Egito : a queda da ditadura através do Facebook.



Egito : a queda da ditadura através do Facebook.


As ditaduras do mundo árabe são ultrapassadas em todos os sentidos e especialmente as pró ocidentais, que definitivamente não possui concordância com nada, visto que o Ocidente sempre defende a liberdade e a democracia. Nem tanto.
Estados Unidos e países europeus sempre defenderam e apoiaram ditaduras mundo afora, ainda que oficialmente " propagassem" a idéia de democracia. Os diversos golpes militares na América do Sul, o ditador Saddam Hussein no Iraque e Mubarak no Egito foram apoiados pelos EUA, por exemplo. Afinal, os Estados Unidos não defendem a democracia?
Nem sempre. O emaranhado geopolítico e econômico no mundo árabe "permite" aos Estados Unidos propor qualquer tipo de " negócio" para manter a região fragmentada, vulnerável e principalmente, que o petróleo não caia nas mãos das alas radicais dos árabes.
Sendo assim coloca-se Saddam e depois de décadas declaram-se guerras a Saddam, "terrorista". Coloca-se Mubarak e depois de décadas Washington orienta-o para a saída, pelos fundos, depois de cooperar com Estados Unidos e Israel pela PAX estadunidense no Oriente Médio e Mundo Árabe.
A realidade no Mundo Árabe é tão louca que existe até monarquia absoluta. Isto mesmo, aquela abolida a séculos, existe em um país poderosíssimo : A Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, é claro. No Irã não pode existir ditadura e nem monarquia absoluta, alguém entende ?
E o movimento de queda de Mubarak iniciou-se via Facebook. Lindo, épico, surreal, a primeira revolução via internet aconteceu, então, no Egito. Será? Sim, o movimento inicial via Facebook foi muito interessante, mas o exército egípcio não reprimiu duramente as manifestações e a principal potência do mundo, Estados Unidos, aliado até alguns dias antes, aprovou a " transição" o que fez com que o movimento se tornasse forte e a renúncia do ditador inevitável.
Quero ver um movimento via Facebook ou outra rede social derrubar um ditador chinês. Existe uma clara tendência de quedas das ditaduras do mundo árabe, ainda que apoiadas pelo ocidente, pelo fato que elas são defasadas e destituídas de sentido.
Resta saber quais grupos assumirão o poder, se de forma legítima ou ilegítima ou ainda de forma mais radical. Talvez no futuro a política no Mundo Árabe melhore e consiga criar governos com capacidade de transição democrática, sem a ingerência dos Estados Unidos. Ou ainda talvez, em um cenário negro, sinta muita saudades dos ditadores apoiados pelos EUA.

Prof. Ivan Santiago Silva é geógrafo e autor do livro Brasil, Imperialismo e Integração na América Latina.

Autor: Ivan Santiago Silva


Artigos Relacionados


A Questão Síria No Contexto Do Mundo árabe

A Líbia De Kadafi E Os Rebeldes Da Onu

Você Já Entendeu O Que Anda Acontecendo No Mundo árabe?

Estados Unidos X Irà : O Acordo De Lula Na Contra-mão Da História.

Conflitos Intenacionais

Estados Unidos Da América E A Crise De 2011

Caso Bin Laden : O Príncipe, O Beato E O Mulçumano.