PROJETO DE MONITORAMENTO DE IMPlANTAÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO





PROJETO DE MONITORAMENTO DE IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO














Porto Velho ? RO
2010








Confúcio Aires Moura
GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA
Jorge Alberto Elarrat
SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Neila Pires Myrria
SECRETÁRIO ADJUNTO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Maria de Fátima Rodrigues
GERENTE DE APOIO CONTROLE AVALIAÇÃO-GACA
Nilda Aparecida da Silva Oliveira
SUBGERENTE DE APOIO CONTROLE E AVALIAÇÃO - GACA
Taiane Colares Queiroz
TÉCNICA COORDENAÇÃO ESTADUAL CONSELHOS ESCOLARES



















APRESENTAÇÃO


A Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC), com o objetivo de promover a implantação dos Conselhos escolares nas escolas da rede de ensino estadual, com a participação de todos os segmentos da comunidade local e escolar e como possibilidade de construção da gestão democrática é que busca na elaboração de instrumentais para monitoramento da implantação dos Conselhos Escolares no Estado de Rondônia.































SUMÁRIO



1 IDENTIFICAÇÃO.................................................................. 06

2 JUSTIFICATICATIVA........................................................... 07

3 OBJETIVOS.......................................................................... 08
08
3.1 OBJETIVO GERAL............................................................ 08
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICO................................................ 08

4 METAS................................................................................. 08

5 METODOLOGIA .................................................................. 09
5.1 ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS.................................... 09
5.2 ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS................... 09

6 RECURSOS......................................................................... 10

7 AVALIAÇÃO ...................................................................... 11

8 CRONOGRAMA ................................................................... 11

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................... 11



1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Título do Projeto: Monitoramento de Implantação de Conselhos Escolares

1.2 Local: Escolas da Rede Estadual de Ensino.

1.3 Inicio: Ano 2010

1.4 Realização: SEDUC - RO

1.5 Responsabilidade: Gerencia de Apoio Controle e Avaliação ? GACA/SEDUC

1.6 Clientela: Todas as escolas da Rede Estadual de Ensino e RENS.

1.7 Custos:





























2 JUSTIFICATIVA

Vivemos em um país democrático que caminha para um pleno desenvolvimento e a educação é primordial para que esse desenvolvimento aconteça, sendo fonte de cultura, formação e qualidade de vida.
O Ministério da Educação, por meio da Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino, vem desenvolvendo ações no sentido de implantar/implementar o Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares.
As Secretarias de Educação de todo país, tem a responsabilidade de conduzir a implantação/implementação dos Conselhos Escolares em suas jurisdições.
A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia ? SEDUC/RO, instituiu através da Portaria nº 1241/09/GACA/SEDUC comissão destinada a realizar estudo com fins de implantar/implementar o Programa Nacional de Conselhos Escolares nos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.
Para que os Conselhos Escolares sejam implantados na Rede Estadual de Ensino se faz necessário que haja conhecimento, mobilização e sensibilização com a comunidade escolar interna e externa das Instituições de Ensino, no entanto para que essa mobilização tenha sucesso é necessário planejamento estratégico.
O acompanhamento/monitoramento visa subsidiar e suprir possíveis dificuldades decorrentes do trabalho realizado pelas Representações de Ensino, buscando alternativas para que as ações realizadas para implantação dos Conselhos continuem em pleno desenvolvimento, Segundo Hadji (2001, p. 27).

Uma medida é objetiva no sentido de que, uma vez definida a unidade, deve-se ter sempre a mesma medida do mesmo fenômeno. Certamente, um erro é sempre possível, devido às imperfeições da instrumentação, pois ele resulta então das condições de operacionalização dos instrumentos. Ele provém da operação de medida. Por essa razão, pode ser calculado e, portanto, neutralizado.

O acompanhamento/monitoramento adequado do desenvolvimento das ações dos Conselhos Escolares é de suma importância, pois é através deste que os registros das ações são feitos para fins de controle e conseqüentemente avaliação e com isso se necessário proporcionar as REN?s orientações e sugestões de melhorias quanto às ações realizadas, para alcançar os objetivos e o cumprimento das fases estabelecidas no projeto de implantação dos Conselhos Escolares.

3.0 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Acompanhar o processo de implantação/implementação dos Conselhos Escolares no âmbito da Rede Estadual de Ensino Estadual/RO, a fim de garantir/assegurar o alcance dos objetivos e fases propostas no projeto de implantação dos Conselhos Escolares.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

? Subsidiar com material didático/pedagógico as Representações de Ensino;
? Acompanhar o desenvolvimento do plano de ação das representações de Ensino quanto aos estudos e sensibilização;
? Avaliar os resultados para controle e planejamento da mobilização dos conselhos;

4 METAS

Acompanhar a implantação dos Conselhos Escolares através das REN?s em 100% nas Rede Estadual de Ensino até o final do ano 2011.


5 - METODOLOGIA:

5.1 ? ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS:

? Elaboração de instrumentais: fichas de acompanhamento, relatório;
? Manter contato com as RENs para mobilização das atividades de implantação dos Conselhos Escolares;
? Organizar Encontro com Coordenadores dos Conselhos Escolares das RENs;
? Elaborar cronograma para realização de visitas técnicas nas RENs;
? Divulgar no blog as ações realizadas/organizadas pelas RENs para estabelecer contato com Coordenadores dos Conselhos Escolares nos municípios e gestores;
? Abrir conta de email para estabelecer contato com Coordenadores dos Conselhos Escolares nos municípios e gestores;
? Realizar visita técnica in-loco com a finalidade de fazer acompanhamento das prevista para implantação dos Conselhos.

5.2 ? ESTRATÉGIAS PRATICAS PEDAGOGICAS:

? Realização de seminários nos municípios para divulgação dos Conselhos Escolares e mobilização para implementação/implantação além de possibilitar um maior esclarecimento aos gestores e coordenadores de conselhos escolares nos municípios;
? Realização de um encontro trimestral com todos os Coordenadores dos Conselhos Escolares e Gestores dos municípios visando esclarecer possíveis dúvidas surgidas no decorrer das atividades realizadas, interagindo as experiências vividas pelos mesmos e ainda dar um fidbek;
? Promoção de um dia D? conscientização sobre Conselhos Escolares e suas implicações na comunidade escolar interna e externa, movimentando todo Estado para se tratar;
? Manutenção de blog para esclarecer dúvidas surgidas no dia - a - dia de Coordenadores e gestores e subsidiá-los;
? Realização de visitas técnicas visando dar suporte aos Coordenadores e gestores quanto à realização de atividades para mobilização e funcionamento dos C.E;
? Acompanhamento de ações de mobilização de ações realizadas pelas REN?s;
? Realização de avaliação das ações de mobilização de ações realizadas pelas REN?s.

6 - RECURSOS

6.1 - Humanos:

? 04 (quatro) Técnico da SEDUC -RO;
? 01 (Um) Auxiliar de suporte;
? 01 (Um) motorista da SEDUC.

6.2 - Materiais/Pedagógicos:

MATERIAL METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO
? Caneta
personalizada Serão utilizadas para realização de pesquisa de campo em que é necessário preenchimento de questionários pelos pesquisados e para divulgação.
? Câmera Digital Para registro da realização de atividades do programa, que prevê seminários e visitas técnicas nas escolas.
? Câmera filmadora Para registro da realização de atividades do programa, que prevê seminários e visitas técnicas nas escolas.
? Data show Para realização de seminários, ilustração de vídeos e slides.
? Note book Para exposição de conteúdos em slides e vídeos em seminários elaboração de ações do programa, atividades, vídeos, panfletos, elaboração de instrumentais para pesquisa de campo e tabulação de dados.
? Pen drive 4 G byte Para armazenamento de dados relacionados ao programa e utilizado nos seminários sendo conectado ao note book e data show para exposição de dados ao público.
? Pasta A-Z Para arquivar relatórios e tabulação de dados e avaliação do monitoramento.


7 AVALIAÇÃO

Será feito aplicação de instrumentos avaliativos para saber o nível de satisfação dos participantes durante a realização dos seminários e através de análise de dados dos relatórios das atividades realizadas em todos os municípios.

8 CRONOGRAMA

DATA ATIVIDADE LOCAL






9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HADJI, Charles. A Avaliação desmitificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.


Autor: Taiane Colares Queiroz


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