RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO



RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:

Daniely Lopes de Oliveira
Módulo: VII Pólo: Montes Claros Ano:2007
Componte Curricular: Observação
Turma/Classe: 2º Série do Ensino Fundamental
Professor regente:Gelcilene Freitas


DO dia 04/06/2007 ao dia 23/06/2007 realizei o estágio na 2ª série do Ensino Fundamental Onde foi possível observar a Prática Pedagógica da Professora Luciana que atua nesta escola ( Centro Ped) região de Nova Esperança da cidade de Montes Claros.
É fato de que o professor alfabetizador , na escola regular deve identificar -se com alunos da faixa etária própia do ciclo, compreendendo o momento que vive no processo de escolarização e as eperiências extra classeque trazem.Essa faixa etária define um momento psicológicoe cultural da infância que certamente marcará os temas preferidos dessas crianças, como: brincadeiras, mas modalidades de linguagem utilizadas, as possibilidades de relacionamento sócio-afetivo e de compreensão de regras.
Como é o caso da Escola Estadual Professora Marilda De Oliveira que por se tratar de alunos de classe desfavorável , esse nível apresenta o início afetivo de inserção em uma cultura escolar.Aescola está desprovida de recursos financeiros. A grande maioria utiliza materiais escolares doados.
Diante das dificuldades foi possível observar uma positiva parceria dos professores, direção e equipe pedagógica que se esforçam na tentativa de amenizar tantas dificuldades que a comunidade sofre e que inevitalvelmente acabam refletindo no processo ensino ? aprendizagem.
A professora Gelcilene Freitas é uma alfabetizadora que possui saberes e atitudes que lhes são peculiares, além das elevadas demandas de cnpetências que em conjunto definem um perfil bastante exigente.Muito compromentida elabora suas aulas tendo em vista os pressupostos e as implicações político pedagógico dos processos de alfabetização e letramento.Busca conhecer os alunos, suas capacidades e como os mesmos valorizam e compreendem a ecrita eos aspectos sócio-culturais , cognitivos alitudinais e demonstrando uma grande preocupação quanto aos conteúdos e conhecimentos linguísticos que devem ser enfatizados.
Ao planejar suas aulas procura auxílio junto a supervisora Dilemar ? Sugestões e metodologias que sejam mais pertinentes aos objetivos do ensino, instrumentos de avaliação . Segundo ela devem ser escolhidos com cautela para que atendam uma adequação ao processo o diagnóstico para melhor intervir auxiliando assim a criança neste processo de aprendizagem.
A turma que estagiei é composta por 26 alunos, sendo 14 meninos e 12 meninas que singularizam ausência de experiência sistem´tica anterior com a língua escrita e que buscam esta conquista de conhecimento na 2º série.
Autor: Daniely Lopes De Oliveira


Artigos Relacionados


O Lúdico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento

ConcepÇÕes De Ensino-aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental Nas Aulas De CiÊncias Da Escola Municipal JoÃo Valle Mauricio

Critérios De Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem Escolar Dos Professores Do 1° Ano Do Ensino Fundamental

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

A Escrita E O Fracasso Escolar

A Escolha Do Professor Alfabetizador