TIME PRODUTIVO



1 - INTRODUÇÃO

O mercado atual necessita de pessoas que não tenha dificuldades em trabalhar em equipe, pois os grupos de trabalha dentro das organizações e o segredo do sucesso de muitas empresas.
Iremos enfatizar passo a passo desse problema começamos pela pré-tarefa onde é identificado o problema, mas algumas pessoas da equipe terão resistência às mudanças, o segundo passo seria a tarefa, é quando se fazemos o planejamento tático e estratégico para a solução do problema, depois verificamos os próximos passos, como o clima organizacional, se o mesmo está propicio, se a comunicação entre os membros da equipe está sendo bem feita, se todos estão com papeis definidos e se todos da equipe realmente se sente comprometido com a tarefa, o aprendizado seria a verificação do planejamento tático e estratégico está conivente com a solução do problema.
Cada item que citamos e primordial para que o trabalho em equipe seja bem sucedido, ou seja, de transforma um grupo de pessoas em um time produtivo.

2 - TIME PRODUTIVO

São formados por pessoas, em pequeno número, com objetivos comuns e conhecimento complementares, compromissadas com uma meta. Quando se fala em pessoas, logo se pensa em complexidade, pois elas trazem para seu time seus componentes individuais, mente, corpo, emoções, alem de objetivos diferentes.
Para transformar um grupo em um time produtivo é necessário avaliarmos os seguintes aspectos:
1- escolher pessoas que gostem de trabalhar com outras pessoas, que tenha abertura suficiente para compartilhar, conhecimentos, idéias, e experiências.
2- Definir claramente os objetivos e eles se tornarem um desafio uma paixão
3- Liderar sempre com característica de transformação e sensibilidade para manter o time em sintonia
4- outro lado muito importante e o emocional, ideológico e os valores de cada individuo, pois eles e que vão dosa o aspecto motivacional e manter o otimismo.

3.0 ASPECTOS IMPORTANTES PARA UM TRABALHO EM EQUIPE:

3.1 - PRÉ-TAREFA:
É a fase onde alguns indivíduos da equipe sentem alguns medos básicos como medo de perda, ansiedade, isso faz com que eles usem a técnicas defensivas ou seja resistam as mudanças, por essa atitude de alguns membros da equipe, o grupo tende a paralisa, aparenta não ter capacidade, não acreditam em si, ficam meio alienados, realizam tarefa somente para passar o tempo pois ainda não tem um objetivo definido, isso gera uma insatisfação constante, pois na realidade as ações ate o momento são realizados a fim de impedir qualquer situação de transformação.

3.2- TAREFA:

È um conjunto de ações compartilhadas em uma co-responsabilidade. É uma construção conjunta que viabiliza objetivos comuns.
Na passagem da pré-tarefa para tarefa seria justamente resolver as ansiedades e mostrar que o essencial no momento e solucionar o problema e que todos deve estar disposto a fazer a tarefa.
O grupo aparece com uma percepção global dos elementos em jogo, começam elaborar estratégias e táticas, onde pode intervir nas situações provocando transformações.
Entramos, assim então, na idéia de projeto ou produto que seriam aquelas estratégias e táticas para produzir uma mudança que por sua vez, processo se põe outra vez em marcha.

3.3- CLIMA:
O Clima Organizacional é ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. O clima não pode ser tocado ou visualizado, porém pode ser percebido e mensurado em seus diversos aspectos.

A Pesquisa de Clima Organizacional, visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.

3.4 - COMUNICAÇÃO
É uma das mais poderosas ferramentas para o trabalho em grupo, devemos perceber não só o conteúdo da mensagem. Mais também O COMO e QUEM está enviando a mensagem, isso permitirá explorar como as pessoas se vinculam com todos os mal entendidos decorrentes de contradição não resolvidas.
A comunicação e o meio que se expressam os transtornos e dificuldades do grupo para enfrentar a tarefa.

3.5- COMPROMISSO e COOPERAÇÃO:

Compromissar o grupo a está ciente da tarefa a ser realizado, ter responsabilidade consigo e com seus colegas, ou seja, se comprometer em alcançar o objetivo que todos buscam.
A cooperação é a contribuição, mesmo que silenciosa, para realizar tarefas por meios de papeis diferenciados, no movimento grupal se manifesta pela capacidade de se colocar no lugar do outro.

3.6- PAPEIS:

A análise dos papéis e a forma em que se configuram, constitui uma das operações básicas, tendentes à constituição grupal.
Cada um dos participantes de um grupo constrói seu papel em relação aos outros; assim, de uma articulação entre o papel prescrito e o papel assumido, surge a atuação característica de cada membro do grupo.
Este papel se constrói baseado no grupo interno (representação que cada um tem dos outros membros) e que vai constituindo "o outro" generalizado do grupo. Na relação do sujeito com este "outro generalizado" se vai constituindo o rol operativo diferenciado, que permitirá a construção de uma estratégia, uma tática, uma técnica e uma logística para a realização da tarefa.Os quatro papéis mais destacados, que se perfilam na operação grupal são: porta-voz, bode expiatório, líder e sabotador.

3.7 - APREDINZAGEM:
Através da troca de informação entre as pessoas é possível haver APRENDIZAGEM e gerar uma mudança qualitativa na resolução das ansiedades, uma adaptação criativa a realidade, para uma produção conjunta dos objetivos comuns concretizados nas tarefas.
Entendendo a aprendizagem, então, como a ruptura de certos estereótipos de comunicação e a obtenção de novos estilos, o que implica sempre reestruturações e redistribuirão dos papéis desempenhados pelos integrantes do grupo.

4- CONCLUSÃO

Na pratica não é fácil para um líder manter a sua equipe em sintonia o tempo todo, pois estamos lhe dando com pessoas, que a todo tempo estão inovando, tem seus dias bons e ruins.
Concluímos que para formamos um time produtivo e mantê-lo produtivo e uma tarefa ardoa para qualquer organização mais que quando alcançada se torna o segredo do sucesso.

5- BIBLIOGRAFIA

www.campogrupal.com/grupoperativo.htm
www.continents.com/Art34.htm
www.revista.fundap.sp.gov.br/revista2/paginas/ferramentas.htm
www.curricular.com.br/artigos/empresas/clima-organizacional.aspx
www.catho.com.br/jcs/
carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/equipe/050704-gerenciamento_qualidade_mirian.shtm ?
www.rhcentral.com.br/artigos/abre_artigo.asp?COD_Tema=301 - 27k ?


Autor: Osvaldo Alexandre De Souza Pinto


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