Comentário critico do filme: EU , CRISTIANE F.



O filme "Eu, Cristiane F." vem narrar uma historia que se passou na Alemanha dos anos 70, sobre uma adolescente que se envolveu no submundo das drogas. Como na vida real, o filme mostra as variáveis que influenciam tantos jovens a buscarem nas drogas a única possibilidade de fugir da realidade conturbada de seus núcleos familiares, ou ainda, para se socializarem a uma turma aceitam as regras de usarem droga como meio de serem aceitos.
No caso de Cristiane F. na fora diferente, pois devido à desestrutura familiar e em virtude da entrada na adolescência a mesma começa a fazer novas amizades, festas. Em uma destas festas Cristiane conhece um rapaz ? Detlev, rapaz este viciado em heroína e outras drogas similares. Infelizmente, para ganhar o coração Jovem a garota deixa-se influenciar pelo mesmo e a partir daí passa a utilizar drogas.
O que para Cristiane começou como uma válvula de escape da realidade se converteu no maior problema de sua vida, pois a começara a ficar viciada e assim usando doses cada vez maiores de heroína. Quando se viu sem dinheiro para comprar a droga, surgiram as crises de abstinência ou a fissura, pois o organismo da pessoa que é viciada em quaisquer tipo de droga não suporta a falta da substancia, causando no individuo muito desconforto psíquico. Na crise de abstinência surgem vários pensamentos obsessivos, depressão, agressividade e enquanto a pessoa não utilizar a droga seu comportamento agressivo não diminuirá, uma vez que o pensamento cristalizado em relação à sensação de alivio quer a droga poderá trazer-lhe se mantém continuo.
O que se pôde perceber no filme foi que, por mais que Detlev e Cristiane F. não suportassem mais as sensações deletérias que a droga estava trazendo pra para suas vidas, se mantinha o pensamento automático que eles estavam no domínio da situação e poderiam contornar o problema e não mais usar substâncias prejudicais. Só que o discurso era bem diferente do comportamento, pois eles começaram a buscar mecanismo de conseguir a droga, por exemplo, passaram a vender seus corpos em troca de dinheiro, o que se caracteriza no foco em estratégias instrumentais. Isso fica notório quando ligamos a televisão e vemos no noticiário que a prostituição tem crescido junto ao consumo de drogas em todas as classes sociais.
O mais lamentável é que uma porcentagem mínima de usuários de drogas conseguem se libertarem do vicio, e se não forem resilientes o bastante acabam por terem uma recaída e desta vez a situação poderá ficar ainda pior, uma vez que sua força de vontade para se livrar dessa situação vai ser bem menor serem bem pior.
Uma das maneiras de se evitar a recaída é evitar os estímulos eliciadores, ou seja, situações que podem favorecer com que o individuo retorne a usar a droga, como por exemplo, más amizades, festas reives, circunstâncias de conflito em que o individuo não tenha condições psicológicas e emocionais de suportar, etc.

Autor: Ueliton Santos De Andrade


Artigos Relacionados


Droga Sem Preconceito

Curso De PrevenÇÃo Ao Uso De Drogas

Drogas, Ilusão Mental

Pai Pobre

Histórico Das Drogas

Viva Sem Drogas Viva Mais Vida

As Drogas EstÃo AÍ. Alerta Aos Pais!