CONSIDERAÇÕES SOBRE A LIBERDADE SEGUNDO SARTRE



Existencialismo pode ser considerada uma designação vaga de várias teorias filosóficas, entretanto, de uma maneira geral, pode-se defini-lo como uma doutrina filosófica que enfatiza temas como o indivíduo, escolhas e o absurdo da vida humana ao adquirir uma compreensão racional do universo.
A frase que carrega a essência do existencialismo de Sartre que pode ser conhecida como seu lema é: A existência precede a essência. Os existencialistas defendem essa afirmação refererindo-se ao fato de que, ao seu ver, o ser humano não é dotado de um modelo pré-determinado de sua essência, e a essência de cada homem deve ser perseguida no decorrer de sua existência. Assim, o homem existe primeiro, se descobre, surge, e somente depois se define como ser dotado de consciência. Segundo Sartre (1987), "O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo".
Sartre, nascido em Paris, foi o primeiro filósofo a se identificar como existencialista, numa época conturbada "pós-guerra" e contou com o apoio de sua companheira Simone de Beauvoir, que o incentivou a escrever seu primeiro romance (A Náusea).
A Náusea é um romance, e desta forma muitos dos escritos de Sartre foram neste estilo literário, entretanto abrangeram também escritos para teatro e escritos de natureza filosófica. As obras de Sartre foram importante influência para a sociedade da época, ainda abalada pela Segunda Guerra Mundial.
Numa vaga tentativa de definição, visto a dificuldade em alcançar todos os aspectos deste conceito em Sartre, a liberdade pode ser caracterizada como a escolha que o homem faz de seu próprio ser e do mundo. Mas por se tratar de uma escolha, ao passo em que é feita, geralmente indica outras muitas escolhas quanto possíveis. O absurdo que se mostra da existência não revela as outras escolhas que poderiam ser feitas.
Segundo a teoria existencialista de Sartre, somos obrigados a ser livre, não há determinismo, e qualquer tentativa de determinismo é considerada má-fé. Assim sendo, nada pode determinar as decisões que tomamos, e tudo o que acontece em nossa vida é proveniente do passado e das escolhas que fizemos nele.
Essa responsabilidade toda, sobre a própria vida e sobre a vida dos demais homens não carrega a honra de ser importante ou nada parecido com isso, ao contrário, gera um sentimento de angústia, que não é tão fácil de ser definido.
Analisando as obras de Sartre, pode-se obter a teoria básica, o alicerce do existencialismo para ele. Elas mostram que uma possível natureza humana não existe na realidade, assim sendo, não há uma definição do homem que seja prévia ao ato de existir. Em outras palavras: não há uma essência precedente, capaz de determinar aquilo que cada indivíduo vai ou deve ser, como já foi comentado acima.
Nos escritos de Sartre, o conceito de liberdade está associado à solidão, responsabilidade, angústia, conhecimento e escolha. Além de obras de menor sucesso, os três textos principais de Sartre ? O Existencialismo é um Humanismo, A Náusea e O Ser e o Nada - propiciou averiguar os princípios básicos do existencialismo, bem como os conceitos relacionados ao conceito de liberdade, segundo o autor. No romance A náusea, a liberdade está associada ao conhecimento de si mesmo, bem como à angústia. No O Ser e o Nada, a liberdade está associada à escolha, responsabilidade e angústia. No O Existencialismo é um Humanismo, por sua vez, está associada à angústia e responsabilidade.
Portanto, após a leitura dos textos e elaboração deste trabalho, foi possível perceber que o conceito de liberdade segundo o existencialismo de Sartre está associado aos conceitos de solidão, responsabilidade, angústia, conhecimento e escolha.

REFERÊNCIAS
SARTRE, JP. O existencialismo é um humanismo. 3. ed. Trad: Rita Correia Guedes. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os pensadores).
SILVA, AS. O conceito de Liberdade segundo a teoria existencialista de Sartre. Monografia. Brasília: Universidade Católica de Brasília/UCBV, 2010. 42 p.


Autor: Andressa S. Silva


Artigos Relacionados


A Liberdade Nos Textos 'a NÁusea', 'o Ser E O Nada' E 'o Existencialismo É Um Humanismo'

RelatÓrio: O Existencialismo De Sartre

Existencialismo

O Conceito De Liberdade Segundo A Teoria Existencialista De Sartre

Vida E Obra De Sartre

Existencialismo

Como Compreender Sartre