A análise do discurso no humor



A análise do discurso no humor
O humor está presente em muitos discursos. Primeiro porque todos gostam de rir, segundo porque o discurso humorístico sempre chama a atenção dos leitores/ouvintes, e um discurso sem bons atrativos torna-se tedioso, e não há melhor atrativo que o humor.
Entretanto, para que se haja realmente o humor, a análise do discurso deve entrar em ação. Compreender uma sentença humorística nem sempre é fácil, ainda mais quando se volta ao sarcasmo. Muitos discursos no humor precisam de um contexto para compreensão.
Vou citar como exemplo um trecho da série "Will & Grace", uma série de humor americana de bastante sucesso em todo o mundo. Em um dos episódios, a personagem Grace está pretendendo ter um caso com um homem casado. Numa conversa com outro personagem, ela fez o seguinte discurso:
"Você está certo, Jack. Eu vou apenas fechar os meus olhos e fazer qualquer coisa que eu quiser! Hey, olhem pra mim, eu sou George Bush!"
Para compreender o humor do discurso citado, é necessário que o leitor/ouvinte saiba em que contexto os EUA estavam inserido para ter o nome de seu presidente citado. Eis ai a análise do discurso. Ainda na mesma série, num diálogo entre Grace e Karen:
Grace ? Eu não sei o que fazer... está tudo dando errado!
Karen ? Oh, querida, veja pelo lado bom!
[silêncio]
Grace ? Que lado bom?
Karen ? Grace, por favor, isso é só uma expressão!
Através da AD podemos perceber que há expressões utilizadas com tanta freqüência, que acabam tornando-se jargões, em que seus usuários não se dão conta de que é preciso uma espécie de complemento para tais.


Autor: Joel Junior


Artigos Relacionados


Humor

A Arte De Humorizar A Vida

O Humor E O Nosso Cotidiano

Humor Na Sociedade Brasileira

Toma LÁ DÁ CÁ

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

Machado De Assis - Criatividade - Plus