre Do Homem! Memórias De Um Louco Ilógico Ii

Money O Deus Incontestável Dos Humanos

Por Que O Nada Existe? É?

Por Que A Voz Do Povo Não é A Voz De Deus?

O Que Agonizava Tolstoi Também Nos Agoniza?

O Amor, Do Amor! Do Amor?

O Que Você Está Fazendo Hoje Para Benefício Do Seu Futuro?