The Truth about the Wing Chun History



The Truth about the Wing Chun History

As raíses do Wing Chun datam do famoso Templo Shaolin do Sul, em 1733, com a monja Ng Mui que desenvolveu dois princípios: a leveza da garça e a rapidez da serpente em lugar da força bruta dos estilos tradicionais shaolin.

A queda da dinastia Ming foi provocada por uma rebelião que eclodiu na província de Chang zhi, como resultado da incapacidade governamental de proporcionar ajuda em momentos de fome e desemprego. Dessa forma, o povo Ming aceitou ajuda militar da minoria próspera, os manchus, para juntos expulsarem os rebeldes da capital do norte, no entanto os manchus negaram-se a abandonar Pequim forçando os Mings a migrarem para o sul da China.

No século XVIII, a situação econômica dos camponeses havia começado a debilitar-se. Os recursos financeiros do governo estavam seriamente reduzidos, devido ao custo da expansão externa e à corrupção interna do império Ching dos manchus.

Durante o reinado Ching do imperador Yong Zheng, há aproximadamente 250 a 300 anos, houve a emição de um decreto imperial proibindo totalmente a prática do Gung Fu em 1728. O povo chinês Han vivia sob dominio da minoria Manchu, que eram guerreiros da nobreza Chinesa. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a maioria da população. Contudo, no templo Shaolin, era possível a prática do Kung Fu.

No entanto, com o estabelecimento da dinastia Ching, muitos patriotas da dinastia anterior, a Ming (1368-1644), foram perseguidos e buscaram refúgio junto ao templo Shaolin, obtendo a ajuda dos monges opositores do regime Ching.

Nesta época, todas as armas foram banidas pelos Manchus, e os Hans sentiram-se na obrigação de formar e treinar camponeses revolucionários, e com isso o templo Shaolin do sul virou refúgio secreto para treinamentos que levavam até 20 anos de aprendizado.

Nessa época surgiu Ng Mui que era uma monja taoísta de Hebei Wudangshan que estudou no Templo da Garça Branca que era da ordem Shaolin. Foi a maior escola de medicina por 4 séculos, as bibliotecas lotadas de livros vindos de todas as partes da China. Por esse motivo, o nível intelectual de Ng Mui era muito elevado. Mais tarde foi para o Templo Shaolin do Sul.

Durante 1730, surgiu a lenda de que leais aos Ming e os guerreiros do Shaolin do Sul fundaram uma sociedade secreta chamada Hung Fa Wui. Os membros dessa sociedade incluíam ex-oficiais militares Ming de alta patente e membros da Família Real Ming .

O local de encontro da Hung Fa Wui era num local secreto chamado Hung Fa Ting, que por sinal teve uma estrutura que resistiu a qualquer destruição; onde Ng Mui poderia trocar seus valiosos conhecimentos do Templo da Garça Branca.

O Governo Chinês data a criação da Hung Fa Ting e da Hung Fa Wui em 1646, dois anos depois do colapso da Dinastia Ming no Norte da China.

Algumas pessoas acreditam que a verdadeira identidade de Ng Mui fora Lui Sei-Leung, que era a 4º Filha de um general chamado Ming Lui.

A monja Ng Mui não suportava como as mulheres chinesas eram muito submissas aos homens, e por isso passou a estudar e fazer cursos também no Templo Shaolin do sul, para ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Por isso, em Shaolin do sul praticou a meditação e artes marciais para incorpora-los aos seus conhecimentos em medicina adquiridos no Templo da Garça Branca.

O verdadeiro objetivo de Ng Mui em Shaolin era o de desenvolver o seu próprio método de luta. No entanto, não tinha muito tempo, pois deveria deixar o Templo Shaolin no ano 1734, quando ficou sabento que as tropas imperiais iriam destruir Shaolin do Sul, uma vez que o Templo Shaolin do Norte já estava sendo vigiado por fora para garantir que ele não pudesse participar abertamente de nenhuma rebelião.

Não era interessante para o governo Manchu a proliferação de rebeldes e muito menos que permanecessem vivos. Devido aos monges constantemente aceitarem peregrinos ou alunos seculares ante-ching, ficaria fácil o governo tramar a destruição do Templo Shaolin.

Ng Mui não quis copiar o movimento dos animais da maneira tradicional como os monjes de Shaolin faziam; mas eles a inspiraram a desenvolver bloqueios e ataques. Ng mui somou e combinou a sua sensibilidade feminina aos reflexos institivos da garça e da serpente.

Ng Mui desenvolveu 108 movimentos de box no homem de madeira ou muk yan jong, baseada no terço budista que tem 108 esferas, e este número tem um significado místico na numerologia chinesa. Há uma lenda chinesa chamada`A Margem D`agua. Onde 108 guerreiros nascidos sob proteção de respectivas estrelas lutam contra uma dinastia corrupta, igual a dinastia Ching.

Na medicina chinesa tradicional, contam-se 108 ossos no corpo humano, e cada um deles representaria um pecado, ou seja, o número 108 no budismo representa as 108 paixões negativas que o homem tem.

Enquanto isso, os manchus madaram tropas para destruírem o monastério por várias vezes para tentar conquistar os monges, porém não tiveram sucesso.

Algun traidor dentro do templo forneceu informações ao imperador Ching, que formularia então um ataque ao templo, com várias tropas sendo enviadas com a única missão de destruir o templo para que a dinastia se livrasse dos rebeldes que queriam aprender a lutar.

Mesmo os manchus não tendo sucesso no início, um homem público, Chan Man Wai, procurando agradar o governo sugeriu um plano. Ele se uniu com um certo Ma Ning Yee e outros comparsas para botarem fogo nos arquivos do monastério enquanto que os soldados atacavam com flechas em chamas em frente ao Templo Shaolin.

A destruição do Templo Shaolin ocorreu no décimo segundo ano do reinado de Yung Jing, no ano de 1734. A efetividade de luta e as atividades revolucionárias dos sistemas Shaolin do Sul assustaram o Imperador Ching naquele tempo.

O império Ching ordenou à destruição do Templo Shaolin do Sul através da promoção de um grande incêndio, pela estrutura do templo. Os membros sobreviventes espalharam-se pelas províncias do Sul.

Frente a essa destruição, alguns monjes conseguiram escapar saindo por portas secretas do templo ou se escondendo pela floresta. Ng Mui foi uma dos sobreviventes.

Agora por outras formas discretas de sociedades secretas, muitos desses revolucionários continuaram a disseminar suas atividades e estilos de luta contra a dinastia Ching.

Nos anos do Imperador Manchu Yung Cheng (1723-1736), Ng Pak Cheung de Wu, também conhecido como Tan Sau Ng, trouxe suas habilidades de Fat San e organizou o Koon Hung Fa Wui. Hung Fa Wui Koon significa A flor vermelha da União.

Quando o Templo Shaolin foi queimado, a monja Ng Mui já havia retornado ao Templo da Garça Branca, Bak Hok Jee; das Montanhas Daliangshan nas fronteiras das províncias de Yunnan e Sichuan, especificamente no monte Tai Leung.

Mantidas em segredo, as técnicas de Ng Mui ainda não tinhão sido ensinadas ou mostradas a outros monges ou mestres do templo.

Mais tarde, entre 1744 e 1748, na aldeia abaixo, ela conheceu o velho Yim Yee e sua filha Yin Wing Chun, de quem muitas vezes ela comprou tofu quando ia fazer compras na feira.

Certo dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo que ele havia treinado kung fu, num templo próximo a Kwang Tung, local que tivera que deixar devido aos problemas criados pelos Manchus, do império Ching, e que certo malfeitor, de nome Wong, ameaçou levar a sua filha à força.

Wing Chun era uma adolecente da província de Kwang Tung, e após o falecimento da mãe, mudou-se com o pai para uma fronteira das províncias Wannon e Kwang Sai.

Lá, mantinha um comércio de Tofu, num local específico chamado Miao Shan, uma pequena montanha onde vários pequenos comerciantes trabalhavam.

Ela era uma jovem inteligente e bonita. Sua mãe faleceu após seu noivado com Leung Bok Chau, um comerciante de sal da Provindia do Fukien. Aos quinze anos, usava os cabelos como os do costume da época, para mostrar que ela estava na idade de casar.

Seu pai, Yim Yee foi acusado por engano de um crime e melhor do que enfrentar a cadeia, eles fugiram e acabaram instalar-se aos redores da Montanha Tai Leung, perto da fronteira entre as provincia do Yunan e do Szechuan. La viveram dos negocios de um comercio de queijo de soja.

Conforme os costumes chineses da época, havia uma completa submissão involuntária de pobres camponeses aos maiores comerciantes. A filha de Yim Yee deveria ser levada a esse Wong como subordinada, através de um negociante da província de Fukien.

Wong exigiu a joven Wing Chun, pois a queria como uma de suas concubinas por bem ou por mal.

Ele tentou forçar Wing-Chun se casasse com ele, e sua contínua ameaça tornou-se uma fonte de preocupação para ela e também a seu pai.

Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era muito comum nesta época. Ng Mui soube disso e teve pena de Wing-Chun.

Todos os dias, ele e a filha se preocupavam, por isso Wing Chun andava com um visual masculino para poder enganar os pupilos de Wong, que a procuravam. Foi então que Ng Mui, sabendo de tudo, se propôs a ajudar o velho Yim Yee e sua filha.

Wing Chun seguiu a monja Ng Mui para o Templo da garça Branca.

Por volta de 1744 a 1747, a filha de Yim Yee passou a estudar Gung Fu sob a tutela de Ng Mui no templo da Garça Branca.

Ng Mui começou, então, a ensinar sua técnica mortal de punhos do sul para a jovem, mediante exaustivos treinos de autodefesa, seguindo os moldes de ensino dos monges de Shaolin.

Depois de um tempo, os pupilos de Wong começaram a procurar por Wing Chun, a fim de leva-la para o seu chefe.

No entanto, Wing chun estava segura de si e ofereceu resistencia batendo nesses homens. Eles foram embora dizendo que da próxima vez Wong viria pessoalmente buscá-la.

No dia em que Wong apareceu para levá-la, Wing Chun o desafiou para uma luta por sua liberdade.

Sem ficar intimidada, não permitiu que Wong a levasse, valendo-se dessa nova arte para bater nele quando ele tentou agarrá-la.

Os pupilos de Wong o ajudaram rapidamente a sair dali e deste nunca mais se teve notícias.

Wing Chun continuou a treinar com Ng Mui em segredo no templo da Garça Branca até concluir toda a arte de punhos curtos criada pela monja de Shaolin até 1748.

Ng Mui, já com certa idade, procurou continuar a sua vida de monja no Templo da Garça Branca e propagar o budismo, deixando todo o seu legado marcial para Wing Chun.

Por volta de 1748, Wing Chun, já na fase adulta, aceitou se casar com o amigo que era um vendedor de sal chamado Leung Bok Chau, comerciante da província de Kuang Tung, por um acordo firmado pelos pais de ambos.

Leung veio de fukien, e sua família comprometeu-se a realizar o casamento de seu filho ainda antes da morte da mãe de Wing Chun.

Leung Bok Chau trazia sal de Fukien para Yunnan. Sal era muito raro e caro nos distritos montanhosos.

Leung Bok Chau praticava outros estilos de kung fu, mas concluiu que a habilidade de sua mulher era superior ao que sabia, e pediu para que Wing Chun o ensina-se tudo antes que eles tivessem filhos.

Ela aceitou passar todo o sistema em segredo para seu marido. Em homenagem à esposa, Leung Bok Chau chamava o estilo de "Wing Chun Kuen" ou "Punhos de Wing Chun.

Ao longo de 1749, como Leung Bok Chau queria construir uma família próspera com sua mulher Wing Chun; ele buscou intensificar o seu comércio de sal, por isso viajava bastante. Foi nessa ocasião que Wing Chun adoeceu e ficando bastante fraca morreu jóvem e sem deixar filhos.

Em aproximadamente 1790, Leung Bok Chau fica amigo de um osteopata de Fat San da região Zhaoqing chamado Leung Lan Kwai que se interessou bastante pelo estilo de Gung Fu de Leung Bok Chao.

Leung Lan Kwai era médico, por isso vinha de uma família refinada, no entanto era uma pessoa muito deprimida.

Anos depois de Leung Bok Chau ter aprendido a arte de sua esposa, ele a transmitiu a Leung Lan Kwai, que a preservou secretamente até 1819.

Antes disso, por volta de 1794, Leung Lan Kwai ingressou no Keng Fah Wui Kwun, apresentando-se como membro de uma sociedade que queria restaura a dinastia Ming, revelando também que praticava um Kung Fu originado num templo budista do Sul da China.

Em aproximadamente 1817, ficou muito amigo do grande ator de ópera cantonesa chamado Wong Wah Bo, que demonstrou interesse pela arte de Leung Lan Kwai.

Esses atores normalmente tinham noções de artes marciais, pois interpretavam, muitas vezes, papéis que representavam heróis lendários do passado. As equipes de ópera viajavam em barcos vermelhos por toda a China.

A performance do ator Wong Wah Bo nas apresentações deixava Leung Lan Kwai impressionado, por isso passaram a praticar juntos nos juncos vermelhos. Logo, Leung Lan Kwai foi o responsável por levar o estilo Punhos de Wing Chun para os barcos vermelhos.

Wong Wah Bo nasceu na vila Gu Lao em 1790, no distrito He Shan em Kuang Tung, começando a aprender Kung Fu cedo, bem antes de aprender ópera cantonesa. Wong representava o guerreiro masculino nas peças.

Era a Sociedade da Keng Fah Wui Kwun que treinava os artistas da ópera e Wong Wah Bo era o Daí Si Hing dessa sociedade.Os membros dessa Sociedade usavam os Juncos Vermelhos para apresentar os espetáculos pela China.

Dessa forma tiveram contato com vários movimentos revolucionários anti-ching, passando a esconder uma sociedade secreta com o tempo, denominada Flor Vermelha, na luta contra o domínio manchu para restaurar a dinastia Ming (1368 ? 1644).

Leung Lan Kwai decidiu, então, passar o estilo Wing Chun para Wong Wah Bo, que em 1819 já era um perito em Wing Chun.

Os juncos vermelhos caminhavam por água rasa e estreita em período de estiagem, por isso os bastoneiros que empurravam os barcos utilizavam um longo bastão de bambu. Havia um jovem bastoneiro chamado Leung Yee Tai.

Leung Yee Tai era de família humilde e sofria de asma, por isso empregou-se como bastoneiro nos Juncos Vermelhos entre 1816 e 1820.

Mais tarde, em 1823, Leung Yee Tai passou a cuidar dos figurinos dos atores e passou a conhecer melhor Wong Wah Bo.

Leung Yee Tai com o tempo aprendeu a arte do papel de Dai Fah Ming, um dos dez papéis da ópera cantonesa, despertando a atenção de Wong Wah Bo, que decidiu ter Yee Tai como discípulo em Wing Chun.

Wong Wah Bo transmitiu o estilo Wing Chun para Leung Yee Tai.

Em 1826, Leung Yee Tai percebendo que o estilo Wing Chun estava restrito a poucas pessoas, decidiu desenvolver técnicas de bastão longo estraindo alguns princípios de sua profissão de bastoneiro dos juncos.

Em alguma ocasião, o velho Wong Wah Bo praticava Wing Chun com as espadas borboletas e Leung Yee Tai passou a observá-lo atentamente, e começaram a trocar idéias sobre Wing Chun.

Leung Yee Tai com o bastão e Wong Wah Bo com as espadas borboletas enfrentaram-se de modo amistoso, afim de que pudessem apreciar qual dos dois detinha a melhor técnica com suas respectivas armas.

Após o duelo, ambos puderam conhecer a grande habilidade de cada um e, assim, optaram por um intercâmbio de técnicas para enrriquecer o Wing Chun. Esta etápa ocorreu entre 1826 a 1834.

Os dois introduziram o bastão longo ao estilo Wing Chun que passou a ter a forma Look Dim Poon Kwun ou "Bastão dos Seis Pontos e Meio".

Esse período de Leung Lan Kwai, Wong Wah Bo e Leung Yee Tai, foi denominado de Juncos Vermelhos, que ficou em atividade até 12 de Novembro de 1854, quando ocorreu a rebelião de Tai Ping, em que houve a destruição do Keng Fah Wui Kwun por ordem governamental de Yip Ming Chan que descobriu o envolvimento de membros do junco vermelho na rebelião.

O velho Leung Lan Kwai passava por muitos problemas pessoais, por isso queria se dedicar a uma vida reclusa num mosteiro.

Como também era curandeiro, em 1850 havia conhecido uma familia próspera de Herbalistas em Fat San, onde morava Leung Jan a quem, mais tarde, apresentou formalmente a Leung Yee Tai que passava por uma crise de asma.

Em 1855, parada a cia de ópera, Leung Yee Tai arranjou traballho em Foshan enquanto passava seus conhecimentos de Wing Chun para Leung Jan, que também treinava com o mestre Wong Wah Bo.

Leung Jan originalmente chamado Leung Dak Wing, nasceu em 1826. Era o segundo filho de um herbalista de Foshan e assumiu a farmácia da família, conhecida também como Sang Jan Tong, na rua Kuaizi depois que seu pai faleceu.

Leung Jan gostava de Kung Fu desde criança, por isso seu pai contratou um mestre que sabia vários estilos para ensinar o garoto. Em sua juventude, também começou a aprender medicina chinesa com o pai, vindo a se tornar um médico herbalista.

A partir de 1850, ele veio a ser chamado Jan Sin Sang (Sr. Jan), ou mais simplesmente Jan Sang (Zan Sheng) pelos moradores. Seu pai havia colocado o nome da farmácia "Wing Sang Tong" em caligrafia que era difícil para as pessoas leigas entenderem, por isso as pessoas confudiam "Wing Seng Tong"(local para curar as pessoas) com "Jan Seng Tong" (local do Sr. Jan).

Entre 1849 e 1854, durante as viagens da companhia de ópera e as crises de asma de Leung Yee Tai, Wong Wah Bo e o próprio Leung Yee Tai foram apresentados por Leung Lan Kwai ao famoso médico herbalista Dr. Leung Jan pelos arredores da província de Fat San.

Durante a proibição da ópera pós 1855, que Leung Yee Tai e Wong Wah Bo viveram próximos a farmácia de Leung Jan.

Após a morte de seu pai, Leung Jan foi cohecer o estilo Wing Chun com o amigo Leung Lan Kwai que também era médico, porem Lan Kwai o apresentou a Leunk Yee Tai e ao velho wong Wah Bo e estes transmitiram o estilo Wing Chun a Leung Jan.

Leung Jan começou a aprender Wing Chun, a partir de 1855 primeiramente com o ator e bastoneiro Leung Yee Tai, que também era paciente dele quando tinha crise de asma. Depois continuou treinando sob instrução do velho Wong Wah Bo.

Leung Jan se dedicou de maneira intensa, tanto quanto a jóvem Yin Wing Chun havia feito; vindo a dominar o estilo completamente e logo se transformou um lutador extremamente habilidoso, obtendo a reputação de "Rei do Wing Chun".

Próximo à farmácia de Leung Jan, havia um posto de troca de dinheiro que pertencia a um certo Chan Wah Shun, conhecido por Wah o trocador de dinheiro; cujo sonho era tornar-se um hábil lutador de Kung Fu.

Chan Wah Shun nasceu em 1836. Após ter trabalhado no mercado de arroz de Fat San, iniciou carreira com a troca de dinheiro.

Todos os dias, Wah corria à cerca de madeira da farmácia do vizinho e espiava Leung Jan ensinar Wing Chun. Reunindo toda a sua coragem, Wah apresentou-se diante do mestre e solicitou formalmente sua admissão como discípulo, mas foi recusada.

Ele não desistiu. Nas inúmeras vezes em que observava os treinos, Wah tinha visto entre os alunos um homem forte que tinha seu nome "Wah" e que possuía braços tão fortes que algumas vezes quebrava os braços do muk yan jong. O fato de possuir os braços tão fortes trouxe a ele o apelido de "Wah, braço de madeira".

Wah, "o trocador de dinheiro", usou de todos os recursos que dispunha para tornar-se amigo de Wah, o braço de madeira, e com ele, aprendeu inúmeras técnicas de Wing Chun.

Em 1866, numa certa ocasião em que o mestre Leung Jan estava viajando, o Wah braço de madeira resolveu levar seu amigo para assistir o treino na farmácia. Nessa oportunidade, estava o filho de Leung Jan, Leung Chun; e Wah contou-lhe que "o trocador de dinheiro" possuía grandes habilidades apenas observando os treinos pela cerca.

Leung Chun resolveu testar "o trocador de dinheiro" e travou com ele uma luta real. "O trocador de dinheiro" estava acostumado a treinar com seu amigo o "braço de madeira.

Chan Wah Shun deu-lhe um golpe arremessando-o sobre a cadeira favorita do pai, quebrando-a. todos apressaram-se para consertá-la da melhor forma.

Naquela noite, retornando de sua viagem, Leung Jan foi descansar em sua cadeira e esta tombou para o lado. Foi informado pelo filho sobre a verdade.

Após examinar sua técnica, Leung Jan acabou por aceitar Wah "o trocador de dinheiro" como seu discípulo, pois ficou admirado do gráu de conhecimento que ele atingira sem ter freqüentado aulas formais.

Em 1885, foi proibida a formação dos Juncos Vermelhos, culminando com sua total dissolução, por isso muitos membros passaram necessidades e se separaram para sobreviverem. Ficou a cargo de leung Jan transmitir o estilo Wing Chun, e posteriormente a Chan Wah Shun.

Ao mesmo tempo em que convivia com seu Mestre para aprender o Ving Tsun, Chan Wah Shun tabém estudou medicina. E em 1895 ele ficava na Farmácia no lugar de seu Si Fu para diagnosticar e tratar dos enfermos em seu lugar.

Chan Wah Shun ensinou Wing Chun durante 36 anos e teve, durante esses anos, apenas dezesseis discípulos. Quando estava com mais de 70 anos, foi gentilmente convidado a ensinar no templo ancestral da família Yip, umas das mais ricas de Fatshan, proprietária de uma enorme fazenda e de uma rua inteira da cidade.

Leung Jan saiu de Fat San em 1885, aos 70 anos retornando para a sua vila natal, Gu Lao. Nela desenvolveu uma versão simplificada de Wing Chun que ficou conhecida como Wing Chun de Gu Lao ou Pin San Wing Chun. Passou esse conhecimento para 4 jovens: Wong Wah Saam, Yik Ying, Daí Mui e Sai Mui.

Leung Jan morreu em 1901, em Gu Lao.

Chan Wah Shun disse ter começado a ensinar Wing Chun no final século XIX, em 1877; e quando Leung Jan faleceu , Chan Wah Shun instruiu jovens estudantes, como Ng Siu Lo e Ng Jung So, e já a partir de 1900, ele ensinou fora do Templo Ancestral da família Yip em Song Yuan.

O ultimo aluno que Chan Wah Shun admitiu foi um garoto de 11 anos chamado Ip Man. O mestre Chan Wah Sun morreu em 1906.

Ip Gai Man nasceu em 1893, na província de Fat San, começando a treinar Wing Chun com o mestre Chan Wah Shun até 1906.

O pai de Ip Man pagava três moedas de prata, o que era muito valor na época. Yip Man tinha como si hings: Ng Chang So, Lui Yu Chai, Yuen Kay Chan e Yui Choi.

Quando Chan Wah Sun morreu, Ng Chang So assumiu o ensino dos seus discípulos. Yip Man continuou, então, seus estudos sob a tutela de Ng Chung até que um incidente, no qual Yip Man matou alguém acidentalmente quando tinha apenas 16 anos, o levou a interromper os treinos.

Como seus pais eram muito ricos e tinham boas ligações, eles foram capazes de enviar seu filho quase imediatamente para o Japão, a fim de evitar maiores complicações com as autoridades.

Passado o susto, Ip Man estabeleceu-se em Hong Kong, continuando seus estudos no colégio St. Stephen?s College entre 1915 a 1919. Nessa época, Ip man, já bastante intelectual, refletiu e começou a buscar fontes de outras famílias de Wing Chun.

Na década de 1930, surgiu um certo Wai Yan que se tornou mestre de Wing Chun, e por isso deu início a um projeto para pesquisa e aperfeiçoamento do Wing Chun.

O mestre Wai Yan transformou uma de suas lojas chamadas Dai Duk Lan em uma academia para prática e pesquisa histórica sobre Wing Chun, onde queria reunir os
melhores praticantes de Wing Chun da época visando uma unificação. O antigo templo Shaolin serviu de modelo.

Yip Man logo passou a frequentar o Dai Duk Lan, trocando conhecimento e aprendendo mais sobre outras famílias de Wing Chun, e assim começou a reformular o seu sistema.

Ip Man e seus irmãos do estilo não treinariam juntos novamente, pois o uso e a compreensão do estilo eram diferentes, o que gerava uma restrição entre os alunos, quanto àquele novo enfoque.

Em 1939 Ip Man serviu o exército na guerra contra o Japão. E terminada a Segunda Guerra, foi morar em Nanhoi, onde trabalhou como policial.

Em 1949, com a revolução comunista, Yip Man foi obrigado a fugir para Hong Kong, tendo que deixar a família em Nanhoi. Falido e sem dinheiro ou negócios, devido à grande dificuldade de empregos na época, foi ajudado por algumas pessoas da associação dos garçons de Hong Kong.

Entre essa gente havia muitos praticantes de kung fu, como Leung Sheung que mais tarde seria o primeiro discípulo discípulo de Ip Man.

Todos esses fatores levaram Ip Man a ensinar os punhos de Wing Chun profissionalmente, numa sala improvisada cedida por um amigo. Nos anos 50 e 60, Ip Man ainda frequentava a academia de pesquisas Dai Duk Lan e adotou várias técnicas, incorporando-as ao sistema que aprendeu de Chan Wah Sun.

Mas antes disso, em 1940, eis que surge a Lenda de Bruce Lee.

Lee Siu Lung naceu no ano do dragão chinês, em São Francisco, Califórnia; durante uma passagem da Ópera Cantonesa, da qual seus pais Lee Hoi Chuen e Grace Ho eram integrantes.

Voltou para Hong Kong com apenas 3 meses de idade, cresceu e viveu lá até o fim de sua adolescência. Bruce foi o quarto de cinco filhos. Por seus pais serem artistas da Ópera Chinesa, Bruce atuou em vários filmes chineses durante sua infância.

Desde cedo Bruce Lee treinou Tai Chi com seu pai, até que em 1954 foi apresentado ao mestre Ip Man do estilo Wing Chun pelo seu amigo William Cheung.

Bruce tinha uma facilidade acima do comum para aprender e executar os movimentos ensinados por Ip Man. Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos.

Haviam diversas gangues pelas ruas de Kow Loon e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Lee acumulou 2 títulos de campeão de Boxe de 1957 e 1958 em Hong Kong.

Mas em 1959, Lee participou de uma briga de rua onde a polícia foi chamada, pois espancou o filho de uma temida família. Finalmente o pai de Lee decidiu que Bruce deveria deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura nos Estados Unidos.

Em 1964,num Torneio Internacional de artes marciais de Long Beach, o agora Bruce Lee demonstrou o seu Soco de uma Polegada, e foi descoberto por um produtor cinematográfico, e passou a construir a partir daí a sua imagem de o Grande Mestre das Artes Marciais sendo consagrado mundialmente até hoje.

Bruce desenvolveu o Tao do Jeet Kune Do 1965 em um desafio feito por um certo Wong Man, que era contra Lee ensinar artes marciais aos ocidentais. Após cerca de três minutos de combate, Wong Man foi derrotado. Lee concluiu que a luta durou tempo demais e que não tinha demonstrado todo seu potencial usando as técnicas do Wing Chun.

Lee considerou que as técnicas tradicionais de todas as artes marciais eram muito ilusórias para serem usadas em situações reais de luta. Lee criou um método com ênfase na rapidez e eficiência baseadas no Wing Chun somados a outros métodos diferentes de treinamento de força e resistência. Era o "estilo sem estilo".

Enquanto isso, para Ip Man o progresso máximo veio só em 1967, quando finalmente abriu uma escola para o grande público de Hong Kong. Porém, já bastante velho, não ministrava aulas para todos, apenas aos alunos mais antigos ou particularmente.

Ip Man morreu no dia primeiro de dezembro de 1972, devido a um câncer.

Em 27 de julho de 1973, Lee estava em Hong Kong para tratar do seu ultimo filme "A Torre Da Morte", e nesta ocasião passou mal, e o remédio que lhe deram causou a sua morte. "Uma Estrela Cai no Mar da Arte".

Devido a Ip Man e sobretudo ao Grande Dragão Bruce lee, o estilo Punhos de Wing Chun chegou a todos nós nó século XX, virando mania no século XXI.

By Cícero Junior 02-03-2011.
[email protected]

Autor: Cícero Bernardo


Artigos Relacionados


Kung Fu Um Diferencial No Comportamento Social

Kung Fu Wing Chun E O Conceito Da Simplicidade Nas Artes Marciais Na Visão De Mestre Geraldo Monnerat

Kung Fu E Sua Idéia Inicial No Aspecto Do Desenvolvimento Humano Na ótica De Geraldo Monnerat

O Coxo Curado Por Pedro NÃo Estava À Porta Do Templo

Artes Marciais

Wing Chun Kung Fu E A Arte Da Guerra

O Guerreiro Kung Fu E A Sociedade Chinesa