Estudo do caso clínico: Vitiligo





Estudo do caso clínico: Vitiligo


Introdução
O vitiligo foi descrito há muitos anos na Antiguidade , no tempo dos Faraós, na língua usada nesses dias ,dos hieróglifos isso há 3500 anos , mais tarde escrita no Papiro de Ebers por volta do primeiro século a.C a 1550 a.C.
É muito importante esse documento historico pois trazem para a sociedade conteporânea o conhecimento adquirido pela prática empírica e observação que a avançada medicina desses dias tinha.
Não apresenta lamentavelmente as características da ciência atual, o método cientifico apresentando no lugar desse tipo de conhecimento ,cheio de encatamentos, rezas escatológicas de afastar e manter demônios causadores doença em seu lugar de origem e o outras superstições.Mas ainda assim é importante por saber da existência , e a maneira da pessoas nessa sociedade viam a doença.
Foi também descrito um pouco mais distante , já na Ásia , na Índia no livro considerado sagrado por esse povo o Atharva Veda práticas curativas e pacificadoras e práticas de bruxaria e encantamento( ghora).
As práticas descritas apesar da distância geográfica apresentam as mesmas características fundamentais ,estavam nas mãos de sacerdotes mágicos e "medicine-men" ou mais conhecidos por atharvans que dominavam a cena antes e durante o período do Rig Veda, no país do Rio Ganges.
Apesar de ter passado centenas de anos essas praticas são comuns nas partes rurais da Índia e entre as populações tribais em que não chega pela falta de recursos a medicina ocidental e devido a sua cultura que é bem diferente da Europa que predomina na medicina brasileira.
Na Bíblia, já no antigo Testamento, ou seja , antes de Jesus Cristo , era chamada de "Zara?at" se confundia muitas vezes com a lepra o vitiligo.A Bíblia para o Ocidente em que a maioria são cristãos traz mais influencia na sua cultura.
Explica muitas coisas que acontece ainda hoje apesar do avanço da medicina ocidental que a pessoa com vitiligo se sente discriminada,assim como os portadores de lepra em que na Bíblia era tratado com muito preconceito que resulta em isolamento e morte das vitimas dessas doenças.

É uma doença antiga entre humanos, mas até hoje pouco conhecida ,pois não leva a quem a sofre a um mal grave, não dói e não morre portanto dispensando entre os cientistas pouca curiosidade e ao mesmo tempo é complexo pois provavelmente a resposta a essas perguntas está na síntese da melanina.
Mas para as pessoas que sofrem não é encarada de forma tão boa apesar de ser apenas um valor estético mas para quem tem sabe como é doloroso pois a a sociedade os encara com repulsa,assim carrega esse mal como um estigma assim apresentam baixa-estima e outros problemas de comportamento.
A medicina ocidental nega essas idéias sobrenaturais, mas entre as pessoas comuns ainda aparecem e prevalecem assim muitas vezes essa doença é encarada assim pelos próprios paciente e pela comunidade sendo alvo de discriminações e piadas de mal gosto.
Assim o estudo para a sua cura e a divulgação do que é realmente essa doença deve ser realizado.

Objetivo: Esse trabalho tem o objetivo de revisar os aspectos epidemiológicos ,históricos , imuno-patológicos e clínicos do vitiligo para refletir sobre essa doença , sobre a sua relação com outras patologias e doenças provocadas por causa da presença do vitiligo como queimaduras ,alergias ,câncer de pele.

Justificativa:
A importância do esclarecimento dos portadores de vitiligo terem das doenças associadas e que pela presença do vitiligo pode predispor para o desenvolvimento das mesmas e a relação com outras doenças em base dos levantamentos epidemiológicos.




Conceito:
O vitiligo é um tipo específico de leucodermia caracterizada por despigmentação da epiderme.
São máculas que são pequenas áreas de cor diferente, de manchas brancas como leite em qualquer área corporal, especialmente face, pescoço, genitália, cotovelos, mãos, joelhos e pés.
Alguns pacientes podem apresentar manchas mais claras que a pele normal, mas que não são brancas.
Isso ocorre pela sobrevivência de alguns melanócitos no local que em pessoas de cor branca dá impressão visual de sujeira.
Pode ser manchas planas, pálida ou branca e não pode ser sentida com os dedos.
Pode ser de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelo.
É uma dermatose que se caracteriza por manchas acrômicas,
geralmente bilaterais e simétricas, que acomete o maior órgão do corpo humano.

A perda de melanina, ou seja, a hipopigmentação, é parcial nos seus portadores.
É um distúrbio progressivo,ou seja , ao longo do tempo o problema vai piorando.Adquirido no qual uma parte ou todos os melanócitos presentes na epiderme entre os folículos e, ocasionalmente, nos folículos pilosos são destruídos seletivamente
Aparecem no corpo da pessoa; sem idade e local certo para aparecerem, mas normalmente aparecem nas mãos e sempre do lado direito do corpo, Esse tipo de doença geralmente ocorre quando há algum problema emocional, como: brigas familiares ou problemas conjugais.
Aparecendo nas extremidades. As manchas podem crescer ou permanecer com tamanho constante.
Ocasionalmente, pequenas áreas podem repigmentar quando forem
recolonizadas por melanócitos.

Histórico da doença no paciente
No vitiligo precoce, as áreas de cor branca não são distintas e podem ser pruriginosas.
No inicio aparece apenas nas extremidades,pode permanecer assim para sempre ou por alguma razão que deve desistir que não se sabe ainda deve desencandear todo processo despalhamento que varia de pessoa para pessoa.Por dedução percebe que o ambiente interfere
A localização
No maior órgão do corpo humano é a pele que recobre todo o organismo humano o protegendo.
Constituição
A pele é um órgão que a nível histológico é formada por três camadas, a epiderme que é a camada mais superficial, composta de queratinócitos e pamelanócitos( local mais preciso em que ocorre a doença).
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo, a parte que apresenta maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa tem ,conhecida como pele glabra por não possuirem pelos.
A camada externa da pele são células mortas, as vivas nascem cerca de 0,5 mm abaixo as superfície, subindo gradativamente. Chegam a até 2 mm de espessura nas mais espessas.
As células encontram-se dispostas em camadas sobrepostas de modo a constituírem 4 camadas, embora em alguns sectores sejam 5.
Existem cerca de 17 glândulas sebáceas por cm quadrado de pele.
No mesmo espaço se comprimem cerca de 200 glândulas sodoríparas, milhões de micro-organismos, na maioria bactérias, habitam a pele humama, responsáveis pelo odor do suor, que em sua origem não possuía odor.
As unhas são células epiteliais modificadas cuja queratina atinge o máximo de rigidez.
As terminações nervosas, especializadas em 5 sensações diferentes: tato, calor, frio, pressão e dor, faz da pele o mais completo entre os órgãos dos sentidos.
Um pelo nada mais é do que um fio de proteína queratina, como a da pele, envolvido por uma capa de queratina dura. Uma pessoa normal perde em média todo dia, 30 dos cerca de 300 mil fios de cabelo.
É um tecido em constante renovação, representa um verdadeiro sistema cinético, no qual a célula se divide, emigra, se diferencia e morre. No ser humano, todas as células epidérmicas são renovadas uma vez ao mês.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser parasitada por micro-organismos pois é nesse local que concentra os nutrientes .
Os nutrientes e oxigénio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
A epiderme apresenta várias camadas. A origem da multiplicação celular é a camada basal.
Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas.
A camada basal, é a mais profunda, em contato com derme, constituído por células cúbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas.
Contém muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para as camadas mais superficiais, enquanto outras permanecem na camada basal e continuam a se dividir. Começam a formar junções celulares umas com as outras, como desmossomas .
Estão presentes na pele sem folículos pilosos (pele glabra). - Camada córnea: constituído de células achatadas eosinófilas sem núcleo (mortas) com grande quantidade de filamentos, principalmente queratinas.
- A junção entre a epiderme e a derme tem forma de papilas , que dão maior superfície de contato com a derme e maior resistência ao atrito da pele.
A derme é a camada intermediária, composta de fibras colágenas e elásticas que dão sustentação à pele e, ainda vasos sanguíneos, nervos, e a hipoderme que é a camada profunda, composta de gordura, que auxilia na regulação da temperatura corporal.
A derme é formada por tecido conjuntivo, composto por vários tipos de células e fibras e por uma substância fundamental que preenche as fendas entre esses elementos.
Entre as células, os fibroblastos, que se encarregam da produção das fibras e da matriz extracelular, embora existam outras igualmente muito importantes, como macrófagos, células dotadas de mobilidade pertencentes ao sistema imunitário com a missão de eliminarem os microorganismos, que eventualmente possam ter chegado à derme, e devorarem as restantes células mortas e resíduos
. Para além disso, existem vários tipos de fibras: as fibras de colagéno, as mais abundantes e que se encontram em paralelo à superfície cutânea; as fibras elásticas, que têm a capacidade de se distenderem e de imediatamente recuperarem as suas dimensões anteriores; e, por fim, as fibras reticulares, as mais finas, que formam um septo com a aparência de uma rede.
É a derme que acolhe as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas e os folículos pilosos e é através dela que circulam os vasos sanguíneos que nutrem as células superficiais da pele e as fibras nervosas responsáveis pela sensibilidade cutânea.
HIPODERME
A hipoderme é a camada mais profunda da pele, apesar de ter limites muito pouco definidos com a derme e de ser composta por elementos comuns
. A espessura da hipoderme varia de pessoa para pessoa e também conforme as várias regiões do corpo, já que esta camada é bastante espessa em várias áreas como a sola dos pés e praticamente inexistente noutras, como por exemplo nas pálpebras.
Os principais componentes da hipoderme são os adipócitos, células especializadas na síntese e acumulação de gorduras. Constituem a principal reserva de energia do organismo, encontram-se agrupados em pequenos lóbulos separados entre si por finos septos de tecido conjuntivo através dos quais circulam os vasos sanguíneos e as fibras nervosas.
Adaptação do texto do site abaixo:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=450 Acessado dia 22 de janeiro de 2011

A camada profunda é a hipoderme, ou seja, a gordura, responsável, entre outras coisas, por auxiliar na manutenção da temperatura corporal.
Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas e unhas.
Pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima.
Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo. Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação.
É constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado que são células escamosas em várias camadas.
A célula principal da sua constituição é o queratinócito , que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção.
Mas apresenta outras como células imunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares.


Anatomia da pele



É finíssima e sua espessura vai de 004 a 2 mm.Um adulto perde diariamente cerca de 15 gramas de células epiteliaiais, as células se renovam sem parar ,este ciclo de vida de 21 dias.
A pele pesa cerca de 4 quilos e recobre todo o corpo, uma área total de aproximadamente 2 metros quadrados. constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.
A recobre uma camada de queratina, uma proteína impermeável que dificulta a saída de água que tem grande importância fisiológica atuando com a manutenção da temperatura corpórea com a sua perda por evaporação.Um adulto pode produzir diariamente de ½ a 2 litros de suor.
A espessura da pele varia como nas pálpebras é mais fina do que nas costas .
Os poucos raios ultravioletas que conseguem atravessar a barreira de melanina reagem com determinadas proteínas epiteliais, produzindo a vitamina D.
Ninhos de melanócitos produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV),pigmento que dá cor à pele.
Há vários tipos de receptores responsáveis pelas sensações táteis .Apresenta corpúsculos de Pacini ou também conhecido como Vater Pacini;corpúsculos de Meissner;discos de Merkel;corpúsculos de Ruffini;terminações livres na pele e na base dos pelos.
A melanina
"A melanina cuja principal função é a pigmentação e proteção contra a radiação solar.
É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos .
A pigmentação protege os humanos do sol pode ocorrer mutação
A mutação nos genes na pele que pode levar ao desenvolvimento câncer na pele .
A falta de melanina que tem como causa os genes recessivos dá origem a uma condição denominada albinismo.
Assim se pode refletir antes mesmo de qualquer levantamento mais aprofundado a possibilidade do vitiligo ter uma base hereditaria o mecanismos dos genes envolvidos a ´pois por tras da melanina .
A produção de melanina é feita pelos melanócitostambem chamados de melanoblastos
Células da camada basal da epiderme que mantêm contato com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas.
Esses prolongamentos é que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos.
Células da camada basal da epiderme que mantêm contato com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas.
Esses prolongamentos é que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos.
A principal função da melanina consiste em absorver as radiações solares e em impedir a passagem destas para o interior do organismo, onde teriam efeitos nocivos, sendo por isso que a elaboração de melanina aumenta com a exposição ao sol.
Síntese
A síntese de melanina é teoricamente explicada pela presença de uma enzima - tirosinase que se localiza no aparelho de Golgi , da célula dos melanócitos.
O pigmento é sintetizado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação da tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho.
A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas melanossomas, as quais se deslocam pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, sendo transferidos para os queratinócitos através de um processo de secreção, denominado secreção citócrina (de célula para célula).
Os grânulos de melanina permanecem no citoplasma dos queratinócitos.
Melanina e raios ultravioleta
As diversas camadas dos queratinócitos com melanina fornecem uma defesa eficaz dos tecidos subjacentes contra os efeitos nocivos dos raios solares, principalmente dos raios ultravioleta.
A influência da radiação ultravioleta sobre a síntese de melanina ainda não está muito bem explicada. Acredita-se que esses raios promovam o aumento da atividade da tirosinase nos melanossomas.
Os hormônios apesar não estar tão claro o papel desempenhado na síntese de melanina.
Mas o que está claro é o papel de controle do mecanismo de sintese da melanina.

Classes de melanina
Existem duas classes principais de melanina: eumelanina, de cor acastanhada ou preta, e feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada. Os grânulos de melanina se dispõem sobre o núcleo do queratinócito, de modo a impedir lesões no DNA da célula pelos raios ultravioleta. A eumelanina é muito mais eficiente que a feomelanina nessa proteção, e por isso os cânceres de pele são mais comuns em pessoas de pele clara, cujo conteúdo relativo de eumelanina é menor.
A produção de eumelanina e feomelanina é controlada por um receptor transmembrana, ao qual se liga o hormônio melanócito-estimulante, denominado MC1R."
A melanina cuja principal função é a pigmentação e proteção contra a radiação solar.
É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos .
Em absorver as radiações solares e em impedir a passagem destas para o interior do organismo, onde teriam efeitos nocivos, sendo por isso que a elaboração de melanina aumenta com a exposição ao sol.
Todavia, tanto a quantidade de melanócitos como o seu grau de atividade dependem de fatores genéticos, o que explica a diferente coloração cutânea das pessoas de diferentes etnias e também a variabilidade entre os próprios indivíduos de uma mesma etnia.

A pigmentação protege os humanos do sol pode ocorrer mutação
A mutação nos genes na pele que pode ocasionar câncer na pele .
A falta de melanina que tem como causa os genes recessivos aa dá origem a uma condição denominada albinismo.
A produção de melanina é feita pelos melanócitos ou melanoblastos
Células da camada basal da epiderme que mantêm contato com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas.
Esses prolongamentos é que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos.
A principal função da melanina consiste em absorver as radiações solares e em impedir a passagem destas para o interior do organismo, onde teriam efeitos nocivos, sendo por isso que a elaboração de melanina aumenta com a exposição ao sol.
Todavia, tanto a quantidade de melanócitos como o seu grau de atividade dependem de fatores genéticos, o que explica a diferente coloração cutânea das pessoas de diferentes etnias e também a variabilidade entre os próprios indivíduos de uma mesma etnia.
O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura.
Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.
Originam-se da crista neural embrionária, apresentando um citoplasma globoso, de onde partem prolongamentos que penetram em reentrâncias das células das camadas basal e espinhosa, transferindo, deste modo, melanina para as células presentes nestas camadas.
A melanina é uma proteína produzida com o auxilio da enzima tirosinase, pois através dela o aminoácido tirosina é transformado primeiro em 3,4-diidroxifenilalanina, agindo também sobre este composto, convertendo-a em melanina. Esta enzima é produzida nos polirribossomos, introduzidas nas cisternas do retículo endoplasmático rugoso e acumulada em vesículas produzidas pelo sistema de Golgi, que recebem o nome de melanossomos, onde é iniciada a produção da melanina.
Quando o melanossomo está cheio de melanina, passa a receber o nome de grânulo de melanina. Este último migra pelos prolongamentos dos melanócitos e são depositados no citoplasma dos queratinócitos, que por sua vez, servem como depósito de melanina.
Os grânulos de melanina irão se fundir com os lisossomos dos queratinócitos, sendo assim, as células mais superficiais da epiderme não possuem melanina. Nas células epiteliais os grânulos de melanina ficam em localização supernuclear, protegendo, deste modo o DNA contra os danos causados pelos raios solares.
Outras doenças que afetam o sistema de defesa gerando doenças ,como melasma ou cloasma,hipercromias ,nervos melanociticos e melanoma.
Causas ou Etiologia
O vitiligo ainda é uma doença de causa desconhecida pois por mais que as investigações avançam não conseguiu se saber a razão pois o principal que uniria tudo numa explicação coerente em que encaixa os diferentes fatores é desconhecido.
Não se pode afirmar até hoje que tenha origem na predisposição genética, uma vez que esta só é observada em apenas 30% dos casos na mesma família mas ainda assim a hipótese não foi descartada.
Existem, porém, algumas hipóteses etiológicas que vêem o vitiligo como uma resposta autoimune ou associado a fatores neurogênicos, bem como o aparecimento do que pode ser interposto por uma variedade de causas precipitantes
Acreditava que o vitiligo aparece pela primeira vez durante um evento traumático, como um acidente, perda de emprego, a morte de um membro da família, graves queimaduras solares, ou ainda uma doença terrível.
Quando a causa afeta o sistema imunológico, levando o corpo a reagir e começa eliminando pigmento da pele.
O trauma leva em uma área da pele parece causar novas manchas - por exemplo ao redor do tornozelo devido à fricção com o calçado.
O vitiligo também pode ter como causa o estresse que afeta o sistema imunológico fazendo com que o corpo comece a eliminar os pigmentos da pele.

Na pele normal existe uma proteína chamada DDR1. Ela é um receptor que faz com que o melanócito se ligue à lâmina basal. É uma espécie de cola.
Para chegar a tal conclusão, foi coletado inicialmente amostras de 1,1 mil pacientes de Santa Cata¬rina e do Paraná, mas analisamos somente 860.
Houve uma divisão em dois grupos: baseado em pessoas da mesma família e posteriormente entre portadores ou não da enfermidade
. No¬¬vamente a constatação se confirmou: a probabilidade de um indivíduo ter vitiligo era muito maior quando apresentava alterações na DDR1.
Um grupo internacional de cientistas encontrou evidências de que o vitiligo está associado com mutações em genes que atuam no sistema imunológico humano.
O estudo foi publicado no site da revista Nature Genetics.o vitiligo é uma doença complexa em doenças auto-imunes, o sistema imunitário de uma pessoa reagem contra o corpo dos próprios órgãos ou tecidos.
Percebe ao analisar as pessoas com vitiligo que a ocorrência é maior entre pessoas com casos maiores entre pessoas com certas doenças auto-imunes.
A de um mediador neuroquímico liberado nas terminações nervosas periféricas, que exerceria um efeito tóxico no melanócito ou inibiria a melanogênese.
O neuropéptide Y pode desempenhar um papel importante.
Outra causa da autodestruição ? Esta hipótese postula que o acúmulo excessivo de produtos intermediários do metabolismo da melanina, como a dopaquinona e indóis, provocaria a destruição dos melanócitos. A epiderme, no vitiligo, mostra ceratinócitos com baixos níveis de catalase, o que explicaria o defeito do mecanismo de proteção natural que removeria os precursores tóxicos da melanina. Tal suposição se baseia também nos relatos de leucodermia induzida por análogos da tirosina.


Aspecto emocional
As ligações existentes entre o sistema nervoso e a pele fazem com que esta seja muito sensível às emoções, independente da consciência.

Os pesquisadores, liderados por Richard Spritz, da Universidade do Colorado (EUA), identificaram os genes que aumentam o ri
H
A sua causa é uma interação de processos celulares que
isso torna mais complexo conseguir uma compreensão completa da doença, mas, ao mesmo tempo, oferece uma grande variedade de pontos de partida para o desenvolvimento de terapias.




A cor da pele na espécie humana
A cor da pele humana é por uma herança quantitativa genética, caracterizada por pares de genes alelos localizados em cromossomos não homólogos.

Proporcionalmente, os genes dominantes que codificam maior produção de melanina na pele em oposição aos respectivos alelos recessivos.
Assim quanto maior a proporção de genes dominantes e maior de recessivos na pele , menor a quantidade de pigmentos , e a epiderme se torna mais clara.
Mas é influenciado pelo meio ambiente, o fenótipo
Adaptado do site



?

As funções da pele
As funções da pele tem-se sensibilidade cutânea, defesa imunológica através de células imunes, proteção para as estruturas internas do corpo, proteção contra os raios ultravioleta, síntese de vitamina D, defesa contra corpos estranhos e,produção de queratina .
A pele transmite informações sensoriais através de nervos nela situados,
sendo que a inter-relação pele-psiquismo é estreita, desde a sua origem
embrionária, pois tanto a epiderme quanto o sistema nervoso têm sua origem no folheto embrionário, ectoderma.






A pele tem diversas funções, dentre elas proteção para as estruturas internas do corpo, defesa imunológica através de células imunes, regulação da temperatura corporal, sensibilidade cutânea, proteção contra os raios ultravioleta.



Para além das células epiteliais, a epiderme é constituída por outras células muito específicas com a missão de sintetizarem melanina, um pigmento escuro cuja concentração proporciona o fenómeno do bronzeado.
Os melanócitos encontram-se localizados na profundidade da epiderme, intercalados entre as células da camada basal, e têm uma forma arredondada com inúmeros prolongamentos que se estendem até às células vizinhas, dando-lhe o aspecto de uma estrela.
Os melanócitos são constituídos por pequenos corpúsculos denominados melanossomas, que sob a influência de determinados factores hormonais e dos raios ultravioleta do sol começam a fabricar melanina.

?





.










Exame físico (DIAGNOSTICO)
O vitiligo aparece como manchas brancas nitidamente circunscritas, geralmente há apenas alguns focos pequenos nitidamente circunscritos, cujas bordas costumam ser hiperpigmentadas.
As lesões aumentam em número, podem ficar confluentes e depois assumem formas bizarras com o tempo a ocorrência varia com o tempo. As lesões do vitiligo podem ser localizadas ou generalizadas, sendo mais comum o segundo caso.
Quando localizado se restringe a uma área geral, incluindo distribuição segmentar ou quase de dermátomo.
Já o generalizado implica mais que uma área geral de envolvimento; as máculas geralmente são encontradas em ambos os lados do tronco, em disposição simétrica ou assimétrica.
Os locais mais comuns de envolvimento são a face, o pescoço e o couro cabeludo.
Muitos dos pontos mais comuns de ocorrência são áreas sujeitas a trauma repetidos como exemplos podem ser citados:
proeminências ósseas, superfície extensora do antebraço, parte ventral dos punhos, parte dorsal das mãos, falanges digitais.
Envolvimento de mucosas freqüentemente encontrado na situação de vitiligo generalizado.
O vitiligo freqüentemente ocorre em torno dos orifícios corporais, como lábios, genitais, gengiva, aréolas e mamilos.
Pode estar presente despigmentação dos pêlos corporais em máculas vitiliginosas.
O vitiligo do couro cabeludo geralmente se apresenta como placa localizada de cabelos brancos ou grisalhos, mas pode ocorrer despigmentação total do couro cabeludo.
O envolvimento do couro cabeludo é o mais freqüente, seguido pelas sobrancelhas e pêlos púbicos e axilares, respectivamente.
Leucotriquia pode ser um marcador de mau prognóstico referentemente à pigmentação.
Classificação clínica de vitiligo
A classificação amplamente usada do vitiligo
a) Localizado: ? uma ou mais máculas em uma área,.
b) Gene¬ralizado: ? extremidades distais e face. Vulgar ? máculas dispersas.
C)Misto ? os dois jeitos
Mas pode ter outros tipos de classificação também.

Vitiligo na Infância
Os pais como na maioria das doenças se sentem culpados.Apesar da maior parte do tratamento do vitiligo responder bem ao tratamento não deve dar esperanças em falso ou falar em tratamentos fáceis como tomar comprimidinho ou passar o creme
a cor vai voltar
Não subestime a inteligência de seu filho ,seja realista conte a realidade que o tratamento pode ,mas mostre o apoio que estará com ele em todos os momentos.
Tente conversar com ele ignorar não ajuda o problema.
Seu filho vai perceber que você o entende e quer ajudar e, mais importante, que as mudanças na cor da pele não fazem qualquer diferença nos sentimentos que um tem pelo outro.
Escute seu filho com atenção, dando espaço e tempo para ele trabalhar sua própria solução.
Quando jovem deve incentivar seu filho a ter poder mais decisório no tratamento e se ele quiser ir sozinho a consulta isso deve ser permitido.
Muitas vezes o adolescente quer conversar assuntos pessoais com o médico e pode ficar inibido pela presença dos pais.
Outro aspecto a ser observado é que a ansiedade dos pais por vezes não permite que o adolescente converse com o médico atrapalhando um dialogo mais aberto por medo dos pais.
O adolescente quer se sentir atraente e parte de um grupo e o tratamento adequado, o apoio emocional e muitas vezes maquiagem corretiva e autobronzeadores irão ajudar bastante.


Tratamento do vitligo
Hoje o vitiligo não é encarado mais como uma doença incurável,mas como passível de tratamento que pode controla-lo e até cura-los .Mas que pode retornar.
Muitas teorias tentam explicar a doença e, por isso, várias são as propostas
de tratamento que vão do uso de esteróides(remove as manchas mas de baixa eficiência ), fotoquimioterapia, terapia tópica,
micropigmentação até terapia cirúrgica.
Deve envolver psicoterapia que contribuirão eficazmente no processo de repigmentação da pele.

Medicamento mais utilizado para tratamento do vitiligo é o corticóide tópico.

Vitiligo Sintomas
Os sintomas são não doem, não coçam e, não incomodam o paciente não apresentando, portanto,, não têm mal-cheiro, são somente manchas.
ão compromete qualquer órgão interno



O câncer de pele
Em geral o câncer de pele pode ser prevenido, mesmo em pessoa com vitiligo, com alguns cuidados como não ficar muito tempo ao sol , de manhã sair antes das dez e depois das três horas.
Usar roupas mais adequadas que protegem do sol como chapéus de abas largas ,camisa de manga comprida, calça comprida quando estiver exposto ao sol.

Vitiligo e doenças associadas

Na literatura médica diz que o vitiligo não leva a doença alguma mas ao observar os pacientes percebe que sente alguns problemas associados


Vitiligo e a sociedade


O vitiligo é uma dermatose que não leva à incapacidade funcional, mas
causa grande impacto psicossociocultural
. Pode ser desfigurante, influindo negativamente na autoestima da pessoa, sobretudo nos casos extensos e em pessoas de pele negra.
Existem queixas de discriminação social, sendo que muitas vezes as pessoas que apresentam vitiligo chegam a ser estigmatizadas,retardando ainda mais o tratamento o que é péssimo essas situações pois se sabe que o vitligo tem uma base emocional.Não ajudando em nada.
Pois pode gerar por esta pressão social costuma
acompanhar os problemas dermatológicos e, influenciar as alterações da pele.
Com isso, o problema de pele, acaba gerando na pessoa frustração,
descontentamento, rejeição quanto à aparência física e, até mesmo naquelas que se encontram em fase de recuperação, pois o fato ainda é insuficiente para
amenizar a insatisfação

Isso pode afetar tanto a vida da pessoa que pode o paciente a afastar-se da sociedade. Sendo que muitas pessoas com vitiligo, apresentam reação negativa de constrangimento mediante assim procuram esconder. Por isso, muitos usam produtos para tampar as manchas,evitam atividades, que expõem se envergonham e se isolam.
Na hora de arrumar emprego na hora de dizer boa aparência são retidos
por preconceito pela idéia da "boa aparência " que os impede de alcançar o emprego.
O vitiligo ao contrario do pensamento popular não é contagioso e muitos menos ameaçadora.
Apesar de já estar no século vinte e um e essa doença ser conhecida desde a época dos antigos Faraós não se encontrou a cura provavelmente pela complexidade da formação da cor da pele da relação com outras causas.
Apesar de não ser coisa apenas antiga como consta relatos na Biblía em que se confundia com os leprosos sendo vitima com estes do mal tratamento.
Não é a mesma doença , não tem a mesma causa.A lepra que hoje para evitar que as mas lembranças retornem é mais conhecida como hanseníase ,se sabe sua causa é um agente infeccioso que é uma bactéria.
O vitiligo apesar do constrangimento das manchas que o atrapalham e muito sua realização pessoal por causa da discriminação e baixa estima.
Não é uma doença ameaçadora,nem seus sintomas são semelhantes ao desta
Que se caracteriza pela presença de lesões de pele que dessensibilizam a pele em cima do período de tempo acompanhada por fraqueza muscular gradual e entorpecimento.
Assim se o vitiligo não tem como causa infecciosa não tem como se contrair com o convívio, abraçar, beijar conviver junto não se contamina.
Desde que ambos são desordens de pele, os pacientes de Vitiligo estão freqüentemente enganados para pacientes de Lepra e assim evitaram e isolou. Vitiligo, Lepra distinta, não é uma doença contagiosa. Uma pessoa só não pode adquirir isto de outro tocando ou compartilhando comida com eles. Os sintomas de Vitiligo são diferentes desses de Lepra. Consciência pública é obrigatória. Ninguém adquire um disea
Vitiligo na sala de aula
As crianças infelizmente apesar de pequenas discriminam os colegas que são um pouco diferentes e os portadores de vitiligo entram no grupo de suas vitimas.
Por isso deve conversar com a professora dele para evitar o possível explicando o que é o vitiligo e ressaltar que não muda quem é a pessoa e não é transmissível.
Para os adolescentes os problemas enfrentados costumam ser um pouco piores. Eles sofrem não apenas pelas brincadeiras e apelidos impostos pelos demais colegas, como também esse é o momento da vida em que afloram coisas como identidade e sexualidade.

2.0)O caminho metodológico
2.1)Tipo de pesquisa

É uma pesquisa que procura demonstrar na sociedade brasileira como é ter vitiligo perante a sociedade , as doenças relacionadas e as que podem aparecer por causa dessa doença.
Colocando o ponto de vista psicológico , social e cultural do paciente.
2.2) A epidemiologia
É doença muito comum, acometendo aproximadamente 1% da população mundial, ou seja, uma em cada cem pessoas possui vitiligo existem outros dados epidemiológicos podendo ser de meio a quatro por cento. Acomete homens e mulheres de todas as raças.
Assim se percebe que não tem uma relação direta com etnia e sexualidade a sua causa sendo outra.
O vitiligo afeta entre 1 milhão e 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Músculoesqueléticas e da Pele. Alguns portadores ao analisá-los se da doença têm mais propensão à manifestação de outras doenças autoimunes.
O número de pessoas afetadas pelo vitiligo varia entre 40-50 milhões.
Forma cerca de 1 a 2% das pessoas no mundo inteiro. Só nos Estados Unidos têm 2 a 5 milhões de pessoas com este distúrbio.

Vitiligo afeta todas as raças e ambos os sexos de forma igual e noventa e cinco por cento de suas vítimas estão abaixo dos 40 anos.
Afeta primordialmente indivíduos jovens, com elevada prevalência entre 10 e 30 anos de idade
Aproximadamente 25% dos pacientes têm até 10 anos no início da doença. Outros 25% têm idade entre 10 e 20 anos e 95% dos pacientes apresentam vitiligo até os 40 anos.
É considerada sistêmica porque alguns pacientes podem ter problemas de audição, inflamação nos olhos e cerca de 25% dos portadores têm também doenças de tireóide, com esta ultima doença alguns pesquisadores questionam sua relação. É muito comum uma associação com outras doenças autoimunes.
Sendo que 50% dos casos se iniciam antes dos 20 anos e 25% antes dos 10 anos. Seu aparecimento pode ser também mais precoce ainda mas ocorre isso mais raramente com alguns relatos de casos com início nos
primeiros seis meses de idade, quando ainda é um bebê.
Não há evidência de que haja predomínio de determinado grupo étnico. O caráter familiar da doença pode ser evidenciado em até 40% dos casos.
Embora o padrão hereditário não esteja totalmente esclarecido , supõe-se uma herança poligênica ou autossômica dominante com penetrância incompleta e expressividade variável.

Essa pesquisa tem base em varias ciências como a epidemiologia, a Historica .
Observando ao longo do tempo e comparando com os dias de hoje , a medicina avançou não muito talvez por esse mal ser mais estético , o paciente não tem dor e não morre desse mal.
Mas para quem o sofre não é tão fácil a sociedade ainda hoje os discrimina colocando apelidos debochados como "manchadinha"
Algo muito importante é o esclarecimento dos pacientes sobre doenças como câncer e o uso do protetor para sua proteção dos raios ultravioletas.
2.3)Estudo do caso clínico
L.D , 52 anos,apareceu por cerca de dez a doze anos,estava enfrentando graves problemas que tinha que enfrentar ocorre a perda materna estava grávida que não tendo acompahamento medico adequado com remédios e controle alimentar levou o a hipertensão que não suportou o parto normal que levou ao seu falecimento com o bebê que não chegou a nascer.
Apareceu nos membros inferiores algumas manchinhas brancas.
Seu pai casou de novo com uma moça bem mais jovem.
Na sua família mais próxima como pais ,irmãos ,tios ,filhos não tem.
Até a idade adulta por volta dos quarenta eram poucas concentradas nos membros inferiores quando se separou aumentou espalhando pelo corpo todo,essa separação era carregada de grandes problemas emocionais.
Como a falta dialogo do cônjuge com ela e suas filhas.O não recebimento da pensão alimentícia dos filhos e a responsabilidade de assumir o cargo de sustento da família.
Como estava mais velha aparece problemas de saúde como pressão alta,Diabetes mellitus e hipertireoidismo.
Apresenta doenças associadas ao problema do vitiligo como queimaduras, alergia ,irritação , alergia a produtos químicos industrias como água sanitária ,mas caseiro bem pior como sabão ,detergente.
Sente o sabonete dependo dos produtos químicos utilizados reações .
A pessoa que tem vitiligo procura esconder usando roupas mais compridas , pois se sentem feias , apresentando problemas de baixa estima.
Levando em conta que o problema é de origem emocional um influencia o outro de forma intricada.
Algumas pessoas da sociedade os encara como pessoas feias,não os empregando em muitos empregos por causa da aparência.

2.4)CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
A sociedade conteporanea capitalista pelo ideal da estética perfeita que entra em choque com a realidade de muitas pessoas que apresenta problemas na pele

Que traz um outro problema infelizmente comum o burling em que as pessoas sofrem no ambiente escolar ,no trabalho que pode causar danos irreversíveis na estrutrura emocional de quem a sofre.
Que traz apelidos jocosos que magoam e atrapalham o relacionamento social e afetivo.
Como "manchadinha" que mesmo depois de muitos anos não se esquece a magoa permancece.
222222222222222passagem da
A associação entre vitiligo e tireoidopatia na criança é discutível. Cinquenta crianças com vitiligo e 40 sem vitiligo foram submetidas às dosagens séricas de anticorpos antitireoide e hormônio tireoestimulante. Um caso (grupo teste) e um caso controle mostraram títulos de TSH acima do limite normal; o vitiligo não representou maior risco para tireoidopatia.(AU)
Analise e Discussão
Ao analisar o caso clinico do vitiligo percebe que não é uma doença grave nem contagiosa.
Assim ao ler o tratamento e se colocar em refletir ,percebendo o risco que traz para o paciente , percebe que não era certo faze-lo, pelo risco.
Mas o maior problema dela gira em torno do mito do ideal perfeito, que não é fácil, ser considerado feio ou feia.
Ser barrado no emprego apenas por uma manchinhas, ou olharem de viés achamdo que é lepra que vai se contaminar.
Na verdade o certo e o mais difícil era as pessoas abrirem seus corações e perceberm que o vitiligo não tem nada de mais que uma mancha não se torna melhor ou pior.
Mas não é fácil isso é um processo de contrução que envolve a todos individualmente coletivamente.
A cura com as técnicas novas ,e dedicação de pesquisadores como a descoberta do gene por trás do vitiligo abre um leque de possiblilidade de um tratamento eficiente mais seguro, sem tantos riscos e que cure de verdade não ameace um pacinete saudável que não precisava buscar ajuda em tratamentos arriscados.scri
O problema do desenvolvimento do câncer com a destruição da camada de ozônio aumenta o risco mesmo em horários recomendados.
O medico recomenda mas tem pessoas que por necessidades são obrigadas a trabalhar em horários não recomendados em locais de muita exposição ao sol como feira e na zona rural.
E também acontece situações que só a pessoa pode resolver e não abre em horários melhores como ir ao banco que abre das nove as três da tarde.
Referencias bibibliograficas:
Costa, Denise Gonzaga, Josiane Alves Moreira e Neila Maria de Morais Pinto,
VITILIGO: INFLUÊNCIA NA AUTOESTIMA DAS PESSOAS ACOMETIDAS
VITILIGO: INFLUENCE ON SELF-ESTEEM OF PEOPLE AFFECTED http://www.afh.bio.br/tegumentar/tegumentar.aspAnatomia da pele Acessado dia 22 de janeiro de 2011
http://www.brasilescola.com/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm Acessado dia 22 de janeiro de 2011-01-22

http://www.clinicadevitiligo.com.br/pele_e_vitiligo.php Acessado dia 21 de janeiro de 2011


http://www.colegioweb.com.br/biologia/vitiligo.html Acessado dia 20 de janeiro de 2011



http://www.copacabanarunners.net/cancer-de-pele.html Acessado dia 19 de janeiro de 2011

http://www.curevitiligooil.com/portuguese/Vitiligo-Symptoms.html Acessado dia 21 de janeiro de 2011
http://www.google.com.br/#q=vitiligo&hl=pt-BR&biw=699&bih=346&rlz=1R2RNTZ_pt-BRBR413&prmd=ivnsl&ei=MdI2TfqhPML48AbHnNjTAw&start=10&sa=N&fp=873f2bcc99100227 Acessado dia 19 de janeiro de 2011

http://www.infoescola.com/citologia/melanocito/ Acessado dia 22 de janeiro de 2011-01-22


http://prontoestetica.blogspot.com/2009/04/pele.html Acessado dia 22 de janeiro de 2011-01-22
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanina Acessado dia 22 de Janeiro de 2011


A
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1878465-anatomia-pele/ Acessado dia 23 de janeiro de 2011
Saúde-Sábado, 22/01/2011
Entrevista -Pesquisadores do Paraná identificam um dos genes causadores do vitiligo
Caio Castro, dermatologista e coordenador do estudo
Publicado em 09/11/2009 | Paola Carriel




Autor: Priscila Dias De Carvalho


Artigos Relacionados


Incompleto (sobre Fototerapia Para Portadores De Vitiligo)

Efeitos Nocivos Do Sol

Protetor Solar é De Uso Importante E Deve Ser Diário

Pele (04/05/1985)

A Importância Do Uso Do Protetor Solar Como Prevenção Do Fotoenvelhecimento Cutâneo

Saiba Como Retardar O Envelhecimento

Colágeno?! Afinal Para Que Serve E Quais Seus Benefícios?