Correndo pelo céu



Edson Silva

Não sei isso ocorre com todos, mas tem música que me faz viajar, me transporta para o cenário dela, como magia de cinema, sei lá! Uma dessas músicas é "Cavaleiros do Céu" ou "Crescente", magnificamente interpretada pelo Milton Nascimento (como se isso fosse alguma novidade) no Show "Tambores de Minas", de 2003. A composição é antiga (de 1948) do norte americano Stan Jones e tenho dúvida se a versão para o português é de Haroldo Barbosa ou de Carlos Gonzaga, que a cantava nos anos 60, tempos da Jovem Guarda do rei Roberto Carlos. Milton também gravou, acho que nos anos 70 e, como disse, fez linda regravação no DVD "Tambores de Minas"

Em linhas gerais, a música fala de um vaqueiro do Arizona, beberrão e de comportamento desordeiro, que corria em seu cavalo na noite do sertão e se vê surpreendido com um clarão no céu. Era um rebanho de touros, cujas ferraduras provocavam brasas no ar. Atrás da boiada vinham vaqueiros desesperados, gritando como loucos e de tão vermelhos pareciam queimar também, naquela epopéia para o além.

Face ao desespero da boiada a se perder, suores escorriam dos olhos dos vaqueiros como se fossem centelhas de fogo. E aqueles homens choravam a maldição de condenados a viver perseguindo ao léu um rebanho no céu. Mesmo assim, um dos cavaleiros de céu tem tempo de alertar ao vaqueiro do Arizona, dizendo que mudasse de vida enquanto podia, senão ele acabaria também condenado a querer pegar no fogaréu o rebanho no céu...

O toque alucinante da música e a projeção das cenas em nossas mentes fazem até parecer que ouvimos o desembestar de passos de touros sem rumo deixando rastros de fogo e de poeira pelo ar. Se repararmos bem podemos ver vaqueiros de rostos esqueléticos avermelhados pelas vastas cabeleiras de fogo que, misteriosamente, não queimam seus chapéus. "...Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu... Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, seguindo para o além..."

Edson Silva, 49 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

[email protected]

Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


Sobre Terremotos E Profecias

Com Milton, Protesto A Críticos Vira Poesia

Vandré Não Plantava Em Tempo De Queimada

Vozes De Talento Deles

O Colibri Que Beijou O Rei

Sacro Ou Profano? Apenas Raul Seixas..

A Canção Do Nordestino Vandré