Luzes da ribalta



Luzes da Ribalta


Durante uma grande parte de minha vida, desejei conhecer Paris. Parecia uma viagem irrealizável. Num determinado dia, decidi ignorar todas as dificuldades que me impediam de concretizar meu sonho: na próxima primavera européia, passaria uma semana na Cidade Luz.

Perto da data programada, iniciei a fazer o roteiro. Listei os lugares que julgava mais pitorescos e históricos, para visitá-los. Logo imaginei descer do aeroporto Charles De Gaulle e dirigir-me ao hotel que ficava no Champs Elysées. Não continha minha satisfação ao pensar em percorrer o famoso boulevard, entre cafés, livrarias e cinemas, ouvindo no i-pod, a música "Ne me quitte pás", na voz de Edith Piaf.

Subiria a torre Eiffel, vislumbrando o Sena, tendo uma vista panorâmica da cidade irradiadora de arte e cultura. Ao visitar o Louvre, bastaria contemplar o quadro de Mona Lisa, o tempo que desejasse. Rezaria na Catedral de Notre Dame, em memória de Quasímodo e Esmeralda.

Também não deixaria de conhecer o Sacré Coeur em Montmartre, o Jardim de Luxemburgo e Lês Invalides. Nos braços de Napoleão chegaria ao Arco do Triunfo. No bairro Pigalle seria toda ouvidos a Maurice Chevallier. A Revolução Francesa me impulsionaria a contemplar deslumbrada, a Place de la Bastille. Passearia de mãos dadas com a fantasia, no Quartier Latin, mesclando-me aos artistas, pintores, cantadores e boêmios, como se deles nunca tivesse me afastado.

A última noite na capital francesa seria destinada à La Opéra de Paris, para assistir o "Fantasma da Ópera". Sentaria confortavelmente numa poltrona, embevecida pela grandiosidade e requinte do teatro.

As cortinas do palco se abririam: o espetáculo iniciaria.

Ouço uma música muito familiar. Ela me desperta. Ao acordar, estou sentada num sofá em minha casa. Na frente de um DVD, assisto pela terceira vez, tudo que restou dos meus planos de viagem: "O Último Tango em Paris".


Themis Groisman Lopes



Autor: Themis Groisman Lopes


Artigos Relacionados


Paris: Reveillon Na Cidade Luz !!

Conhecer Paris

Melhores Hotéis Com Vista Para A Torre Eiffel

Paris De Um Jeito Muito Mais Interessante!

As Maravilhas Da Noite Parisiense

Por Que Não Há Prédios Altos Em Paris

Pobre Linda Paris...