Sobre Formação de Docentes




Durante a minha vida profissional, estive sempre ligada diretamente à Educação e toda a minha trajetória foi guiada pela expectativa de poder fazer a diferença, tentando entender por que alguns professores têm sucesso, demonstram preocupação com problemas como reprovação, evasão e disciplina, enquanto outros seguem como se isso não tivesse nada a ver com seu trabalho, sua formação e concepções políticas.
Os anos passaram, mudam os dirigentes, novas políticas públicas educacionais surgem, no entanto, a educação continua sendo assunto recorrente, quer pelos índices de desempenho apontados nas pesquisas, quer pela insatisfação dos profissionais da educação. É dessa forma que surge também a curiosidade e a vontade de estabelecer um processo investigativo que possa contribuir para o entendimento do sucesso ou não, desses trabalhadores na área educacional.
Nesse contexto, surge uma expectativa muito grande de adquirir habilidades e competência a fim de analisar e poder intervir positivamente na busca por ações efetivas diante dos problemas educacionais. Isso requer a análise das contribuições dos diversos pesquisadores e educadores que estudam, sob diferentes perspectivas, a formação de professores em serviço como condição necessária para a constituição de um docente profissional que seja capaz de atuar de maneira competente em diversas situações desafiadoras da profissão. Isso significa fazer a reflexão constante do seu saber-fazer pedagógico, tornar-se um professor que se proponha a pesquisar, a perceber nessa prática a melhor maneira capaz de levá-lo a produzir o seu próprio conhecimento.
Para atingir essa meta, é preciso que se conheça e analise como os cursos de formação inicial e, sobretudo, continuada, vêm contribuindo para o desenvolvimento do profissional de posse dos elementos necessários ao educador que a sociedade tecnológica vem exigindo, apontando perspectivas e possibilidades de mudança através da formação. Formação essa que deverá possibilitar um intercâmbio contínuo e significativo entre a teoria e a prática, além de uma reflexão constante sobre o fazer pedagógico, não um desempenho meramente técnico, mas que tenha um caráter político a fim de reconhecer as necessidades, direitos e deveres do cidadão.
É importante conhecer-se de que modo a formação docente seja capaz de levar à reflexão crítica sobre a prática, tornando o docente um intelectual crítico transformador, o que somente será possível se as concepções teóricas trabalhadas nesses cursos de formação servirem para nortear a práxis docente. É comum encontrar um aprofundamento da questão técnico-instrumental nessa formação, em detrimento das concepções teóricas, já que o dualismo teoria/prática vem sendo trabalhado e até mesmo discutido como ambivalente "uma coisa é a prática, a teoria é outra coisa" e não covalente, como o é. Sabemos que o que deve haver é uma indissociabilidade entre teoria e prática e não uma supervalorização de uma em detrimento da outra, pois será a atividade teórica que irá possibilitar de maneira indissociável o estudo, conhecimento e intervenção da realidade, além da constituição de objetivos para sua transformação.
Como afirma Perrenoud (2002, 13): "Todos nós refletimos na ação e sobre a ação, e nem por isso nos tornamos profissionais reflexivos. É preciso estabelecer a distinção entre a postura reflexiva do profissional e a reflexão episódica de todos nós sobre o que fazemos."
Sabe-se que existem vários fatores que interferem, todavia é focando na formação de professores que se pretende contribuir de alguma forma através de estudo, pesquisa e elaboração de textos. Para que se alcance esse objetivo, há que se desenvolver uma sólida formação científica e uma postura crítica ante à realidade da educação regional e nacional.

Autor: Lucia Czer


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