Tuta Aprendendo a Ler



Olá , você gosta de ouvir historias, eu estou perguntando isso porque se você gosta de ouvir, vamos nos dar muito bem, pois eu adoro contar historias. Meu nome é Tuta e o seu?


Bem, se você esta ouvindo essa história é porque você é uma pessoa, quero dizer, um ser humano. Eu sou um animal, pra ser mais exato sou uma tartaruga muito velha que já viveu muitas aventuras. Não sei muito bem a minha idade, mas tenho mais ou menos uns 140 anos. E você, quantos anos tem?


Hoje vou contar um caso de quando eu era bem pequeno, eu tinha uns 6 ou 7 anos, eu morava com minha mãe e com meu pai, nós morávamos em um sítio, lá era muito legal, você já foi alguma vez em um sitio? Se foi, provavelmente gostou muito. Bem, de qualquer forma eu vou te contar como era esse sítio. Bem um sítio é um grande espaço de terra, é como se fosse um quintal bem grandão. Nesse espaço de terra pode ter várias coisas, uma casa, um lago, um poço, um curral, uma horta, pode variar, mas é mais ou menos isso. Nesse sitio que eu morava,havia uma casa bem grande, com uma varanda na frente onde as pessoas colocavam as suas redes e podiam dormir, também haviam muitas cadeiras, era uma casa muito legal. Também tinha um lago, era pequeno, mais ou menos do tamanho de um campo de futebol, e nesse lago tinha muitos patos e peixes. Também tinha um poço, uma vaca, algumas galinhas e sempre tinha muitos pintinhos pois as galinhas sempre chocavam seus ovos e estavam sempre nascendo novos pintos que logo cresciam e viravam frangos.


Lá, também moravam algumas pessoas, morava uma família com muita pessoas, tinha pais, tios e tias, avós e filhos, e hoje eu vou contar como aprendi a ler, isso aconteceu graças a um menino que morava nesse sítio, o nome dele era João, ele sempre brincava muito comigo, ele adorava brincar com todos os bichos que moravam no sitio, e foi ele quem começou a me chamar de Tuta, pois quando ele era bem pequenino e nem sabia falar direito em vez de falar tartaruga ele falava Tuta, aí todas as outras pessoas da casa também começaram a me chamar de Tuta. Quando o João tinha mais menos uns 8 anos ele tinha que estudar, todas as pessoas tem que estudar para aprender a ler e escrever pois elas guardam seus conhecimentos e ensinamentos em livros, por isso elas devem aprender a ler para poder aprender outras coisas, por exemplo para aprender uma profissão, aprender a dirigir e muitas outras coisas. E o João estava aprendendo a ler, pra isso ele devia ir pra um lugar chamado escola, lá tinha uma pessoa chamada professora que era muito boazinha com todos os alunos, e ela sabia muitas coisas e muitas historias também, bem eu sabia disso porque o João as vezes me levava escondido pra sua escola e ficava me mostrando pros seus amigos, eu adorava os dias que ele me levava pra escola, adorava aprender com aquelas crianças e também gostava muito da professora,principalmente quando era hora das historinhas, todos os dias no final da aula ela contava uma historia. Era muito divertido. O João estava com muitas dificuldades pois ele se confundia muito nas letras e lia tudo errado, eu sabia ler muito melhor que ele, e eu nem ia todos os dias, pois tinha dia que ele esquecia de me colocar em sua lancheira e eu ficava em casa pensando em qual historia que a professora contaria naquele dia. Bem nos dias que eu não ia, ficava muito triste, pois eu gostava muito daquela escola, também gostava das crianças pois, elas gostavam de me segurar, chegavam a brigar por isso, as vezes eu escondia minha cabeça e elas ficavam tentado fazer com que eu saísse do casco, era muito divertido.


Bem foi assim que eu aprendi a ler, pois eu colocava minha cabeça pra fora da lancheira e ouvia tudo que a professora ensinava, nunca consegui escrever devido minhas limitações corporais, não sei se você já reparou nos membros de uma tartaruga, pra começar nem tenho braços, além disso meus dedos praticamente não existem, pra falar a verdade acho que nem posso considerar dedos, pois são apenas unhas, ficou impossível segurar um lápis, até que eu tentei mas, não consegui, além disso, pra uma tartaruga até que eu estava indo longe demais, pois eu aprendi a ler, nem meus pais aprenderam a ler, já que nunca foram levados para uma escola, também nunca contei pro meus pais que eu sabia ler, pois eu achei que os filhos pequenos não podem saber mais que seus pais, é totalmente deselegante, os pais devem sempre saber mais que os filhos pois são eles que ensinam um monte de coisas aos filhos, quando eu saí do meu ovo, não sabia nada, nadinha mesmo da vida de uma tartaruga, mas meus pais me ensinaram muitas coisas, ensinaram que devíamos comer alface mastigando bem pra não engasgar, que podemos esconder nossas cabeças quando ficamos zangados, com medo ou apenas tímidos, podemos fazer nossas cacas no chão mesmo, pois no mundo das tartarugas não há banheiro, papel higiênico ou descarga. Bem mas como eu ia dizendo eu aprendi a ler mas não sabia falar porque minha natureza de tartaruga não permite, lógico que eu consigo entender as outras tartarugas, pois temos nossos próprios códigos de comunicação. Bem espero que tenham gostado das minhas aventuras na escolinha do João, apesar dos meus 140 anos de idade, sempre lembro daqueles dias maravilhosos com aquelas crianças. Outro dia eu conto sobre algumas coisas que aprendi através da leitura.

Autor: *Vandi Tavares*


Artigos Relacionados


Mãe

Amarália E O Velho

Depoimento De Um Viciado

A Gripe Da TelevisÃo

Crescer.

Eu Já Aprendi A Viver Sem Você

Mãe