RECEITA DE ANO NOVO



Em meio a uma grande multidão que se aglomerava para realizar as compras de final de ano, visitei uma livraria de Ribeirão Preto e, jogado em uma prateleira de canto, sufocado pelos best-sellers, encontrei um livrinho minúsculo que contém uma linda poesia de Carlos Drummond de Andrade, intitulada "Receita de Ano Novo" título que também dá nome ao livro.

Como aqueles versos me tocaram, remeto-os abaixo para vocês, antes, porém quero deixar a minha Receita de Ano Novo.

Não me julguem presunçoso ou arrogante em querer transcrever uma receita felicidade, o objetivo não é este. Com certeza não sou exemplo e não tenho condições de ensinar nada a ninguém. A maioria dos pensamentos que elencarei, apenas estarei transcrevendo. São ensinamentos deixados por pessoas verdadeiramente experientes. Acredito que uma das minhas poucas virtudes que o capitalismo ainda não me roubou é a paciência de ouvir os mais velhos.

Segue abaixo lista - que os desavisados apressadamente incorrerão em julgar como pseudoconselhos - mas que creio que se somados a sabedoria existente em cada um de vocês, dará o poder de transformar os 365 dias do ano que irá nascer em dias de maior paz e felicidade.



1 - TENHA FÉ: A fé realmente tem o poder de remover montanhas, conheço provas vivas disso. A sapiência da fé consiste em esperar por aquilo que não é palpável aos olhos. Ter fé, assim como amar e ter paciência, é algo que extrapola as lições que podem ser aprendidas nos bancos acadêmicos. Não se limita simplesmente a idéia de adotar uma religião para seguir, e em acreditar na existência de uma força Suprema que é a grande maestrina da Humanidade. Torna-se algo extremamente difícil até de ser explicado.



2 ? O PODER DO SILÊNCIO: Há cerca de dois meses atendi um cliente no escritório, ele pretendia realizar a separação de sua esposa e com ele aprendi esta lição. Um homem vistoso, com trinta e cinco anos de idade, que possuía um belo emprego, morava em uma mansão com uma Hillux e uma BMW na garagem. Foi demitido e sua esposa não suportou a dificuldade financeira. Exigiu que ele saísse de casa deixando tudo, inclusive proibindo o pobre homem de realizar visitas aos filhos de 6 e 12 anos. Ficou tão desiludido com o acontecido ? principalmente por que amava incondicionalmente aquela mulher ? que durante seis meses viveu como mendigo, perambulando pelas ruas da cidade. Dormia em praças e se alimentava com a ajuda de estranhos. Um dia sentado em uma praça pública, no calor do sol das 3 da tarde, foi interpelado por outro morador de rua, que lhe perguntou se poderia sentar ao seu lado. Assentindo que sim, o mendigo perguntou "Qual era a coisa mais poderosa na vida do homem para vencer os problemas." Ao responder a pergunta, ele veemente respondeu que era saber se defender, ter armas para lutar contra as injustiças. Com um sorriso nos lábios, aquele mendigo lhe respondeu que NÃO, que estava errado. Ensinou a ele que a coisa mais poderosa na vida do homem para solucionar os problemas é o SILÊNCIO. Afirmava que o SILÊNCIO - esse poder de conseguir suportar os desditosos acontecimentos que se manifestam em nossa efêmera existência sem se rebelar - é a virtude (ou até mesmo posso dizer o dom) mais poderoso e precioso que um homem pode trazer consigo.



3 ? HUMILDADE: Faz necessário preliminarmente ressaltar que Humildade nunca foi e nunca será sinônimo de pobreza e nem de baixo grau de instrução. Nem também de se vestir com vestes modestas e muito menos de deixar de aparentar o patrimônio conquistado. Muitas pessoas, por exemplo, classificam por humilde alguém que possui um belo carro importado e anda com um Fusca 76 caindo aos pedaços. Humildade é uma qualidade de espírito, se resume simplesmente na maneira que irá agir a cada acontecimento que a vida soprar ao seu encontro. É você sendo um leão, não machucar um velho vira-lata que te afronta. É existindo um conhecimento não utilizá-lo para massacrar pessoas menos preparadas que você. Concordo que nesse último exemplo existiu arrogância das duas partes: ele por entrar em uma seara a qual não domina, e em você que mesmo sabendo disso (sabendo que é mais forte) ter utilizado o conhecimento de maneira não conciliatória.

4 ? CUIDADO COM A SÍNDROME DA LOJA DE DOCES: A Síndrome da Loja de Doces se baseia em uma teoria defendida por Aldo Novack que tenta explicar o motivo das traições entre os casais. Tenho amigos que ao ser iludido por esta síndrome, perdeu verdadeiras jóias preciosas. As ponderações que virão abaixo não são minhas, pertencem ao Aldo, apenas realizei mínimas mudanças para tornar o texto mais didático.

Veja que interessante: Quando entramos em uma loja de doces (Desejo & Sabor ou Cacau Show p. ex.), imediatamente nossa atenção é chamada para... o primeiro doce que aparece. Então damos uma bela olhada na vitrine e um dos doces chama nossa atenção. Aquele bombom enorme com caldinho de cereja. Depois de alguns segundos, outro doce, de aparência igualmente deliciosa, também chama nossa atenção. Mesmo quando estamos ainda na metade do primeiro doce, os olhos continuam a olhar as vitrines. E a dúvida surge. Não seria melhor ter escolhido aquele outro? Parece mais gostoso. Parece melhor ao meu paladar. Parece... perfeito para mim agora. Neste momento, alguns de nós simplesmente pensam: "se eu entrar aqui outra vez, escolherei aquele doce para experimentar". Outros testam o segundo doce, mesmo antes de terminar o primeiro. Há, ainda, os que -- enquanto estão no segundo doce - já começam a olhar para o terceiro...

Já deu para entender, não é? A única coisa pior do que não ter opções é ter opções demais.

Sempre há um doce melhor na loja. Testar todos os doces é o melhor modo de não ficar com nenhum muito tempo. Por isso, você precisa entender que nunca vai encontrar alguém que seja superior em tudo. Todos nós somos superiores em determinadas áreas da vida, mas sempre haverá alguém melhor que nós, em algum lugar. Sempre. Um homem ou mulher mais saudável, com mais riquezas, mais beleza, mais sensibilidade e mais qualquer coisa que você pense.

Não importa o que esteja em sua cabeça agora, sempre haverá alguém que tenha pelo menos uma dessas características em maior grau.

Mas há um problema. Raramente uma característica mantém o relacionamento e o compromisso por muito tempo. São necessárias diversas características complementares e o compromisso de ficar com essas características mesmo quando surge alguém que seja superior em uma, ou algumas, delas. Porque se você cair no golpe que a publicidade adora dar nas pessoas, vai achar que o importante é testar os doces, para escolher o melhor. Enquanto isso, o melhor vai azedar e você acabara perdendo-o.

A vida não é uma loja de doces. E, se for, lembre-se de que quem tudo quer, tudo perde.

Escolha o doce e pare de comparar o tempo todo com outros. A comparação deve acontecer antes da escolha, com muito cuidado. Quem compara, depois, sempre sente que está perdendo algo. Quem sente isso, se comporta para deixar de perder e, ironicamente, acaba perdendo algo ainda melhor.



"A síndrome da loja de doces acaba com a sua felicidade"
Frase de Young Bravescotch



5 ? SORRIA: Não há portas fechadas para quem abre um sorriso, por isso SORRIA MUITO. Sorria das coisas bobas e simples, não ligue para o que irão pensar. Não tenha um sorriso debochado, as pessoas irão perceber. Quando for realizar este sublime ato nunca se esqueça de sorrir também com os olhos. Todo mundo adora conviver com gente positiva ao seu redor. Um sorriso sincero tem o poder de transformar o dia de alguém. Sorria mesmo quando estiver dilacerado pela dor. Sinceramente acredito que quando nós nos esforçamos para tornar o dia de alguém em algo especial, Deus do céu olha com misericórdia para os nossos problemas.



6 ? SONHE ALTO: Sonhe alto, mesmo que muitas vezes os seus sonhos não façam sentido nem mesmo para seus entes mais queridos. Alguns sonhos são personalíssimos, impossíveis de serem sonhados a DOIS. Respeite os sonhos dos outros, mesmo que você tenha em sua concepção de que eles são bobos ou impossíveis de se realizarem. Não desista de seus sonhos por ninguém, sob pena de tornar duas almas eternamente infelizes. Sejam felizes!!!



Abaixo segue o poema de Drummond. Deus abençoe a cada um de vocês nesse 2011, que esse ano que se inicia venha trazer boas surpresas, paz, amor, paciência, esperança, sorrisos sinceros, misericórdia e prosperidade.



RECEITA DE ANO NOVO



Para você ganhar belíssimo Ano Novo

Cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,

novo

até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens?

Passa telegrama?).

Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar de arrependimento

pelas besteiras consumadas

nem parvamente acreditar

que por decreto da esperança

a partir de janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com o cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados , começando

pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimentar, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.
Autor: Lucas Simão Tobias Vieira


Artigos Relacionados


Para Sempre

O Mundo Te Chama!

Doce Amor

Quando Minha Felicidade Depende De Alguém?

Nunca Desista Dos Seus Sonhos

Encontro

Dicas De Sucesso Para A Vida E Para O Amor