Depressão tem prevenção?




DEPRESSÃO TEM PREVENÇÃO?

O que fazer para se prevenir da depressão? Alguém deve saber. Eu tento me atualizar sobre o assunto e estou tentando traçar um mapa para me desviar desse transtorno afetivo. Segundo as estatísticas afetará vinte por cento da população mundial. Estou adotando uma dieta rica de nutrientes emocionais. Exercícios de empatia e conexão social. Encontrei na Bíblia dicas valiosas, na Filosofia Existencial também. Na literatura de auto ajuda também encontramos coisas muito boas. Se quisermos a felicidade temos que trabalhar por ela.
Na internet na virada do ano eu vi em um site famoso um anúncio mais ou menos assim "Relembre os crimes que impactaram o Brasil" Tinha a foto do goleiro Bruno, e de outros psicopatas. Ora, quem consome uma notícia assim não quer ser feliz, ele não tem consciência que está intoxicando o espírito para depois virar refém do medo e do pessimismo. Um provável candidato a desenvolver uma psicopatologia. A doença psíquica é muito mais grave do que a do corpo. Um espírito doente adoece toda família.
A psicologia vem há anos com sucesso amenizar os males emocionais de seus pacientes. Será que não esqueceram de ensinar como se prevenir desses males? Outros ramos da saúde ensinam a se prevenir da hipertensão dos problemas cardíacos e a adquirir hábitos saudáveis. Mas esqueceram da depressão, doença seriíssima. Está até afetando crianças, o que era incomum há um tempo.
Estamos tão apressados com nossa demanda diária que perdemos a consciência de nosso estado emocional. Quando acordamos a vida não tem mais sabor. Torna-se insípida e opressiva.
Os jovens pensam que a saída é o prazer. Atiram-se nas drogas. Vejam um relato de uma mãe "Tenho um filho lindo, saudável, inteligente, com 17 anos. Demos as melhores escolas particulares a ele, curso de inglês e violão. Mas as más companhias o levaram para as drogas, e este é o motivo que me faz chorar. A dor é muito grande, como também a luta para vencer a droga."
Os adultos atiram-se no consumo, se emporcalham com quinquilharias para suprirem suas carências afetivas. Apavorante cilada. Endividam-se se tornam máquinas de trabalhar e consumir.
E as crianças o que damos a elas? Alguém poderia dizer eu tento dar o melhor. "no natal eu dei uma motocicleta a bateria. No aniversário um celular e um play. Internet 24 horas, ele não tem do que se queixar, no meu tempo tínhamos que brincar com brinquedos feitos de sabugo de milho"
Será que esse é o anticorpo da depressão? Nunca tivemos tanto entretenimento, mas nunca na história as crianças tiveram um humor tão soturno e depressivo como nos dias de hoje. Ao invés de diálogo, amparo e colo damos-lhes presentes, até porque eles nos cobram. O consumismo assumiu sem disfarces a destruição dos valores humanos. Por que nós pais, ao invés corrermos atrás de mitos e valores bestas, não transmitimos valores positivos para as crianças? Porque não oferecer colo, emoções como alegria, companheirismo e otimismo aos filhos? Isso fortalece seus recursos intelectuais, físicos e sociais os quais eles poderão usar quando tiverem oportunidades ou em apuros. Porque não contar belas histórias? Está na bíblia, Eclesiástico 18,16. "Assim a palavra doce vale mais do que um presente. A doçura das palavras não prevalece sobre a própria dádiva?".
O assunto é inesgotável. Não sei o quanto ainda diremos e quanto ficará por dizer. Se calarmos a indiferença e a banalização da doença vencerão a solidariedade. Escrever é uma forma de comprometimento e também de se defender da doença.

[email protected]

Romeu Luis Willers


Autor: Romeu Willers


Artigos Relacionados


A Vida Cotidiana E A Depressão! Como Sair Dela?

Como Fazer Para Se Livrar Da DepressÃo

Filhos E Pais Especiais

A Cura Do Complexo De Inferioridade

A DepressÃo Como Uma DoenÇa Ocupacional E A Responsabilidade Civil Do Empregador

Transtorno Bipolar Na Infância

As Drogas EstÃo AÍ. Alerta Aos Pais!