SER MOTORISTA SIGNIFICA ESCOLHA E NÃO NESSECIDADE



SER MOTORISTA SIGNIFICA ESCOLHA E NÃO NESSECIDADE.


A situação do trânsito brasileiro expressa de forma clara o nível de educação que o Brasil teve até hoje. Sabemos que não é exagero dizer que cada ao entrar no carro, o motorista se transforma nas ruas e estradas nacionais, onde o carro é sinônimo de status e poder, as ruas se tornarão arenas e os resultados são jovens morrendo e famílias destruídas. O carro perdeu sua finalidade cujo propósito inicial era o deslocamento de forma segura e confortável, acreditando na evolução futura. Mais como a pólvora, que foi descoberta e usada de forma errada até hoje, o carro se transformou em uma arma poderosa em quatro rodas. Cada pessoa leva consigo sua visão de mundo e no transito não é diferente, o transito se torna cada vês mais perigoso. O Brasil é um país multicultural, onde raça e credo andam na mesma calçada. Com a globalização o mundo esta interligada informações que antes chegavam de carroça hoje chega via e-mail em segundos, para alguns paises este foi o inicio do futuro, mais para o Brasil um país onde não se investiu em educação básica e se tratou a questão do transito como eventos naturais, surgiu como um furacão onde valores éticos e morais foram invertidos e as informações interpretadas de forma incorreta.


Uma metodologia de ensino arcaica, professores que ensinaram seus alunos a se calarem, pois opiniões não eram bem vindas, já existia uma educação e conceitos pré-definidos. Como dizia Immanuel Kant O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
E no trânsito na é diferente, pois todos nós fazemos parte dele, quando não como motorista somos pedestres. Ser motorista siguinifica respeitar o próximo conhecer os sentidos das coisas não basta impor regras e leis precisa ensinar o porque, ser motorista é ser um conhecedor e um estudioso de seu tempo. A escola tem sua cota de responsabilidade ensinando a importância de respeitar o próximo e as regras, em todas as matérias pode se falar de trânsito, na matemática, português, geografia, historia, física etc... São elementos fundamentais para a formação não de um motorista mais de um cidadão do novo milênio. "Aristóteles Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito".
Sendo assim este cidadão chegara na auto escola CFC, com uma nova visão de mundo. Também é importante prepararmos os Cfcs Centro de Formação de Condutores. A auto escola hoje ainda é vista como um negocio familiar, sendo em sua grande maioria administrada de forma informal, um reflexo da gestão aqueles que deviriam ser agentes modificadores. A auto escola precisa ser administrada de forma seria com Diretores Gerais e de Ensino competentes com novas propostas de ensino.
Precisamos diferenciar o motorista particular do motorista profissional, pois hoje a uma banalização na profissão, ser motorista profissional nos tempos de hoje não uma escolha e sim uma necessidade. Ai que devemos mudar fiz uma pesquisa recentemente em uma grande Empresa nacional, onde a sua frota de motorista em sua grande maioria tinham curso superior, a maioria insatisfeito do tratamento recebido pelos seus superiores, salários baixos e desanimados. Agora como pode uma grande empresa, colocar a vida de seus empregados ns mãos de motoristas insatisfeitos e que aceitaram o emprego por falta de opção. Fazendo uma comparação, imagina um avião decolando com um piloto insatisfeito e que sem opção no mercado de trabalho aceitou aquele emprego. Mais é hoje esta a nossa realidade nas ruas.
Ser motorista precisa ser uma escolha de profissão não de falta de opção, para isso precisamos diferenciar os motoristas, criando um curso superior poderíamos chamo-lo de Ciências do Trânsito, pois quando se trata de trânsito os conhecimentos são vastos desde psicologia a antropolia, historia, meio ambiente, filosofia, mecânica, física etc....
Este futuro profissional será um modificador de seu tempo, preparado para enfrentar as dificuldades no transito com ferramentas únicas que farão deste motorista um transformador. A base salarial aumentaria, porque como um piloto de avião ele encolheria ser Motorista Profissional Graduado.
Para o futuro, as gerações vindouras, devemos deixar o melhor e não o pior, caso contrário para que serviria a evolução se não para o aprimoramento, o trânsito deve rumar para maior segurança. Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. "Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com idéias". (Immanuel Kant) Nosso sistema escolar é um espaço que não prevê o diálogo, ocupando o professor e o aluno prioritariamente na situação de sala de aula. Nossa escola é um espaço de homogeneização de práticas e de identidades, no qual a diferença é apagada a todo custo, a diversidade é malvista e as culturas não dominantes são ignoradas.

A escola tem muito a contribuir na construção de um mundo de paz. Mas para isso será necessária uma educação integradora, no qual o clima escolar dialógico seja experimentado pelos estudantes, no relacionamento entre eles mesmos e com seus educadores. Isso começará por uma revisão radical do modelo educacional, rumo a práticas pelas quais crianças e jovens aprendam a ser tolerantes e solidários.









Autor: Leandro De Souza


Artigos Relacionados


O Risco Que Não Compensa

Dirigir Com Categoria

Nova Tecnologia Da Ford Inovará O Mercado No Quesito Piloto Automático

Carros Vão Ler Mensagens De Sms Para Os Motoristas

Carnaval 2011, Fantasias De Sangue E Carros Alegóricos Da Morte!

Psicologia Do Trânsito: O Uso Do Celular No Trânsito.

O Caso Da Bicicleta Motorizada.