É triste pensar que a natureza nos fala todos os dias: temos dois ouvidos e não conseguimos ouvir




RESUMO
O propósito deste ensaio é de fazer uma reflexão acerca do processo histórico da cidade de Dias D`Ávila, bem como, os principais impactos ambientais ocorridos na cidade, seus dados geográficos e as contribuições que a educação pode oferecer para a mudança do desequilíbrio dos recursos naturais, com suporte do PCN do Meio Ambiente, onde serve como eixo norteador das ações a serem implementadas nas instituições escolares do município, com suporte do conceito de sustentabilidade onde expressa a preocupação com a utilização dos recursos naturais de forma consciente e respeitosa pela geração presente, possibilitando que as futuras possuam esse direito de um ambiente saudável.
PALAVRAS CHAVE: Meio Ambiente, Sustentabilidade, Recursos Naturais, Natureza, Educação Ambiental.

ABSTRACT
The purpose of this essay is to reflect on the historical process of the city of Dias D'Avila, as well as the main environmental impacts occurred in the city, its geographic data and the contributions that education can offer to change the imbalance of resources natural, with support from CPN Environment, where he serves as a guideline for action to be implemented in schools in the city, supporting the concept of sustainability which expressed concern about the use of natural resources in a conscious and respectful for the present generation , enabling the future have that right to a healthy environment.

INTRODUÇÃO
O presente artigo busca identificar alguns problemas ambientais ocorridos no município de Dias D`Ávila , provenientes de um processo histórico onde a ação humana promove o desequilíbrio ecológico, tais como; queimadas, aumento da concentração de poluentes atmosféricos, elevação da temperatura media do planeta, poluição das fontes de água doce pelas atividades urbanas e rurais. Assim procuro por meio de pesquisa embasar o processo histórico da cidade desde sua descoberta até o presente momento, utilizando de eixos norteadores como os conceitos de sustentabilidade , o PCNs , e a Lei n. 9.795, de 27/04/1999 sobre Educação Ambiental.
No século XVII a cidade de Dias D`Ávila era um sitio onde se situava o arraial do Capuame, que cometia parte do maior latifúndio do Brasil, a Casa da Torre, legado de Garcia D?Ávila que veio de Portugal com a comitiva de Tomé de Souza, onde o sítio era excelente pela qualidade de suas águas, de grande valor para cura de certas enfermidades e como local de descanso para recompor o corpo e o espírito. Assim inicialmente já se descobriam mesmo sem muita tecnologia na época a sabedoria da natureza, em dispor de recursos naturais para a cura das mazelas do homem.
Com o passar do tempo, as paragens do Capuame se tornaram importante entreposto de gado, que abasteciam os currais de Itapagipe, na capital baiana. Nesta época era conhecida por Feira Velha do Capuame. No ano de 1927, por iniciativa do deputado Ademário Pinheiro, e proposta do historiógrafo Francisco Borges de Barros, a Feira Velha passa a nomear se Dias D?Ávila, em tributo a Francisco Dias D?Ávila II. Alguns anos depois o padre Camilo Torrend, ilustre botânico e pesquisador dos campos de Dias D?Ávila, tendo acesso a documentos antigos da ordem, enviou para analisar a água e a lama do rio Imbassay, em laboratórios franceses, e recebeu um resultado magnífico: As águas eram comparáveis à das melhores estâncias européias, com qualidades terapêuticas poderosas e, mais ainda, a lama possuía propriedades medicinais louváveis, principalmente para as enfermidades de pele.
Assim começou a fama da Cidade das Águas, onde possui rios, nascentes e lençol freático privilegiado, contudo, o seu bem mais precioso está sendo agredido com o despejo da rede de esgoto diretamente em suas nascentes sem nenhum tipo de tratamento, muito antes de sua emancipação política, o município reunia recursos hídricos inigualáveis, pois das nascentes dos rios brotava água mineral, o que veio mais tarde a atrair diversas empresas industrializadoras de água mineral. Há alguns anos atrás o lago do bairro de Nova Dias D`Ávila servia de local para lazer da população onde banhistas desfrutavam de momentos de prazer, assim como os pescadores da região que mantinham a pesca como sustento da família. Atualmente o lago apresenta excesso de matéria orgânica oriundo do esgoto que é despejado sem tratamento na região.
DADOS GEOGRÁFICOS DE DIAS D`ÁVILA
Regionalização
Micro região Homogênea: (021) Salvador
Região de Planejamento: (001) Metropolitana de Salvador
Região Administrativa: (001) Metropolitana de Salvador
Região Econômica: (001) Metropolitana de Salvador
Área, coordenadas geográficas e altitude
Área (Km2): 207,5
Coordenadas Geográficas:
Latitude Sul: 12º 37´
Longitude Oeste: 38º 37´
Altitude (m): 31
Clima
Tipo climático: Úmido
Temperatura média anual: Média: 24,7ºC ; máxima: 30,1ºC ; mínima: 21,1ºC
Período chuvoso: abril e junho
Pluviosidade anual (mm): Média: 1697 ; máxima: 2330 ; mínima: 566
Risco de seca: Médio
Hidrogeologia
Importância relativa do aquífero: Muito grande e grande
Profundidade do nível estático: 0 a 30 metros
Hidrografia
Bacia hidrográfica: Jacuípe, Joanes
Rios principais: Rio Imbassaí, Rio Jacumirim
Represa: Barragem Joanes II
Fronteiras
Norte: Mata de São João
Sul: Camaçari e Simões Filho
Leste: Camaçari
Oeste: São Sebastião do Passe e Candeias
SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO: a contribuição da escola
Atualmente a sociedade já reconhece que existem muitos problemas na relação entre o homem e a natureza e que deste distúrbio de relacionamento o meio ambiente e, consequentemente a qualidade de vida do ser vivo está comprometida. Neste contexto chega-se à conclusão da urgência da conscientização de que esta relação homem-meio ambiente deve ser melhorada o quanto antes. Sendo assim se torna necessário que a população saia do estado de inércia e busquem novas iniciativas sustentáveis que possibilitem a preservação dos recursos naturais ainda disponíveis no nosso planeta, bem como no município. Contudo, é necessário que o município construa um plano de ação, partindo do poder público e das instituições educacionais, para que haja uma educação ambiental em massa, buscando dispor de ações que valorizem o voluntariado assumindo um compromisso com a sustentabilidade do município.
O homem não se vê mais como parte da natureza, mas sim o núcleo dela e com o direito de desfrutar da forma que lhe interessar e deleitar de tudo o que ela possa oferecer. Segundo o PCN (p.173) "À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos". Assim a mata ciliar está sendo retirada para a construção de casas sem planejamento habitacional, agredindo o direito de seus munícipes de desfrutar dos recursos naturais que eram disponíveis na cidade. Além disso, com a retirada da cobertura vegetal o solo fica vulnerável a assoreamentos e com isso a terra adentra na água, deixando-a barrenta e dificultando a entrada de luz solar essencial para a vida aquática. Outro violência ambiental é a seca do lago da Nova Dias D`Ávila procedente da precisão de bombear água para a barragem do Rio Joanes II quando esta tem seu nível reduzido, principalmente em períodos de pouca chuva. Assim o lago está diminuindo a cada dia e suas margens estão sendo destruídas. Sendo que o lago recebe a rede de esgoto do bairro periférico do seu entorno.
Além disso, tem outro problema grave que diz respeito ao nosso ar que vem sendo poluído pelas indústrias do entorno, com índices alarmantes de doenças respiratórias na população local.
Outro fator preocupante é a poluição do solo, pelo lançamento de resíduos em lixões a céu aberto, que contaminam, não apenas o solo, mas também os lençóis freáticos, o reflexo disto é a indignação que a população sente em ver a natureza sendo devastada.
A educação ambiental é necessária no sentido de levar a população entender as estruturas da sociedade, a sua dinâmica intermediada pelas relações desiguais de poder, as suas motivações dinamizadas pelo privilégio aos interesses particulares. Levar a buscar a origem dos problemas ambientais e não apenas nos restringirmos às suas consequências.
Em contrapartida as escolas da rede municipal de ensino orientam seu corpo docente a trabalhar no primeiro semestre, ações voltadas para conscientizar os alunos da atuação devastadora do homem sobre o meio ambiente. Segundo o PCN (p.181) "o papel central da educação para a "construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado", sabendo disso faz-se necessário promover uma reflexão a partir do histórico de degradação ambiental do município, onde as escolas possam promover a conscientização do papel do sujeito como agente de transformação do meio em que vive. Com relação à transição da escola para uma instituição de acesso a sustentabilidade.
A Lei n. 9.795, de 27/04/1999 sobre Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Art.2o. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Art.13o. Entende-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Atualmente o conceito de sustentabilidade mais utilizado por todos é a aptidão de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar ferozmente esse meio. Sendo assim se torna necessário entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim. Dessa maneira compreende-se que uma iniciativa sustentável, devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garantem uma boa qualidade de vida das populações que nele atuam ou que vivam nas arredores ou na área afetada pelo projeto. Garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações. O ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada, por um agrupamento humano ou em empreendimentos; é anulado através dos procedimentos adotados ainda é muito difícil.
Contudo é relevante que toda a sociedade possa adotar as práticas (ações) que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para segurarmos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos e as graves alterações climáticas que vemos causar grandes desastres em diversas partes do planeta, considerando que o ideal é continuar a busca por uma gestão sustentável, onde as principais ações podem ser sustentáveis, aprendendo enfim escutar a natureza.
Autor: Roseli Ramos Cruz


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