Frutos do Espírito - AMOR



Frutos do Espírito ? Amor

I Cor 13
1-Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2-E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3-E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4-O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5-Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6-Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7-Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8-O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;


Gálatas 5
22-Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23-Contra estas coisas não há lei.


Certa vez Jesus falou com seus discípulos: "Aprendei de mim". Ao contrário de muitos ensinamentos, a ênfase do aprendizado não estava unicamente nos ensinos de Jesus, mas estava também em seu caráter, porque a palavra diz em Mt 11:29b e aprendei de Mim porque sou Manso e Humilde de coração. Jesus não somente ensinava com palavras, mas também fazia, praticava. At1:1 "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar". Entendemos que o ensino de Jesus era pautado em seu caráter, quando Ele disse aprendei de mim, faça o que eu faço, Ele estava falando sobre o seu caráter que era manso e humilde.
Podemos até esquecer as palavras de um amigo, mas ações e atitudes, não esquecemos, por isso que Jesus nos atentou para ouvir as Suas palavras, ensinos e atitudes, isso é frutificar.
O caráter de Jesus era Santo e Perfeito e Ele ensinava não só com suas palavras, mas com suas atitudes também. Antes de tomar alguma atitude ou abrir a boca para responder qualquer coisa, pense no que Jesus faria ou falaria se estivesse em seu lugar, porque Ele é o nosso modelo em palavras e naquilo que nós devemos fazer.
O que você é como igreja e como cristão demonstra o Jesus que você serve. O que nós fazemos, falamos e o que nós somos revela Jesus, esse é o crente que dá fruto. Temos que ter muito cuidado com nossas vidas porque é através de nossas atitudes que as pessoas que não conhecem a Jesus ou até mesmo aqueles que não o seguem verdadeiramente, conhecerão e verão em nós esse Jesus que tanto falamos e servimos. Somos o representante legal de Jesus aqui na terra, temos que ser reconhecidos como igreja pelo que falamos, agimos e somos.
Jo 13:15 ? "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". A maneira como Jesus nos ensina é muito lindo, Ele é o maior exemplo do que é frutificar.
Jesus foi testado em todos os momentos e demonstrou todos os Frutos do Espírito.
Amor, o primeiro fruto, é o amor puro, desprendido de interesses, incondicional e sacrificial. O ser humano tem a tendência de fazer pelo outro com interesses, fazer para receber, mas o amor que deve estar em nossos corações deve ser o amor desprendido de interesses, independente de se ter algo em troca, um amor incondicional.
Não existe uma condição porque ele é sacrificial, onde você perde algo para abençoar outro, um amor que você perde até mesmo a sua razão.
O que levou Jesus a ir aquela cruz, foi este amor de sacrifício. Parecia que Jesus estava sendo prejudicado naquele momento, parecia um grande prejuízo toda aquela dor, mas Ele preferiu perder a sua vida aqui na terra para ganhar à nossa vida. O apóstolo Paulo preferiu perder a liberdade para que o evangelho hoje chegasse até a mim e a você, isso fala do amor de sacrifício, sem razão.
Quando temos esse amor puro, desprendido e sacrificial, mostramos que Deus está conosco, revelamos o Emanuel.
A única maneira de vivermos esse amor é olhando para o exemplo que é Jesus. Devemos vivenciar o que nos fala o livro de 1ª Co 13, se não tivermos amor, tudo que façamos será em vão.
1ª João 4
7-Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8-Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9-Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10-Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11-Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12-Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
Se nós nascemos de Deus temos que ter o fruto do amor em nós independente se somos ou não amados, temos que amar.
A pessoa que ama e tem o fruto do amor em sua vida é nascido e conhece a Deus, quando deixamos o fruto do amor entrar em nós, sentimos a necessidade de amar. Até mesmo nas palavras de correção tem que ter amor, mas não deixe de fazer. Pv 3:14 "Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem". Se Deus nos corrige por amor, temos que corrigir uns aos outros em amor e prestarmos atenção se o que formos falar, fazer e mostrar irá revelar Jesus.
Podemos concluir que: se nascemos de Deus e se conhecemos a Deus é porque amamos, mas se não amamos é porque não nascemos de Deus e não conhecemos a Deus.
A palavra nos diz que Deus é amor, e se Ele é amor não tem como nutrir em nossos corações o ódio e revolta, porque nascemos e conhecemos a Deus.
O maior exemplo em expressão do amor de Deus por nossas vidas foi Jesus. Ele deu seu único filho para morrer por nossos pecados. Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
O maior segredo que podemos aprender no reino de Deus é dar sem esperar nada em troca, dê Amor, é isto que irá te sustentar como igreja.
Ef 5:25 "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela". Deus compara o amor dele pela igreja com o amor do marido pela sua esposa, isto nos revela o cuidado, porque o esposo que ama a sua mulher, ele procura cuidar e proteger a ponto de até mesmo sacrificar a sua vida por ela, isso é amor.
Jo 14:15 "Se me amais, guardai os meus mandamentos". Quando amamos ao Senhor temos condições de amar aos nossos irmãos, temos condições de amar até mesmo aqueles que tentam nos prejudicar. Jesus nos diz: se vocês me amam, guardem os meus mandamentos, este é o teste nos dado por Ele para nossas vidas.
Se você guardar essa palavra como mandamento para sua vida e guardar em seu coração, você estará revelando o seu amor por Ele.
Lembre-se do 1ª mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas. O amor que está em seu coração tem que ser dado primeiro a Deus porque Ele nos deu o melhor D?Ele. Não há maior desafio nas escrituras do que amar como Deus nos ama, isso é o que precisamos para continuar como igreja aqui nessa terra.
A única arma que o diabo não tem é o AMOR, e você têm essa arma e quando demonstra o amor, você desarma o inferno.
Tudo o que temos, foi Deus que nos deu, então façamos com amor.
O amor de Deus é eterno e entra em contraste com a paixão carnal, porque ela passa.
O amor é a fonte do fruto na vida de Cristo.
1ª Co 12:31 "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente".
1ªCo 14:1 "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar".
A palavra nos diz: eu vos mostrarei um caminho mais excelente: o Amor.
É através do amor que vamos profetizar, exortar, ensinar, ter visões, enfim, todos os dons para edificar outras vidas, mas se não tiver amor de nada serve.
Dos projetos que você fez para 2011, tem amor por vidas? Tem algum objetivo em alcançar vidas pelo amor de Deus que está em seu coração? Se não tiver, de nada irá adiantar.
Ro 5:8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Você pode até não ser amado por algumas pessoas, mas pode ter certeza de que é amado pelo Senhor, e ele nos provou esse amor quando deu seu único e amado filho Jesus para morrer na cruz pelos seus pecados. Não somos merecedores do amor de Deus, só estamos aqui pela graça.
Tudo só tem sentido se falarmos em amor, esse amor que não mede as circunstâncias.
Faça tudo para Deus com excelência, dê o seu melhor à Ele e não o que sobrou, porque D?Ele saiu o melhor.
2ªCo 5:14A "Porque o amor de Cristo nos constrange". O amor que constrange é o amor que envergonha, e é isso que devemos sentir ao receber o amor de Deus, porque não merecemos esse amor.
Deus tem nos guardado, não porque fazemos algo por Ele, mas sim pelo grande amor que tem por nossas vidas.
O cristão se torna mais parecido com Deus quando ele ama, esse amor toma uma extensão enorme e começamos a frutificar.
O amor jamais vai acabar. Faça a obra de Deus com amor e em amor gerando vidas e você viverá as grandezas de Deus, mas faça com AMOR.

Autor: Pra. Lucileide Marques


Artigos Relacionados


Clamor Ao Espírito De Deus

Deus é Amor

Quem Nos Separará Do Amor De Cristo

Amor Maior Não Há

O Dono Do Amor

A Batalha Do Amor

Amor Desinteressado