GESTÃO DEMOCRATICA FRUTO DA AÇÃO-REFLEXÃO E AÇÃO DO HOMEM.



TCC


RESUMO
Como o título do TCC expõe, estarei abordando a gestão democrática como parte da práxis da ação-reflexão-ação do homem.
Este trabalho científico faz parte do estudo sobre a gestão e políticas pedagógicas, as quais vêm se modificando ao longo dos anos, principalmente pela ação do homem em entender que ele é um agente de transformações filosóficas e políticas.
O tema gerador da pesquisa é, a reflexão do homem em perceber suas necessidades sociais e política no âmbito escolar por conseqüência irá abordar a conscientização dos profissionais da educação e a sua capacidade em transcender uma simples visão de labor ou work no que diz respeito ao seu trabalho pedagógico, e conduzi La a uma práxis .
Este tema foi escolhido por sua riqueza de informações históricas e pela magia que pode ser observada nas transformações sociais e políticas, pela capacidade que o homem tem em não só suprir suas necessidades como também em se superar, porém em contra partida não podemos deixar de abordar aquelas pessoas que não conseguem evoluir que esta guina o seu conhecimento ficando a margem de uma sociedade que evolui com a rapidez que lhe é imposta.
Este trabalho terá como base de pesquisa livros que relatem a transformação da gestão em nossas escolas desde o período colonial até os dias atuais, dentre as fontes pesquisareis também no site da UNICAMP, monografias desenvolvidas a partir deste tema e para finalizar teremos uma pesquisa de campo com professores da rede pública de minha cidade (Caruaru). Nesta entrevista foi realizado um pequeno questionário, porem de grande embasamento para as questões pertinentes ao meu trabalho acadêmico. Alem dos professores uma entrevista com duas gestoras que me permitiu analisar as diferentes opiniões entre quem gere e quem é gerido.
As palavras chaves deste estudo são as transformações sociais,políticas e culturais que as gestões escolares passaram ao longo dos períodos históricos Brasileiro.
SUMARIO
°CAPITULO I CIRCUSTANCIAS QUE LEVARAM O HOMEM A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO.
1.1cronologia dos períodos históricos brasileiros...........................08
1.2 Transição do periodo colonial com abusca da identificação
Social para o período imperial com o fim da pedagogia da
escravidão................................................................................09
1.3.Da gestão centralizadora a Reforma de Benjamin Constant..10
1.4.Inicio do Pragmatismo no Periodo da Primeira Republica......11
1.5. Luta ideológica entre Liberais e Catolicos no Periodo Repu-
Cano.........................................................................................12
1.6.Reforma Capanema.................................................................13
1.7.O Periodo Militar e a primeira LDB...........................................14
°CAPITULO II DEMOCRACIA E CIDADANA DOIS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NA REPUBLICA ATUAL
2.1Conflitos de interesses colocam em risco a democracia e a
cidadania no âmbito educacional............................................15
2.2.A UNESCO e os quatro pilares para a educação....................16
2.3.A importância do PPP de acordo com os quatro pilares......17








INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico teve como objeto de pesquisa capacidade ou não que o homem tem em perceber suas próprias necessidades e da sociedade em que ele esta inserido transformando-a a partir de sua reflexão sobre o contexto que no caso é o escolar.
Identificar dentro da historia Brasileira o desenvolvimento social e político que levaram a sociedade em busca da democracia principalmente no âmbito escolar,foi um dos principais objetivos deste estudo.
Analisar a criação da primeira LDB como um suposto divisor de águas na educação brasileira a qual foi instalada no período militar.
Descrever a democracia e a cidadania como ponto chave para a educação contemporânea foi e é de aspecto contundente ,pois estes dois processos estão ligados não só a uma sociedade que quer uma educação imediatista mais sim a uma sociedade que almeja um futuro de oportunidades iguais para todos.
Aplicar os conceitos dos quatro pilares da educação os quais foram desenvolvidos pela UNESCO em uma gestão democrática traz a tona a importância do Projeto Político Pedagógico o qual deve estar de acordo com a realidade e os anseios da sociedade.
O motivo pelo qual escolhi este tema (gestão democrática fruto da ação-reflexão-alção do homem) foi na realidade como uma busca as minhas próprias origens, pois como poderia ser uma boa professora ou uma gestora se não com prendesse como foi que a educação chegou até nós nos dias de hoje, como este processo se desenvolveu na realidade esta busca pelas origens da educação Brasileira foi impressionante por que não só conscientizou a minha pessoa, mas também aos profissionais os quais fizeram parte deste trabalho como as professoras, gestoras e supervisoras as quais foram submetidas aos questionários e as entrevistas.
Metodologia...
Este trabalho acadêmico teve sua base em pesquisas realizadas através de sites como o da UNICAMP,Pedagogia em foco,em livros como por exemplo: hsitória da cidadania e As primeiras civilizações de Jaime Pinsky .
Também foi desenvolvido a partir de leitura de monografias as quais estão disponíveis na biblioteca municipal de caruaru e na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru,também fez parte dos estudos a leitura de livros na biblioteca digital da UNOPAR.
Pesquisa de campo...
O referencial teórico discorre a partir do estudo sobre os dois principais capítulos sendo que, o primeiro traz uma reflexão sobre como a sociedade se transformava a partir do momento que refletia sobre suas condições perante os desafios que lhes eram impostos, estas observações se deram através dos seguintes períodos históricos: Colonial, Primeira Republica e o Período Militar.
No segundo capitulo a temática política e social que constroe a educação não se desvia ,porem agora o estudo se dá na republica atual onde a base da educação seria em torno da democracia e da cidadania atravez dos quatro pilares elaborados pela UNESCO, teríamos a principio uma educação igual para todos ,educação esta que se torna mais viável no momento em que a sociedade se encontra inserida em uma gestão que realmente seja democrática .



1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Vamos juntos agora mergulhas em nossa historia, mas desta vez com uma visão diferente, iremos passar pela historicidade educacional e principalmente as formas de gestão entre os períodos:

°Colonial(1500 a 1822)

°Imperial (1822 a 1889)
°Primeira república (1889 a 1929)
°Era Vargas (1930 a 1945)
°Período militar (1946 a 1984)
°Republica atual(1984 a 2010)
De acordo com o livro de Jaime Pinsky, doutor e docente pala USP e professor da UNICAMP "História da Cidadania" o processo histórico que levou a sociedade ocidental e conseqüentemente o Brasil tratava-se da conquista de direitos civis, políticos e sociais. A obra que foi escrita com textos inéditos e por um dos principais intelectuais brasileiros ,começa com a pré-história da cidadania ,analisa as bases da cidadania moderna onde o autor destaca com clareza de fatos a visão de povos com idéias primitivas, colonos os quais não conseguiam lidar mais com seus problemas e assim temos os primórdios da gestão.
Cada uma dessas grandes manifestações marca, com certeza, um passo na direção não apenas da liberdade de divergir, mas na construção de uma cidadania universal, na qual os povos se organizem acima - e apesar - de suas nacionalidades.Elevando o nível de suas gestão um patamar democrático ,fruto de suas ações e reflexões.
Jaime Pinsky em seu livro mostra bem como este valor encontra-se em permanente construção,um ponto sempre almejado por aqueles que buscam maior liberdade,mais direitos ,melhores garantias individuais e coletivas frente ao poder e ao descaso do Estado perante a sociedade que iniciava sua busca em pró de uma vida melhor .

Para o grande historiador Jaime Pinsky ,ser cidadão é,portanto ,assumir com radicalidade a própria historia. E fazê-lo na forma de uma vigilância permanente ,constante.
A reconstrução histórica apresentada pela obra no entanto ,instiga-nos a buscar e a lutar por uma cidadania ampla e nos mostra o quanto nossa sociedade evolui desde o período colonial até os dias de hoje e o mais importante que deve ser constante a busca da cidadania por uma gestão democrática .
Ainda fazendo uma alusão ao período Colonial onde a educação era deixada em segundo plano fazendo parte só da elite, para a grande população foram desenvolvidas oficinas que não possuía nenhuma forma democrática de gestão pelo contrario os colonos eram meramente massa de trabalho.Segundo Azevedo o "currículo" nesta época se dividia em:
°letras humanas
°filosofia e ciências
°teologia e ciências sagradas
Mesmo o Brasil tendo estes três cursos sabemos que não eram idealizados para o povo brasileiro e desta forma podemos dizer que a pouca educação e gestão desta época era portuguesa, enquanto isso para a grande população foi designada uma pedagogia de escravidão, ou ainda pedagogia servil como relata Mário Mestre a educação era basicamente profissionalizante.
Após este período tivemos algumas mudanças com os primeiros diretores das escolas normais dos campos gerais, a estes gestores forma-lhes dados o poder de gerir a educação. Neste período o contexto político foi decisivo, pois o curso normal foi a principio desenvolvido para suprir o anseio da população que já não aceitava a pedagogia da escravidão.
Porem em 1874 no período imperial foi criada a Escola Politécnica a qual mais uma vez fazia uma alusão aos anseio da sociedade porém o que o Estado tinha em mente era construir apenas mão de obra qualificada.
Neste período imperial ouve a desmembração da educação onde que transferiu para cada um dos presidentes das províncias o poder de legislar a educação com isto veio o Ato Adicional que Segundo Em Petry (1991, p.101) causou uma grande desorganização, pois com a falta de recursos de um sistema falho de tributação e arrecadação de renda, impossibilitou as províncias de criarem uma rede organizada de escolas, em contra partida, escolas particulares se projetavam e proliferaram."
A principio o papel do gestor (diretor) era simplesmente zelar pelo bom funcionamento da escola, o que nos dias de hoje é um pensamento prosaico, eram as funções do gestor: a matrícula do aluno, o seu desligamento da escola, adistribuição dos materiais e verificação da chamada o que do meu ponto de vista rendia-lhe um poder absoluto e o que chamamos hoje de gestão centralizadora, justamente um dos pontos a ser abordados neste texto, porem este tipo de gestão era reflexo da situação política do pais, embora com o decreto de lei 1331ª de 17 de fevereiro reformava o ensino primário o qual sob meu entendimento ainda não obtinha a importância necessária por parte do governo devido ao seu publico alvo que se encontrava na educação secundária e na educação industrial, ouve também a exigência de professores credenciados, porém a intenção do governo não era de formar pessoas habilitadas para transformar os indivíduos em pessoas capazes de refletir sobre suas condições sociais e sim, torná-los massa de manobra em um sistema capitalista que emergia com grande necessidade de pessoas para trabalhar, a população por sua vez queria a libertação da escravidão trabalhista e achou nos cursos secundários, industriais e normal agrícola uma saída imediata para seus anseios.
De acordo com texto lido ,pude observar e fazer uma alusão dos pensamentos da Reforma Benjamin Constant a qual fez parte do período da Primeira Republica que embora tenha sido muito criticada por ir de encontro às obras de Cont defendia a liberdade e laicidade do ensino, com os pensamentos e a pedagogia da libertação de Paulo Freire que fazia a seguinte citação:

Para se alcançar a meta da humanização, que não se consegue sem o desaparecimento da opressão desumanizou, é imprescindível a superação das "situações-limites" em que os homens se acham coisificados.
Paulo Freire (1996, p.95)

Foi no período da Primeira Republica que surgio a corrente filosófica do Pragmatismo no século 19 aqual tinha em sua formação original Charles Sanders Peirce,William James ,John Dewey e Ferdinand Schiller e os contemporâneos Lewis,Quine;Putnam entre outros.
Para o filosofo Sanders Peirce as crianças são de certo m odo pragmatistas>Elas só aprendem investigando atentamente o que os pais fazem no dia-a-dia .Não adianta falar que jogar papel na rua é erado se ela ver o pai atirar o maço de cigarro pela janela do carro.Averá um desacordo entre teoria e pratica que ira deslegitimar o descurso do pai.
Com o tempo porem ,nos tornamos menos atentos a isso e ficamos deslumbrados com programas ideológicos e doutrinas vazias de significado.
Desta forma é feita uma analogia entre os compromissos políticos que deveriam passar pelo mesmo processo crivo.Só teram algum significado se confrontado com seus efeitos,isto é caso haja dinheiro em caixa que torne possível a concentração das promessas e caso o governo tenha transparência suficiente para por a prova sua postura ética.
Cabendo a nós em quanto sociedades ser pelomenos um pouco pragmáticos para ezercer nossos direitos a uma cidadania reflexiva capas de exigir a gestão mais democrática possível
Nesta mesma época a religião tinha seu destaque na educação Brasileira segundo Carlos Henrique de Carvalho a igreja católica iniciava um movimento de reação conta os princípios Republicanos,em vista d eseu Carter laico ;havia ainda muitos prelados e clérigos saudosistas da época imperial.
A igreja católica foi acusada de não colaborar para o combate ao analfabetismo apesar de possuir recursos e organização para isso ,pelo contrario o Catolicismo no Brasil foi culpado de ser um fator de analfabetismo ,pois nas nações que vingou ,se encontra os maiores índices de analfabetismo.Disso tudo decorre o grande dever do catolicismo no Brasil:exercer, no Maximo ,o papel educativo que lhe cabe,mas sem procurar enfraquecer e desvirilizar o ppovo brasileiro,com o emprego de noções e teorias.
Desta forma percebemos que o período republicano foi caracterizado pela luta ideológica entre liberais e católicos .Nesta mesma época de acordo com Capelato ,os jornalistas foram de grande importância pois assumiram um papel pedagógico . Ou seja tinham uma dupla missão criticar e controlar os abusos de poder ,de um lado e segurar as "massas" revoltadas de um outro,cabia a eles transformar o povo bronco em cidadões concientes e ordeiros.
Sabemos que , a partir da constituição de 1891 , a educação (sobretudo a popular) veio sendo considerada pelos lideres republicanos como fator fundamental para que o novo regime político fosse consagrado. Ou seja ,segundo eles , os problemas nacionais somente seriam solucionados ,fornecendo-se educação à população . Estas idéias eram baseadas no positivismo de Durkheim on de a pedagogia racional liberal marcou este período .
De acordo com William James a verdade é uma variação do bem,mas sim que a verdade é o bem em si e que quando fundamentada e definida na razão é uma verdade que encontra sustentação ,mesmo como crença.Quando tal acontece é uma verdade que podemos e devemos acreditar ,mas quantas vezes não colocamos como verdade o que queremos?
Será que realmente colocamos nossas necessidades e no caso nossa educação como uma verdade que queremos !
Quando uma verdade é aceita por nós colide com outras verdades nossas ,há que se avaliar a sua real veracidade .A crença infundada quando rotulada de verdade passa a necessitar de preservação e em sua defesa acaba por negar o que a contradiga.
A uma linha tênue entre a política,a religião e a democracia ,devotamos crenças não só apenas em santos e religiões em nosso cotidiano também devotamos crenças em políticos que por sua vez nem sempre nos vendem uma verdade com possui veracidade.
A gestão democrática que tanto tem sido divulgada como verdade ,também tem sido fonte de crença para as futuras gerações .
Como não crer que :
A cada dia homem vai se tornar um ser melhor.
Que a educação é um processo social,é desenvolvimento.Não é preparação para vida,é a própria vida.
Ainda de acordo com a perpctiva de William James ,as teorias filosóficas seviriam como meio de orientar a pesquisa para os resultados finais e não para os seus princípios.
naõ concordo!!!!!!!
É a partir deste cenário que de fato começa o meu objetivo de estudo onde o homem começou a observar e a refletir sobre sua condição social e sobre aquela estrutura de ensino, ora dirigida a elite. Ora escravagista em um sistema capitalista. Até então a gestão era unicamente dominada pelo governo que compunha as leis e o currículo nacional.
A visão iluminista e os pensamentos da reforma protestante ganharam grande força neste período, pois de acordo com o texto dos livros de Lutero base da reforma seria o que contraria a razão, pois estaria contrariando a Deus e que o uso correto da razão nos aproximava de Deus.
Assim a ação-reflexão-acçao do homem começou a serem construídos, eles acreditavam que através da reflexão e da intervenção de ações racionais eles conseguiriam melhor sua vidas e conseqüentemente processo social e político deveria partir da educação, pois não adiantava implantar um novo tipo de governo ou modelo econômico sem que o homem mude os seus valores
Segundo FUSARI (1989, p. 74), "a população reclama por escolaridade para ter condições de ingressar no mercado de trabalho. Estes fatores, entre outros, levam o Governo Brasileiro a organizar, de forma única e centralizada, a educação no País, o que ocorrerá com as leis orgânicas de 1942 e 1946 na Era Vargas, que definem o ensino profissionalizante. neste momento o Brasil se encontrava no Estado Novo onde começou a ser emitidas leis orgânicas, basicamente seis decretos-lei, denominadas de Reforma Capanema, que ordenavam o ensino primário, secundário, industrial, comercial, normal e agrícola. Segundo o Decreto-lei n.º 8530, de 2 de janeiro de 1946, o ensino normal tinha como finalidade, formar professores para as escolas primárias, habilitar administradores escolares e desenvolver e propagar conhecimentos e técnicas sobre a educação da infância. Era dividido em dois ciclos, sendo o primeiro destinado à formação de regentes de ensino e o segundo voltado para a formação de professores primários.
Acreditamos que nos pressupostos que embasa esta pesquisa a formação de professores, está vinculada aos interesses da classe dirigente, pois a escola, na sociedade capitalista, é controlada pelo Estado e conseqüentemente reproduz as desigualdades sociais, o professor torna-se um mero instrumento nas mãos de um período dominado pelo ditador ismo militar.
A gestão de democrática ainda não tinha nada!O com o inicio do período militar o qual tentava a todo custo deter o poder tivemos fatos marcantes e determinantes para a gestão nas escolas.
Dentre estes fatos tivemos a primeira LDB que foi promulgada em 20 de dezembro de 1961 o presidente então era o militar João Goulart, das principais características desta lei as quais hoje são obsoletas um me chama atenção.
O Artigo 12 do capitulo v o qual dentre os 120 artigos é o que mais se assemelha com a gestão democrática. Art.12.Os sistemas de ensino atenderão á variedade dos cursos,á flexibilidade dos currículos e á articulação dos diversos graus.
O mais interessante é que passaram treze anos para promulgar esta lei e ela foi tão evasiva no que diz respeito à gestão e principalmente gestão democrática.
Acreditamos que nos pressupostos desta pesquisa a teoria marxista foi fundamental para chegarmos à teoria da libertação, pois o grande filosofa Marx citava que "a religião é apenas um sol ilusório que gira em volta do homem enquanto ele não circula em torno de se mesmo" esta oposição irreligiosa queria levar mais uma vez o homem a refletir sobre o que esta em sua volta, sobre os dogmas que a igreja até então tinha arraigado na sociedade brasileira, então chegamos ao período republicano que também é chamado de período da abertura política.
Acreditamos que nos pré-supostos que embasam esta pesquisa dois sentidos foram dados a educação brasileira no Periodo da Republica atual que eram Democracia e cidadania.
De acordo com a doutoranda Maria de Fátima Pereira (UNICAMP)quando lançamos um olhar para a década de 80 dois sentidos se destacam para a educação .eles aparecem em propostas curriculares, em planos de ducação para os livros didáticos ,conferencias e legislação,trata-se de democracia e cidadania :educação para a democracia e democracia para a cidadania .Que implicações tem numa formação social de clases cujo conflito é entre trabalho e capital como esta na qula se faz a defesa de uma educação para a democracia,falarmos de um trabalho educativo cuja finalidade é a educação para a democracia?Para a cidadania?Esta é certamente uma questão complexa .
O Brasil então chegava a de Ada de 80 com uma nova comstituição a de 1987, a assembleia constituinte produziu entre manifestações progressistas e coomservadoras o que foi apelidade de constituição cidadã pelo que stabelecia de garantia dos direitos individuais ,políticos e universalização dos direitos saciais como saúde e educação para todos.
Parecuia que em fim tinha chagado a hora do povo usufruir de uma gestão democrática ,porem durante os ytrabalhos da subcomissão de educação,cultura e esporte ,as propostas encaminhadas eo debate acabaram por manifestar uma velha questão presente na historia da esducação brasileira conhecida pelos conflitos de interesses entre os que defedem uma escola publica ,laica e para todos e aqueles que são afavor de ema escola privada laica e confessional ao lado da publica.
Na verdade ,esta não é uma questão menor ,pois, enquento aqueles que defedem a escola publica,laica e universal têm o propósito de ao garantir a todos a educação realiza neste âmbito a socialização do conhecimento historicamente e socialmente produzidoum direito inalegivel de todos) os defensores da escola privada ,que entendem a educação naõ como um direito, mas,como um serviço a ser ofertado e comprado por quem por ela possa pagar ,transportam a educação para o campo do mercado onde reina a lei da oferta e da procura.


Na década de 90 a UNESCO reuniu alguns dos maiores filósofosna conferencia Mundial de Educação para Todos ,nesta cionferencia foram definidos quantro pilares da educação ,que deveriam ser a meta para o desenvolvimento educacional em todo os países ,estes pilares são;
° Aprender a conhecer
ºAprender a fazer
ºAprender a viver com o outro
°Aprender a ser.
Pode-se perceber que são objetivos que vão muito além da informação ou mesmo d mero desenvolvimento de intelectual,estes pilares emglobam toda a formação humana e social d apessoa .
Creio que estes conceitos levaram ao conceito de um ser letrado e não alfabetizadfo.
Os quatro pilares envolvem conhecimento ,comportamento, conceitros ,procedimentos ,valores.atitudes,saber,fazer e ser.Não só do educnado mas também do educador e do gestor.Esta pespectiva de ensino não pode ser atingida com um ensino livresco,fragmentado,conteudista ou ainda esteriotipado.Exigem novas perspectivas ,uma nova visão d educação.
Já que os pradigmas mudaram se faz necessário refletir sobre o projeto político pedagógico e sua importância.
Ao comstruimos projetos em nossas escolas,estamos cogitando o futuro diferente do presente.Assim ,planejamos a nossa intenção e nossas necessidades no âmbito escolar,isso significa quebrar paradigmas e buscar novos caminhos para melhoria do presente e consequentemente do futuro ,nesse contexto ,sabemos que um projeto educativo requer promessas que só se tornam possíveis com participaçãp de toda a comunidade escolar.

Vale lembrar ,que a construção coletiva do Projeto político Pedagogico ,considerada e reconhecida por grande parte da comunidad escolar como aspecto fundamental para a melhoria da gestãoe da organização do trabalho pedagógico,ainda necessita ser realmente internalizada na pratica diária da escolas.
É importante que o gestor tenha uma formação pedagógica condizente para efetuar uma gestão escolar democrática que esteja comprometida com a qualidade da educação e com todas as transformações sociais existentes .
Caso contrario como ele irá colocar em pratica os quatro pilares da educação ,se ele não :aprender a conhecer os reais objetivos de sue papel como gestor,aprender a fazer o que realmente importa para o bem comum da sua comunidade escolar,aprender a viver com o outro e para o outro e por fim aprender a ser uma pessoa verdadeira não só com palavras mas também em atos,pois é através desses atos que formamos o caráter das crianças para que sejam cidadãos em todo o contexto da palavra.
Mesmo ao considerar a autonimia da gestão da escola tenha d efatoa vançado ,comparando-se com epocas anteriores,ainda sim há a necessidade de uma maior consolidação de seus princípios e u melhor atendimento por parte da comunidade escolar.Nesse sentido a participação da comunidade é d efundamental importância para o desenvolvimento e acompanhamento e fortifica as ações da gestão .
Para isso se faz necessário que a autonomia no ambito educacional esteja relacionada à propria construção da democracia, a escola deve assumir como umade suas principais tarefas ,o trabalho de refletir sobre sua intencionalidade educativa.
Só assim através da ação-reflexão-ação do homem é que podemos atingir uma gestão democrática!



Os fundamentos metodológicos utilizados neste trabalho ,foram:
°PESQUISAR BIBLIOGRAFICAS
°PESQUISAR HISTORICAS
°PESQUISA DE CAMPO
A pesquisa de campo foi realizada em dois ambientes escolares diferentes . O primeiro foi em uma escola municipal com cerca de 1300 alunos onde a realidade social a qual neste contexto estão inseridos:corpo docente,administrativo ,supervisão e gestão bem como os educandos é bastante diferente da segunda escola onde o poder aquisitivo é muito alto .
A pesquisa se deu através de um questionário para os educadores e entrevistas com as duas gestoras.

2 CRONOGRAMA
Apresenta uma previsão de como e quando será realizada cada etapa do trabalho.

Atividades Set
10 Out
10 Nov
10 Dez
10 Jan 10 Fev 10 Mar 10 Abr 10 Mai 10 Jun 10 Jul 10 Ago 10 Set 10
Construção do projeto x x x x
Levantamento bibliográfico x x x x x x
Construção dos instrumentos de coleta de dados x x
Pesquisa de Campo X X X x x x
Escrita do referencial bibliográfico x x x x x x x x
Finalização do TCC x x
Apresentação do trabalho x X
REFERÊNCIAS
°Pinsk, Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky História da cidadania. Contexto, 2003.
°SITES:
°http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/index.htm
°24BOFF, Leonardo; BOFF, Clodovis. Da libertação, p. 57-58.



Autor: Girlaine Dos Santos Maciel


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