Nosso transporte em um avanço às avessas



Essa semana foi divulgado um levantamento feito pela Economatica sobre as empresas mais lucrativas do país. Não foi surpresa o nome da Petrobras estar em primeiro lugar. O espanto foi o valor de 35 bilhões de reais, sendo que no ano passado o valor era de R$28 bilhões.
É muito bom o país se encontrar na fase histórica do crescimento econômico. Entretanto devemos olhar mais as particularidades do Brasil, vamos ver a infraestrutura.
O país é altamente dependente do petróleo. É ótimo possuirmos a Petrobras, que ajuda no abastecimento do precioso combustível que faz mover as rodas da nossa Economia. Mas por quê não modernizar o país também com ferrovias?
Logicamente o país desenvolveu-se graças ao transporte rodoviário, que em boa parte do país ligam todos os principais pontos, apesar da alta tarifação dos impostos, pedágios e outros afins, no entanto acredito que um país deve se modernizar por completo e não depender majoritariamente do transporte rodoviário, que se acomodou juntamente com o nosso modelo de desenvolvimento nacional.
Não há como deixar de citar os países da Europa. Lá existem todos os tipos de transporte e todos muito bem distribuídos e aproveitados, de acordo com a necessidade geográfica de cada rincão. Para o aplainado relevo do sul da Espanha, na Andaluzia, as rodovias tomam as paisagens em meio aos semi-desertos. Na Suiça, onde os Alpes cortam a maior parte do território, há trens especiais para transportar as pessoas e as cargas aos seus devidos vilarejos bucólicos. O Reino Unido e a Irlanda do Norte poderiam ser duas grandes ilhas isoladas do resto da Europa se não fosse, em parte, o desenvolvimento do transporte fluvial ligando as ilhas ao norte da França, principalmente à "grande Paris", além do centro norte espanhol e, chegando mais longe, hidrovias que ligam a capital inglesa à metrópole Nova York, coração dos Estados Unidos.
O trasporte ferroviário é mais simples do que imaginamos, possui várias vantagens ambientais e de custo/benefício mas os governos infelizmente não querem abrir mão das concessionárias de autovias. Além disso o país passa por uma grande escala de venda de Petróleo/Etanol aliada ao consumo de carros, que triplicou em algumas metrópoles nos últimos anos, como é o terrível caso paulistano.
O país está em grande alvoroço por conta do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Campinas - São Paulo - Rio, mas infelizmente o projeto não estará pronto nem para a copa de 2014. Os estrangeiros irão chorar dizendo que pensavam encontrar um país mais moderno pois só ouviam notícias sobre o avanço da economia brasileira. Isso é o que encontraremos em um Brasil onde o monopólio de poucos tipos de indústria regem toda nossa atividade social e política-econômica, no caso, a automobilística e a de combustíveis.

Autor: Heraldo Soares


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